Avião é utilizado para combater incêndio de área verde na zona sul de Ribeirão Preto

Anúncio

São Paulo – Um incêndio ainda de causas desconhecidas destruiu uma área com 2 hectares próximo à Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Anel Viário Sul), em Ribeirão Preto (SP), na tarde desta quarta-feira (29). O fogo levou quase cinco horas para ser controlado devido à extensão do terreno e à dificuldade de os bombeiros chegarem ao local.

eb594bd0-aeb1-4425-9a2a-a05db8ade30a

O primeiro a perceber as chamas foi o zelador de um condomínio próximo à mata. Ele contou que fazia manutenção em uma cerca elétrica, quando ouviu o barulho das árvores sendo queimadas. “Quando eu subi no muro, já estava quase um metro quadrado em fogo. Eu pedi para o nosso porteiro acionar os bombeiros porque estava se espalhando rápido”, disse.

O Corpo de Bombeiros contou com o apoio do helicóptero Águia e de aviões agrícolas parceiros da Defesa Civil Estadual, que despejaram 5,4 mil litros de água sobre as chamas em três sobrevoos. O capitão Rodrigo Thadeu de Araújo explicou que as equipes também usaram um produto gerador de espuma misturado à água para abafar o fogo e resfriar o local.

8b7745f1-2ade-45f6-bdff-c3544c9d7aa1

“O avião sozinho não combate o incêndio. Na realidade, existe uma coordenação com as equipes de solo. Conforme o avião passa, os bombeiros em terra apagam os pequenos focos”, disse Araújo, destacando que a principal preocupação era evitar que o incêndio atingisse condomínios residenciais próximos ao local.

“Devido ao relevo, o fogo contornou algumas áreas. Um flanco do fogo chegou a uma parte mais distante do terreno, próximo aos pinheiros, e a preocupação das equipes de emergência era justamente não passar para os condomínios”, afirmou.

ce080336-6093-4209-8c33-22997e82f22f

Ainda de acordo com Araújo, o incêndio foi extinto no fim da tarde, mas equipes permaneceram no local para evitar que pequenos focos reiniciassem as chamas. O local destruído pertence a uma propriedade particular, cujo dono será notificado.

“Nós não sabemos o que deu início, se alguém ateou fogo, ou se foi de causa natural, tendo em vista que o dia foi muito quente, seco, a umidade relativa do ar ficou muito baixa. Inclusive, foi isso que facilitou a propagação das chamas”, disse o capitão. As causas do fogo serão investigadas pela Polícia Civil. Ninguém se feriu.

Saiba mais:

Na BRPAe de São José do Rio Preto, ocorreu evento de apresentação e treinamento da utilização de Aeronaves de Asa Fixa no combate a incêndios em área de matas. A chamada Operação Corta-Fogo, é realizada em conjunto pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Policiamento Ambiental.

O evento, que foi realizado pelo 13º Grupamento de Bombeiros de Rio Preto e com o apoio do 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto, precursor destas operações, contou com a presença do Secretário Chefe da Casa Militar e dos comandantes do 9º GB, 13º GB, 20º GB, 4º Batalhão de Policiamento Ambiental e do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, além do efetivo operacional destas unidades, que passou por treinamento.

sjrp1

Fonte: G1.

Fotos: F.L. Piton / A Cidade

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários