CIOPAer/CE recebe da Justiça Federal avião Cessna 210 apreendido por tráfico de drogas

Anúncio

O Estado do Ceará ganhará reforço nas ações de patrulhamento aéreo e também nas missões de resgate, salvamento e transporte. O avião monomotor apreendido no município de Canindé com cerca de 400 quilos de cocaína, em abril deste ano, será utilizado, a partir do início do ano que vem, pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O Juízo da 23ª Vara da Justiça Federal, em Quixadá, autorizou que a aeronave, da marca Cessna Aircraft, modelo 210M Centurion II, n° de série 210-61762, prefixo PP-FFU e o GPS Garmin NSRT, sejam usados pela Ciopaer. A decisão é do fim de julho deste ano, mas não havia sido divulgada pelas autoridades de Segurança Pública.

aviao1

No documento, a Justiça determina que “tendo em vista que os serviços aéreos prestados pela Ciopaer são de interesse público, especialmente em relação à repressão ao tráfico de drogas, e para evitar a deterioração dos bens apreendidos, deve ser deferida a autorização de uso da aeronave e do GPS”.

No documento, o juiz condiciona a liberação ao compromisso, por parte do órgão de “efetuar as manutenções necessárias para a conservação dos bens, de apresentá-los e prestar informações em juízo sempre que houver requerimento”.

O magistrado determinou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), expeça certificado de registro provisório em favor da Ciopaer. O avião já consta como sendo de propriedade da SSPDS. No entanto, ainda não está em operação.

De acordo com o relações públicas da Ciopaer, major PM Marcus Costa, o avião está na sede da Coordenadoria, mas ainda aguarda a conclusão das licitações para manutenção e fornecimento de combustível, que é diferente do utilizado pelos helicópteros do órgão. “Tivemos que abrir licitação para manutenção de aviões e também para o fornecimento de combustível adequado para a aeronave. Nosso helicópteros usam querosene como combustível e o avião usa gasolina de aviação. Empresas habilitadas para fazer manutenção de Cessna e fornecer o combustível adequado estão participando da licitação, que deve ser concluída ainda neste ano”, explicou o oficial.

O relações pública salientou que atualmente a Ciopaer realiza missões com os helicópteros que serão melhor executadas com um avião, como transporte de órgãos para transplante e envio de equipes policiais para missões em outros municípios como a realizada por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) no município de Choró, no caso em que o vice-prefeito estaria sendo feito de refém e acabou morto.

Além disso, as equipes especializadas no desarmamento de explosivos também podem ser levadas na aeronave. “O avião se torna mais rápido e mais econômico neste tipo de missão”.

Costa relatou também que o uso do avião pode ser muito importante na manutenção dos helicópteros e em casos de reconhecimento aéreo. “Inauguramos em julho as bases de Sobral e Juazeiro do Norte e temos que fazer a manutenção das aeronaves. Quando isso acontece elas têm que ser trazidas para Fortaleza e a região fica sem os helicópteros. Com o avião em operação, poderemos levar as peças e a equipe de manutenção até as bases e com isso não precisamos ficar sem as aeronaves nas cidades. Temos também missões de reconhecimento e de apoio ao Batalhão Ambiental com verificação de queimadas e de desmatamento, que serão melhor realizadas como o avião, além de ser mais econômico”, destacou.

Além dessas operações citadas, o major Marcos Costa informou que existem outras ações em que o avião pode ser inserido com maior eficiência do que os helicópteros. “Vai ser muito importante para a Ciopaer o uso dessa aeronave”, comemorou. O Cessna Centurion II deve ser submetido a uma verificação completa antes de começar a operar.

Processo

No processo que tramita na Justiça Federal sobre a apreensão de cocaína na aeronave, além da liberação do avião para o Ciopaer, o juiz da 23ª Vara Federal determinou perícia em 14 celulares, um iPad e um telefone satélite. O magistrado ordenou também a destruição dos 400 quilos de cocaína apreendidos na operação policial.

Na ocasião, em abril deste ano, policiais apreenderam um homem que havia acabado de receber 30 quilos de cocaína de um avião em Boa Viagem. A aeronave seguiu voo e pousou em Canindé, em uma pista de pouso clandestina. Ali, foram localizados mais 370 quilos de entorpecente. Cinco pessoas foram detidas na operação, mas apenas três delas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal.

Fonte: Diário do Nordeste.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários