GRAer/BA realiza salvamento em prédio em chamas – vídeo

7
4127

Por volta das 10hs desta 2ª. feira, dia 16/07/12, um incêndio começou a se propagar pelo 3º e último andar do prédio do Instituto do Cacau, onde funcionam uma unidade do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), uma agência do Bradesco e um restaurante popular.

O prédio foi evacuado e os serviços suspensos, mas uma pessoa, devido à sua localização naquele momento, não teve chances de deixar a edificação, o trabalhador Pedro da Silva, 64 anos, que fazia reparos no telhado do instituto.

O incêndio rapidamente atingiu grandes proporções o que impossibilitou o Sr. Pedro de abandonar o prédio em chamas ou descer do telhado para o andar mais próximo.

Para não sofrer queimaduras ou inalar fumaça, o Sr. Pedro, movido pelo instinto de sobrevivência, continuou no telhado mas se deslocou para o lado oposto àquele cujas chamas apresentavam maior intensidade, e lá permaneceu aguardando o socorro.

O Cap PM Lusquinhos, que naquele momento inicial da ocorrência estava comandando as viaturas do Corpo de Bombeiros que se encontravam no local, acionou o GRAER por meio da Central de Única de Telecomunicações (CENTEL) a fim de resgatar o trabalhador, já que as chamas se alastravam rapidamente e não havia outro meio disponível para salvá-lo.

Às 10h20min, imediatamente após o contato, a Central de Operações (CENOP) do GRAER fez ecoar pelo hangar o som dos 3 toques de sirene que, por convenção, servem para alertar a tripulação de serviço, denominada de Tripulação Alfa, que uma ocorrência de salvamento está em andamento e que devem embarcar o mais rapidamente possível no helicóptero pois “o socorro precisa chegar voando…”

Em menos de 12 minutos após o acionamento, o helicóptero Guardião 02 já estava tocando o esqui direito no terraço do prédio em chamas e retirando o Sr. Pedro do local de risco. A tripulação composta pelos Maj PM Renato Lima, Comandante da aeronave, Cap PM César Ricardo, Comandante de Operações Aéreas, Sub Ten PM Agnaldo e Sgt PM Jurandy, ambos Tripulantes Operacionais, atenta aos Procedimentos Operacionais Padrão para aquele tipo de ocorrência, fez com que a sua resolução tão segura quanto positiva.

Considerando que o estado do Sr. Pedro era aparentemente normal, o Guardião 02 pousou no Porto de Salvador, a cerca de 100 metros do local da ocorrência, onde desembarcou o resgatado e seguiu o protocolo de conduzí-lo até uma Unidade de Socorro Móvel do Corpo de Bombeiros para ser avaliado clinicamente de forma detalhada.

Após o resgate, o Guardião permaneceu em voo no local a fim de fornecer informações gerais e atualizadas aos órgãos engajados na ocorrência como a situação do prédio em chamas, fluidez do trânsito, necessidade de redefinições de perímetro de segurança, etc.

Fonte: GRAer/BA, via Piloto Policial / Vídeo: cinegrafista amador

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns novamente ao GRAER-BA por mais um salvamento realizado com alto padrão de eficiência e segurança.

    Alguns anos atrás, quando não havia o GRAER, essa vitima teria poucas chances de sobrevivência.

    O centro de Salvador possui ruas estreitas que dificultam acesso dos caminhões de incêndio e prédios antigos que são verdadeiros barris de pólvora.

    Parabéns pelo belo trabalho do T.C Lázaro, Maj. Renato e toda equipe do GRAER-BA, que em tão pouco tempo de vida, é destaque no cenário das OASP do Brasil.

    Abs

    Daniel Neves Santos
    Coord. Médico Resgate Rod. Fernão Dias S.P- B.H

  2. É muito digno de louvor as pessoas que sabem utilizar os Equipamentos especializados e complexos com uma Máquina Voadora, para o bem da sociedade.

    Parabéns a toda Tripulação do Graer-BA, que com certeza obtiveram êxito nesse complexo Resgate, graças aos treinamentos que são realizados pelo grupamento aéreo, e mas precisamente a toda perícia dessa tripulação.

    A sociedade agradece.

    Daniel Oliveira da silva – CB PMMT
    Mecânico de aeronaves e Tripulante Operacional

  3. “”AQUELE QUE SALVA UMA VIDA, SALVA A HUMANIDADE””.

    PARABÉNS AO NOBRES COLEGAS DO GRAER DA BAHIA!

    COM RAPIDEZ E MUITA EFICIÊNCIA DESEMPENHARAM A MISSÃO DE SALVAR UMA VIDA.

    DEUS OS ABENÇOE, SAÚDE, FELICIDADES E SUCESSO!!!

    ABRAÇOS E BOONS VOOS.

  4. Deixo aqui uma msg que para mim pode definir e enaltecer ainda mais o trabalho sério e profissional que o GRAER do Estado da Bahia vem desenvolvendo na aviação de segurança pública do nosso país. Parabens a tripulaçao e a todos os integrantes deste Gpto Aéreo. Sucesso, bons voos e q Deus continue abençoando e protegendo todos.
    “Seria correto dizer que o papel do helicóptero em salvar vidas, representa uma das mais gloriosas páginas na história do vôo humano.” (Igor Sikorsky)

    Cap Helliton
    CBMAM – GRAER – AM
    PCH

  5. Ao GRAER BA,
    É confortante, como civil, acompanhar a eficiência, prontidão e profissionalismo com que o GRAER desempenha sua missão para a sociedade Baiana.Obrigada ,e tenho orgulho de todos vcs.
    Forte abraço a toda equipe, em especial, Coronel Lázaro, Major Renato e tripulação deste resgate.Que Deus sempre proteja vcs.
    neuza zamarioli

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários