Brigada Militar passa a utilizar com força total helicóptero em operação policial e resgate

Anúncio

Rio Grande do Sul – A Brigada Militar (BM) promoveu, na sexta-feira (22), a operação Transporte Seguro utilizando, pela primeira vez, a aeronave Koala AW 119 KX, em ação organizada pelo Comando de Policiamento da Capital. Foram fiscalizados ônibus, lotações e táxis para reprimir ocorrências nestes meios de transporte. As operações com o Koala serão semanais e passarão a apoiar as ações táticas em Porto Alegre.

heli_coala

O helicóptero, utilizado pela Segurança Pública, Defesa Civil e Secretaria da Saúde, é o mais moderno equipamento multimissão na atualidade. De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, seu uso vai potencializar o trabalho de polícia ostensiva com foco em bairros com maior índice de criminalidade, especialmente na repressão e combate aos delitos contra a vida. “Estamos trabalhando com base em informações obtidas a partir do programa de gestão operacional que vem sendo utilizado pela corporação no combate à criminalidade”, afirmou Freitas.

O helicóptero capta imagens em alta resolução, ajusta luminosidade para monitoramento noturno e atua com sensor infravermelho. Há uma parte fixa e uma móvel, que pode ser transposta conforme a necessidade. Tanto tripulantes do helicóptero quanto integrantes das polícias em terra têm acesso às imagens em tempo real.

A aeronave fica no hangar do Batalhão de Aviação (BAV) da Brigada Militar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O comandante do BAV, tenente-coronel Márcio Roberto Galdino, destaca que o Coala é um equipamento de última geração e grande avanço na segurança pública. “Podemos acompanhar uma ocorrência, monitorar multidões, fazer escoltas de transferências de presos, buscas e salvamento, e apoiar perseguições, entre outras ações”, explica o tenente-coronel Galdino.

RESGATE

No início da tarde de segunda-feira (25/1), o Batalhão de Aviação da Brigada Militar foi acionado pela regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para fazer a remoção aeromédica de uma gestante indígena do município de Palmares do Sul para Tramandaí.

resgate_koala

O ponto de partida do resgate, onde estava a gestante, era de difícil acesso e localização. Para transportá-la, foi utilizado o helicóptero Koala, adquirido em parceria pela Brigada Militar e Secretaria da Saúde para ser usado também em missões de saúde, integrando equipes da BM e do Samu.

A equipe que fez a remoção até o heliponto na praia de Imbé foi apoiada em terra pelo efetivo do policiamento ostensivo da Brigada Militar de Tramandaí e pelos profissionais de saúde da ambulância do Samu.

A gestante foi levada ao Hospital de Tramandaí, onde ocorreu o parto. De acordo com informações da unidade de saúde, criança e mãe passam bem.

OPERAÇÃO POLICIAL NOTURNA

A Brigada Militar (BM) executou na noite de quinta-feira (28) a Operação Avante para prevenção do roubo de veículos e a transportes coletivos. As ações foram coordenadas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO VRS).

avante_29_jan_2

Um dos destaques da operação foi o uso de tecnologias, tanto instaladas quanto embarcadas em aeronaves. As novas ferramentas se somam às ações preventivas qualificadas e repressivas imediatas, garantindo maior efetividade do trabalho policial. Como apoio operacional foram utilizados três helicópteros, entre eles a nova aeronave Koala, adequada para operações noturnas.

Fonte: Agência de Notícias do RS.

Fotos: Divulgação Brigada Militar.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários