NTSB: Recomendação de reprojeto da manete de combustível do AS350

Anúncio

O NTSB (National Transportation Safety Board) emitiu uma recomendação recente para que a fabricante do helicóptero AS350B2 seja obrigada a modificar a alavanca de combustível (manete de vazão de combustível) mal posicionada. Essa recomendação é resultado de uma investigação feita pelo NTSB sobre um acidente com o helicóptero AS350B2, N213EH, em 2008, que teve quatro vítimas fatais e deixou um garoto de 14 anos como o único sobrevivente.

manete

Os investigadores descobriram que o helicóptero da empresa de Táxi Aéreo Era Aviation sofreu uma perda de potência depois que o motor foi submetido a um operação acima dos níveis de segurança (houve um repentina aceleração). O motor parou após o despalhetamento das lâminas de sua turbina, uma solução de projeto que impede que pedaços de fragmentos de metal sejam arremessados para o interior da cabine. O helicóptero caiu, batendo em um penhasco a oeste da Rodovia Glenn perto de Sheep Mountain, no Alaska/EUA.

Depois de uma jornada difícil ao local do acidente, os investigadores do NTSB encontraram um adolescente gravemente ferido em um barranco e mais quatro vítimas fatais dentro ou perto do helicóptero. Eles também encontraram uma mochila em um local que indicava ter ficado presa na manete de combustível no piso da aeronave.

O movimento da manete durante a decolagem pode ter causado o overspeed da turbina, de acordo com o relatório da NTSB. O piloto não conseguiu acomodar corretamente a mochila, revelou a investigação.

A recomendação do NTSB sugere que a FAA exija que a Eurocopter modifique a manete de combustível para evitar acidentes semelhantes no futuro. Algumas empresas de aviação que operam o AS350B2 instalam uma proteção para bloquear o movimento da manete de combustível, mas uma exigência da FAA tornaria tal dispositivo obrigatório.

Nenhum outro helicóptero operado nos EUA têm uma manete de combustível instalada no piso, segundo o NTSB.

Ainda segundo o relatório, em 1994, uma aeronave Eurocopter AS350B canadense caiu depois que um passageiro, inadvertidamente, colocou a manete de vazão de combustível na posição fechada enquanto tenta ajustar uma mochila.

Em 1998, um AS350B2 caiu na França, quando um passageiro sentado no piso da aeronave, inadvertidamente, moveu a manete de vazão de combustível para a posição fechada. Dois grandes operadores de helicópteros dos EUA também relataram sobre passageiros que acidentalmente interferiram nas manetes instaladas no piso da aeronave.

Saiba Mais:

Fonte: Adn.com / NTSB.

9 COMENTÁRIOS

  1. Justamente por isso é extremamente importante o BRIEFING com passageiros, até mesmo com pessoas que tenham voado várias vezes como passageiros em helicópteros AS350…

  2. Olá!!
    Lembro-me de uma vez que evitamos uma ocorrência parecida quando, numa missão de infiltração por rapel, quando no recolhimento das cordas após a descida dos rapelistas, uma das cordas enlaçou a manete de vazão no piso da anv (AS350B). Por sorte, percebemos o perigo e a corda foi retirada.
    Realmente, helicópteros que possuem o comando de vazão de combustível no piso da anv exigem que seus comandantes façam briefings detalhados com seus passageiros.
    Uma proteção, isolando a cabine de pax com a dos pilotos, na área do pedestal de manetes, poderá ser uma solução correta para que tais ocorrências nunca mais ocorram.
    Abçs a todos!

  3. O punho rotatativo é um opcional disponível na lista de equipamentos do Esquilo AS 350B2. Pode ser instalado na linha de produção para aeronaves novas ou em retrofit para aeronaves usadas. É um item da configuração standard do AS 350B3 e do EC 130B4. Há alguns B2 no Brasil com esse opcional instalado, inclusive na Aviação de Segurança Pública. Há também uma polêmica sobre usar ou não o opcional, portanto é conveniente que estudem mais sobre o assunto para decidirem sobre ter ou não o item instalado.
    CMTE AYRES – PLAH 0552

  4. Prezados, o helicópteros da Força Nacional e da Polícia Federal possuem o opcional instalado e não existe dificuldade no seu uso, na verdade tem provado maior segurança, na medida que se mantém a mão comando coletivo, mesmo no caso de pane de governador. Nossa aeronave já está com mais de 1000 h-v, sem nemhum incidente, principalmente partida quente.

    Opcional aprovado.

    Maj Gonçalves – CONAV

  5. Os problemas apresentados são de origem operacional e não por erros do sistema. Assim sendo, as palavras do Cmte Ayres são sábias. Ou seja critério, não tomar decisão apenas por impulso, pois, o punho rotativo teoricamente tende a ter mais problemas do que a manete.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários