Marenco estuda bimotor leve como sucessor de SH09

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A Marenco Swisshelicopter estuda como sucessor de seu monomotor leve SKYe SH09 em desenvolvimento uma nova aeronave bimotora. Ao mesmo tempo, trabalha para reiniciar os testes de voo com seu novo helicóptero.

A campanha de teste inicial com o primeiro protótipo de teste de voo do SH09 de 2.6 t durou de outubro de 2014 até a primeira metade de 2015, com algumas horas de voo em velocidade translacional. As avaliações aéreas sofreram uma pausa, depois, para que se concentrar no desenvolvimento do segundo helicóptero.

Marenco Swisshelicopter

A produção dos componentes e das principais partes da fuselagem – para montagem na instalação Mollis da Marenco – do segundo helicóptero de testes de voo está a caminho, incluindo uma modificação importante na cabeça do rotor principal.

Martin Stucki, chefe executivo da fabricante sediada em Pfäffikon, disse que mesmo antes da Marenco ter voado, já era esperado a necessidade de algumas modificações. “O que queríamos atingir com o reprojeto era um design estável e uma complexidade reduzida do componente,” disse ele.

O segundo protótipo está programado para voar “provavelmente” até o fim deste ano ou o início de 2016 e já com a alteração da cabeça do rotor será instalada, então, no primeiro helicóptero, sujeita à certificação.

Um terceiro protótipo de teste de voo, com possibilidade de lançamento em 2016, está sendo planejado para já o padrão de produção, disse Stucki; embora o tempo exato dependa da certificação de alguns componentes dos primeiros exemplares de testes.

A certificação final e a entrada de serviço devem acontecer no fim de 2016, se tudo “correr muito bem”, ou 2017, disse ele, um atraso na meta inicial que era 2015.

Além disso, Stucki disse que o próximo passo lógico seria o desenvolvimento de um modelo bimotor.

“O que podemos claramente desenvolver é um bimotor e, se seguirmos esse caminho, ele seria um bimotor de alto desempenho.”

A fuselagem já tem espaço suficiente para um motor adicional, disse ele, ajudada pelo pequeno tamanho da turbina atual HTS900-2 Honeywell, de 1.020 cavalos de potência do eixo (760 kW), que atualmente motoriza o SH09.

“Podemos facilmente desenvolver um bimotor,” disse Stucki, “embora uma outra opção seja uma aeronave de alto desempenho com um upgrade do motor.

Mas, no momento, estamos 100% focados no desenvolvimento do SH09.”

Fonte: Flightglobal/ Reportagem: Dominic Perry

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