Equipe do Águia Uno (EC 145) do Grupo Tático Aéreo, composta pelos Comandantes Oliveira e Mayron, Operador Aéreo Elias, com apoio do médico do SAMU, Dr Rurion, realizou o atendimento e o transporte de duas vítimas de acidente automobilístico na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão.
As vítimas encontravam-se com fraturas em membros inferiores, suspeitas de fraturas na região da cintura pélvica e traumatismo craniano. O atendimento foi realizado com sucesso.
Graças a versatilidade do Águia Uno (EC 145), aeronave recém adquirida pelo governo do estado, a qual tem capacidade para transportar até duas vítimas de maneira segura e com toda comodidade, e que para isso conta com o sistema de duas macas removíveis, proporcionando, assim, um melhor conforto tanto para a vítima quanto para quem a está assistindo.
Fonte: GTA.







Cmte Oliveira, Cmte Mayron, Operador Elias e demais membros do GTA-MA,
Registro aqui a grata satisfação que tive em particpar durante 03 meses das operações aéreas desse Estado. Aprendi muito com os senhores e posso dizer, sem medo de errar que o GTA-MA é uma escola. Sei da competência e compromisso de toda equipe. Peço a Deus que continue iluminando esse seleto Grupo, pois tem ajudado muito o Maranhão e outros Estados.
Agradeço todos os operadores, mecâncios e pessoal de apoio do GTA e, aos Pilotos citados acima, como também aos Cmtes Kolmogoroff, Alcir, Rejane, Magno, Onildo, Anselmo e Aniel pela acolhida e ensinamentos.
Forte abraço a todos
MAJ NEGREIROS
Cmte de Aeronave
CIOPAE-AC
PARABÉNS A TODOS DO GTA-MA! O MARANHÃO MERECE TODA ESSA TECNOLOGIA DO EC-145 QUE ASSOCIADA AOS INTEGRANTES DO GTA RESULTAM EM UM TRABALHO DE EXCELÊNCIA EM UM ESTADO ONDE HÁ MUITA CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA. A CORPORAÇÃO DOS BOMBEIROS PRECISA DE MAIS HOMENS E MULHERES QUE ESTENDAM A MÃO AO CIDADÃO NA HORA DAS ADVERSIDADES. A EXPANSÃO DESSES SERVIÇOS PARA O INTERIOR DO ESTADO É URGENTE. GRANDE ABRAÇO A TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS EM ESPECIAL ÀQUELES DA ILHA DO AMOR. (SÃO LUIS)
Venho através desta, reinterar a competência, o compromisso e a responsabilidade que tem o GTA para com o cidadão Maranhense, com reconhecimento nacional na formação de excelentes profissionais, além de ação em diversas missões(neste e em outos Estados), resaltando uma parceria que vem acontecendo com o SAMU-SLZ, de forma salutar, onde quem ganha é a população Maranhense.
abraços e agradecimentos.
Rurion Charles de S. Meneses
Olá,
Gostaria de entender o que acontece quando o transporte é feito em um helicóptero deste tamanho e quando é feito em um helicóptero menor.
tem hora que elogiam um helicóptero grande, tem hora que elogiam um helicóptero menor, a impressão que dá é que ninguém sabe qual o melhor helicóptero para as “policias”.
Tem esquilo, Ec 135, Ec 120, Bell, jet, koala, agusta, 412 e outros.
Sou assinante de revista de aviação e vejo que neste site tem hora que falam mal de um trabalho, tem hora que falam bem, depende da atividade que está sendo realizada, a corporação e o estado. Quando é calamidade pública todos se ajudam, mas quando é um trabalho mais perto da região sul/sudeste/centro-oeste dá a impressão que existe “territórios, nixos” de cada orgão.
Existe isto? ou será que estou errado?
Tenho acompanhado este site a mais de um ano e vejo que as vezes a população é esquecida e o objetivo é mostrar o que cada grupo fez ou ta fazendo.
Todadia, nao posso de deixar os parabéns ao GTA do Maranhão e ao SAMU.
Abraços a todos e bons voos
José Carlos
Campinas/SP
Prezado José Carlos, bem oportuno seu comentário.
Veja, não existe uma aeronave “melhor” para a aviação policial ou de resgate, mas existe a “melhor” aeronave para a operação que irá ou pretende realizar.
Existem muitos modelos de aeronaves voando na atividade policial no mundo. Nos EUA eles utilizam muito o AS350 e o MD, na Europa utilizam mais os EC135, EC 145 e os Agusta Westland (AW). Na ásia é mais utilizado o AW, entretanto, isso não é uma regra. Tem todos os tipos e modelos de aeronaves voando no mundo nessas atividades.
Muitos fatores influenciam a escolha da aeronave e isso é definido pelo tipo de missão que irá realizar, analisados os custos da aquisição, operação e manutenção, além, é claro, da padronização da frota, se for o caso.
Quanto ao site você teve uma impressão equivocada, pois não criticamos determinada aeronave ou operação, apenas tentamos fazer com as pessoas reflitam sobre o uso de determinadas aeronaves em determinadas operações…existem opções, mas não é fácil a escolha.
Não possuímos artigos ou notícias publicadas no site criticando determinada operação ou aeronave, o que existe, são milhares de comentários de internautas fazendo suas considerações. Essas são opiniões dos internautas e ai está o sucesso do site, pois tiramos desses debates, muitos ensinamentos.
Não há “nixos”, as polícias são estaduais e, exceto em missões humanitárias e de defesa civil, elas trabalham integradas, pois cada um deve atender as atribuições de seu Estado. Isso é determinado em lei. Cada órgão (Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, PF e PRF) possui sua competência constitucional, mas na prática, em seus Estados, esses órgãos trabalham integrados, aliás, a grande maioria dos órgãos de aviação de segurança pública no Brasil são integrados.
Meu caro José a população jamais é esquecida, aliás essas pessoas trabalham “para que outras possam viver”. No site procuramos dar ênfase aos trabalhos realizados por essas unidades e por seus brilhantes profissionais, aliás o objetivo da criação desse site foi a difusão desse conhecimento e a integração e nesses mais de dois anos já colhemos excelentes resultados em prol da população. Hoje, discutimos técnicas de salvamento, publicamos artigos, monografias, debatemos técnicas policiais e, tudo isso, é para esses profissionais atendam melhor e com segurança a população.
Aqui no site há vários comentários de pessoas que foram salvas por esses profissionais e isso para nós é muito gratificante.
Atenciosamente
Eduardo Beni
Piloto Policial