Duas vítimas de afogamento são resgatadas pelos Bombeiros e BPMOA no mesmo local, em 24h

Anúncio

Paraná – Mais uma vítima de afogamento foi resgatada pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros no final da tarde deste sábado (11/01) após ela entrar no mar, em um local não recomendado pelo Corpo de Bombeiros, ser apanhado por uma corrente de retorno e não conseguir voltar para a praia, no Balneário Praia Grande, em Matinhos, litoral do estado do Paraná. 24 horas antes, um adolescente de 14 anos já tinha sido vítima de afogamento no mesmo local.

Duas vítimas de afogamento são resgatadas pelos Bombeiros e Graer no mesmo local em 24h

A ocorrência que resgatou o corpo de João Carlos de Oliveira, 44 anos, morador de Curitiba, foi por volta das 18h. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Fernando Tratch, a vítima estava com seu genro, “banhando-se em área não protegida por guarda-vidas, indicada por bandeira preta, entre os postos de guarda-vidas (PGV) de Praia Grande I e Praia Grande II, quando foi arrastado por uma corrente de retorno e não conseguiu sair do mar.”

Ele teria ficado submerso por aproximadamente cinco minutos, quando foi encontrado e resgatado pelos guarda-vidas que estavam próximos. Segundo Tratch, ao ser retirado da água João Carlos estava com parada cardiorrespiratória, e, por isso, foram realizados os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pelos guarda-vidas, até a chegada de apoio do Grupamento Aereo Policial e Resgate (Graer/PR), que além de um helicóptero trouxe um médico em sua tripulação, o qual tentou incansavelmente reanimar a vítima.

Após isso, a vítima foi encaminhada para o Hospital Navegantes de Matinhos, para, posteriormente, ser encaminhada ao Instituto Médico Legal. Ainda, de acordo com Tratch, foram utilizados no atendimento três viaturas de Busca e Salvamento, uma Ambulância, todas do Corpo de Bombeiros

ADOLESCENTE – Outra vítima de afogamento resgatada pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, com apoio da aeronave, foi o adolescente Jackson Arnaldo de Freitas Barreiro, 14 anos, que estava com um grupo de familiares banhando-se na mesma área do João Carlos. Da mesma forma ele foi arrastado por uma corrente de retorno e não conseguiu sair do mar.

De acordo com Tratch, após cerca de aproximadamente 15 minutos de buscas, por meio de mergulho, Jackson foi localizado pelos guarda-vidas e retirado da água em estado grave, com parada cardiorrespiratória. Os procedimentos também foram realizados e depois, com apoio da aeronave, ele foi levado para o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá/PR.

ORIENTAÇÃO – O Corpo de Bombeiros orienta que um banho seguro só ocorre se o cidadão estiver nas áreas de proteção por postos de guarda-vidas identificada pela faixa de praia entre duas bandeiras vermelho sobre amarelo. “Também orientamos que as pessoas não bebam e depois entrem no mar, pois essa atitude potencializa o risco de afogamentos”, destaca o oficial.

Fonte: PM/PR

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários