Heli-Expo 2016: Vendas de turbinas declinam

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A desaceleração global da demanda por novos helicópteros atingiu os fabricantes, bem como fornecedores, incluindo os fabricantes de turbinas de helicópteros.

A francesa Turbomeca divulgou seus resultados esta semana mostrando uma nova queda de produção de motores no ano passado.

A empresa produziu 718 motores em 2015, uma queda de 16% em comparação com 858 em 2014 . Em comparação, a empresa entregou cerca de 1.000 motores de volta em 2013.

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Maxime Faribault, VP de vendas da Turbomeca, declarou que a indústria do helicóptero como um todo teve uma queda estimada de 27%.

“Nós tivemos esta redução em termos de produção, no entanto, eu diria que a atividade de manutenção tem sido menos afetado pela desaceleração do mercado”, disse Faribault.

Turbomeca manuteniu 1.650 motores no ano passado em comparação com 1.750 em 2014, representando uma queda modesta de 6% nesta área.

Grande parte da desaceleração do mercado pode ser atribuída à queda dos preços do petróleo, que atingiu seu nível mais baixo em uma década em janeiro, abaixo de US $ 30 o barril.

Isso afetou o segmento pesado, mas também tem havido repercussões para outras áreas do mercado.

“Eu acho que o preço do petróleo tem um impacto não só sobre as operações offshore, mas também nos países emergentes que dependem das receitas provenientes do petróleo, tais como Brasil, México e Malásia.”

Uma das vítimas da desaceleração do mercado foi a nova turbina da Turbomeca Makila 2B , um motor com mais de 2,000shp, planejado para equipar o H225e atualizado e que teve sua certificação adiada.

“O baixo nível de operações offshore e a venda de helicópteros pesados ​​significa que não há juros de curto prazo para a Airbus a desenvolver o Makila 2B”, disse Faribault.

“A certificação foi quase alcançado por isso vai ser fácil para Turbomeca para relançar a certificação Makila quando o mercado precisar dele”, acrescentou.

O destaque ficou para as venda da Turbomeca na Ásia , que contrariou a tendência e continuou a crescer no ano passado. A empresa prevê que as vendas nesse mercado também continuarão com sua trajetória ascendente este ano também.

“Em termos de dinâmica, eu diria que a Ásia é o melhor lugar do mundo para o mercado de helicópteros”, disse Faribault.

Três helicópteros não-ocidentais equipados com propulsores Turbomeca estão próximos de fazer seus primeiros voos este ano, incluindo o helicóptero russo Ka-62 , o helicóptero indiano utilitário leve HAL e o helicóptero chinês Avic AC352.

“Eu acredito que atualmente a Turbomeca é o fabricante de turbinas de helicóptero que está na posição mais forte”, disse Faribault. “Nós equipamos a maioria dos helicópteros em operação ou em desenvolvimento neste mercado, diretamente ou com alguma parceria.”

Em termos de desenvolvimento de motores, a Turbomeca revelou que atualmente tem 10 novas variantes de turbinas em desenvolvimento, incluindo uma nova família de motores de alta potência que se enquadram na gama de 2,500shp para 3,000shp.

Novos conceitos como a tecnologia de “sleeping mode”, onde uma turbina é desligada ou colocada em marcha lenta em cruzeiro para diminuir custos e consumo de combustível, também estão sendo explorados.

“Hoje, estamos projetando motores não para a potência que necessitam para cruzeiro, mas para situações de emergência. Então isso significa em modo de cruzeiro o uso de combustível não está otimizado, então o conceito de “sleeping mode” é uma boa solução “, Faribault concluiu.

Fonte: Shephard

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