Informação de Segurança – Monitorização da indicação de combustível no AS350

A Airbus Helicopters foi informada de um novo acidente causado por uma falha do motor em voo devido à falta de combustível (pane seca).

A análise relacionada na Revisão 0 do Aviso de Informações de Segurança Nº 2597-S-28 revelou que detritos do tipo de silicone utilizado no sistema de indicação do tipo resistivo. Nesse episódio, a indicação de quantidade de combustível remanescente era de 20%, enquanto que a quantidade real de combustível no tanque era inferior a 1,5 litros.

A revisão deste Aviso de Informações de Segurança é emitida após um novo caso de apagamento de turbina. Nesse caso recente, a indicação de quantidade de combustível no tanque era de 42% da capacidade, mas a quantidade real de combustível no tanque era quase zero.

Portanto, em ambos os casos, o apagamento da turbina foi causada por falta de combustível.

A Airbus Helicopters lembra que, independentemente das circunstâncias, sempre é responsabilidade do piloto assegurar a coerência entre a quantidade de combustível consumida e a quantidade indicada.

Em voo, o piloto deve também monitorar a evolução da indicação de combustível para garantir que não há desvio ou falha de indicação ou do sistema. As cartas de serviço anteriores No. 867-28-88, No. 1190-28-93 e No. 1215-28-94 informaram sobre os passos a serem tomados para garantir que a instalação de combustível esteja funcionando corretamente e sobre a gestão de combustível em voo.

A Airbus Helicopters também lembra que a modificação AMS 350A07.2484 permite a instalação de um novo sistema de medição e indicação do sistema de combustível do tipo capacitivo. O objetivo desta modificação é aumentar a precisão de medição e separar a função de detecção de baixo nível de combustível (luz de emergência) da indicação de quantidade de combustível remanescente.

Esta segregação facilita a gestão em voo em caso de falha de qualquer uma das duas funções. Esta modificação está disponível como retrofit e sua incorporação é recomendada por meio do cumprimento do Boletim 28.00.12 – Rev. 1. Além disso, a Airbus Helicopters informa que a calibração do sistema resistivo P/N 64751-003-3 (704A47651091) não é mais cumprida.

airbussafety

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários