Ciopaer forma 15 tripulantes e instalará base em Sorriso

Anúncio

Mato Grosso – Quinze novos tripulantes passam a compor o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso. Com o incremento, o efetivo agora é de 85 tripulantes, entre policiais militares, civis e bombeiros.

Após dois meses de preparação, com aulas teóricas e práticas, os alunos concluíram o 5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M). Ao todo, 20 tripulantes concluíram o curso, sendo 15 de Mato Grosso, três de Alagoas e dois de Mato Grosso do Sul. Desde 2010 não havia preparação para novos tripulantes.

5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M).

Os profissionais vão atuar no policiamento ostensivo, salvamento e resgate, patrulhamento preventivo em grandes eventos e em todas as ações a bordo de aeronaves.

Presente ao evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou a importância da atuação do Ciopaer. “A formação destes tripulantes vai fortalecer a equipe. O Ciopaer proporciona fundamental apoio, por exemplo, à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos. Só neste primeiro semestre já foram recuperados 1.400 veículos”, ressaltou.

Na manhã desta terça-feira (05.07), no Hangar do Ciopaer, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, foi realizada a formatura dos tripulantes. “A partir da próxima semana os novos tripulantes já estarão ativos nas escalas de serviços”, destacou o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Correia da Silva Santos.

O coordenador ainda citou a importância do estado de Mato Grosso em descentralizar a base do Ciopaer. “No ano que vem, a cidade de Sorriso receberá uma base. Alguns desses tripulantes serão designados para trabalhar no município”.

O coordenador do curso, tenente-coronel BM Vladimir Zanca, disse que o tripulante sai formado para a atuação. “Nestes dois meses, os formandos tiveram instruções na área policial, como bombeiros, em salvamentos e resgate e também da parte aeronáutica, para eles entenderem como funciona a aeronave”, declarou.

Um dos formandos, o sargento PM Copérnico Vieira Cavalcante, de Alagoas, declarou felicidade de fazer parte da formatura. “É um momento ímpar. Um aprimoramento que será muito útil para o meu trabalho”.

Já o investigador Rodiney Max, lembrou-se da preparação árdua. “Para desempenhar este trabalho precisa de muito conhecimento, coragem, força e determinação. Estou feliz em poder atuar para a sociedade”.

Além do secretário de Segurança Pública, participaram da solenidade o secretário da Casa Militar, coronel PM Airton Benedito de Siqueira Júnior, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, Rhaygino Setúbal, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Julio Rodrigues, a banda da Polícia Militar, famílias e representantes dos estados de Alagoas e Mato Grosso do Sul.

A solenidade contou com a apresentação dos formandos a bordo de dois helicópteros. Os tripulantes simularam ações de rapel, técnica que é utilizada em resgate de vítimas em meio a incêndios, atendimentos rápidos em locais de difícil acesso. A aeronave decola, fica 30 metros do solo e o tripulante tem que descer amarrado a uma corda. Enquanto alguns formandos fazia a técnica rapel, outros asseguravam a segurança da equipe que estava no trabalho, observando as ações ao redor com armas em punho.

O CURSO

O 5º Curso de Tripulante de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M) começou no dia 2 de maio e foi dividido em etapas.

A primeira semana foi testes de atividade física, sobrevivência, trabalho na água e na mata. As duas semanas seguintes consistiram em aulas teóricas e, na última semana, aulas práticas sobre todo o conteúdo ministrado no curso: aeronaves, treinamento de tiro, rapel e várias técnicas aerotransportadas.

Fonte: FolhaMax e Governo do Mato Grosso.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários