Helicóptero de combate a incêndio sofre incidente em Alijó, Portugal

Portugal – Um helicóptero Esquilo AS350B3 acionado para o combate a um incêndio florestal no município de Alijó, distrito de Vila Real, sofreu um incidente neste domingo (16), por volta das 15h30. O piloto “passa bem”, informou a Autoridade Nacional da Proteção Civil portuguesa e a empresa Everjets.

AS350 B3 Esquilo da Everjets. Imagem ilustrativa. Foto: Simon Iglesias.
AS350B3 Esquilo da Everjets. Imagem ilustrativa. Foto: Simon Iglesias.

A Proteção Civil adiantou que enquanto o helicóptero combatia o incêndio em Alijó, durante a capitação de água com o cesto “bambi bucket” efetuada pelo piloto, na zona da barragem, foi registada uma anomalia com a aeronave. O piloto conseguiu conduzir o helicóptero para a margem e fazer um pouso de emergência.

O piloto desligou os circuitos elétricos e a alimentação de combustível e ainda conseguiu sair da aeronave. “O piloto da aeronave manteve-se consciente e orientado, segundo informação dos meios de socorro que prontamente foram para o local. No entanto, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) orientou que o piloto fosse transportado ao hospital de Vila Real para avaliação clínica e exames complementares”, adiantou a Proteção Civil em comunicado.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) isolou a área do incidente e recolheu informações e indícios para enviar ao Gabinete de Prevenção e Investigação com Aeronaves e Acidentes Ferroviários.

A Everjets, que opera os helicópteros ligeiros de combate a incêndios florestais, vai instaurar uma investigação sobre o incidente. Em comunicado, o Conselho de Administração da Everjets informou que “já decidiu investigar as circunstâncias do incidente e garante a substituição do aparelho ora acidentado no combate aos incêndios”.

Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil encontravam-se no combate ao incêndio nesse domingo, 154 bombeiros, 41 viaturas e seis meios aéreos. O alerta para as chamas foi dado às 01h55 de domingo e o fogo chegou a avançar em três frentes.

Fonte: TSF.pt e Público.pt.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários