Força Aérea Portuguesa realiza salvamento em condições adversas com o EH-101 Merlin

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Portugal – A Força Aérea Portuguesa, em coordenação com a Marinha, o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a Autoridade Marítima, efetuou na madrugada do dia 03/01, a evacuação médica de dois tripulantes filipinos que se encontravam a bordo do navio mercante HAFNIA ROBSON, de bandeira de Singapura, a 10km a norte do porto de Sines.

Força Aérea Portuguesa realiza salvamento em condições adversas com o EH-101 Merlin

Após solicitação do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (Marinha), o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (Força Aérea) ativou a tripulação do helicóptero EH-101 Merlin que descolou da Base Aérea N.º 6 – no Montijo às 23h10 para realizar o resgate.

O resgate dos tripulantes foi realizado com sucesso, sob condições atmosféricas adversas. O Helicóptero da Força Aérea seguiu para o Aeródromo de Trânsito N.º1, em Lisboa, de onde uma ambulância do INEM encaminhou os pacientes para uma unidade hospitalar.

No total foram efetuadas 02h15 de voo, com mais duas vidas salvas.

No mesmo dia (03/01) outra missão aconteceu no arquipélago da Madeira. Às 23:55 horas, a tripulação de alerta da Esquadra 751 – “Pumas” que opera os helicópteros Agusta-Westland EH-101 Merlin, decolou do Aeródromo de Manobra Nº3 (Porto Santo) para realizar mais um transporte médico urgente do Porto Santo para a Madeira, tendo regressado já no dia 04 de janeiro à 01:00 hora.

Sobre o EH-101 MERLIN da Força Aérea Portuguesa

O Agusta-Westland EH-101 MERLIN é um helicóptero de transporte médio, trimotor (3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250), com trem de aterragem triciclo, semi-retrátil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de 5 pás. A FAP adquiriu 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes. A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).

Força Aérea Portuguesa realiza salvamento em condições adversas com o EH-101 Merlin

Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.

A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

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FAP

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