Indígena é resgatada em helicóptero no interior de Assis Brasil/AC

Acre – O helicóptero Harpia 01 resgatou a indígena, Francisca Montôza Machinery, de 72 anos em Assis Brasil, na tarde da última quinta-feira, 30, em uma ação com o Serviço Móvel de Urgência (Samu) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp).

CIOPAER Acre 2

O deslocamento até Rio Branco/AC foi feito em uma hora e dez minutos. Se tivesse que usar os meios convencionais, a paciente, que reside na fronteira com o Peru, teria que passar seis dias dentro de um barco para poder receber os primeiros atendimentos médicos.

A solicitação da aeronave partiu da Assessoria de Assuntos dos Povos Indígenas. “O Ciopaer é composto por policiais civis, policiais militares e bombeiros militares. Nesse caso, atuamos juntamente com o Samu em mais uma missão bem sucedida”, ressaltou o copiloto Naike Trindade.

CIOPAER Acre

Segundo o enfermeiro do suporte avançado do Samu, Patrício Moreira, caso a paciente não tivesse recebido atendimento via helicóptero, certamente ampliariam os riscos de complicações no quadro clínico.

“Dona Francisca estava acamada há vários dias em consequência de múltiplas feridas na região do glúteo. É uma pessoa que requer cuidado clínico. Essa parceria Samu/Ciopaer é muito importante porque, em qualquer lugar do Acre que alguém necessite de um atendimento médico especializado, a gente vai buscar. Ninguém fica para trás, esse é o nosso lema”, destacou Patrício.

Francisca Machinery está em recuperação na UPA do 2º Distrito e seu estado clínico é estável.

Fonte: SESP/AC

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários