Modelo prático de um Procedimento Operacional Padrão – POP

10
27

MARCUS V. BARACHO DE SOUSA

Comemorando os mais de 100 mil acessos no artigo “Como fazer um Procedimento Operacional Padrão”, o autor apresenta para os leitores um modelo prático para elaborar um POP.

Vai uma breve explicação!

Lembrem-se que um Processo Produtivo pode ter mais de um POP, como por exemplo, o ato de fazer um café. Nesse caso, vários procedimentos podem ser descritos: como ferver a água, qual a quantidade de pó deve ser colocado no coador, qual a quantidade de açúcar ou adoçante, etc. Verificamos, de pronto, pelo menos três procedimentos para o processo “Fazer café”.

A mesma coisa vale para todos os processos produtivos de sua OASP (Organização Aérea de Segurança Pública), apenas observe, pesquise e escreva.

Esse modelo é apenas uma sugestão entre as muitas opções que existem para a elaboração de um POP. Identifique aquela que for mais adequada para sua Organização.

Importante lembrar que o conteúdo do modelo apresentado é um simples exemplo para facilitar o entendimento do leitor.

Bons voos com boa gestão!


MODELO DE POP


O Autor: MARCUS V. BARACHO DE SOUSA é Capitão da PMESP, atualmente é piloto e Chefe da Escola de Aviação do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo.


10 COMENTÁRIOS

  1. Queria destacar a necessidade de estabelecer uma supervisão sobre a aplicação dos POP. Reparem que temos uma tabela com cinco perguntas que destacam os pontos mais importantes do POP, que se não forem observados por quem vai executar, poderá comprometer a qualidade do procedimento.
    A opção por formular cinco perguntas é uma forma de tornar mais prática a supervisão e facilitar o entendimento do POP, mas não é regra, a OASP que entender necessário, pode elaborar mais perguntas para o procedimento que criou.
    Bons voos com boa gestão!

  2. […] Modelo prático de um Procedimento Operacional Padrão – POP, com 8.795 acessos Polícia Rodoviária Federal adquire avião Cessna – Grand Caravan Helicóptero PR-HDA é novamente apreendido, dessa vez pela PM de Santa Fé do Sul/SP Imagens mostram perseguição e caçada ao traficante Matemático no Rio PF compra helicóptero de R$ 29 milhões, mas não tem quem pilote FAB pretende doar helicópteros Esquilo e H-1H Iroquois para a Polícia Civil do Rio de Janeiro Fábrica suíça vai produzir aviões e helicópteros em Maringá Helicóptero de instrução da PM de São Paulo faz pouso forçado na Guarapiranga Embraer e Helibras: jogo de xadrez no mercado de helicópteros brasileiro Abertas inscrições para o 9º Curso de Operações Aerotáticas do CAOP/PF […]

    • Boa tarde! O POP está ligado a realização de uma tarefa, registrando a melhor forma de realiza-la. Cada tarefa, uma a uma, poderá compor um processo produtivo.
      Entendo que pode ajudar, se você definir quais são as tarefas que são realizadas, separa-las e junto a sua força de trabalho, estudar cada uma, procurando a forma mais segura e eficiente para desenvolve-las..
      Por exemplo, “análise de prontuário” pode ser considerado o processo e cada POP poderá ser:
      1) POP Separação dos Prontuários;
      2) POP Correção dos Prontuários;
      3)POP Arquivo dos Prontuários Analisados.

      Esses três POP irão compor o processo “Análise de Prontuários”, cada será escrito, destacando a melhor forma de realizar a tarefa, padronizando para todos os funcionários e tornando eficiente a produtividade.
      Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários