Modelo prático de um Procedimento Operacional Padrão – POP

MARCUS V. BARACHO DE SOUSA

Comemorando os mais de 100 mil acessos no artigo “Como fazer um Procedimento Operacional Padrão”, o autor apresenta para os leitores um modelo prático para elaborar um POP.

Vai uma breve explicação!

Lembrem-se que um Processo Produtivo pode ter mais de um POP, como por exemplo, o ato de fazer um café. Nesse caso, vários procedimentos podem ser descritos: como ferver a água, qual a quantidade de pó deve ser colocado no coador, qual a quantidade de açúcar ou adoçante, etc. Verificamos, de pronto, pelo menos três procedimentos para o processo “Fazer café”.

A mesma coisa vale para todos os processos produtivos de sua OASP (Organização Aérea de Segurança Pública), apenas observe, pesquise e escreva.

Esse modelo é apenas uma sugestão entre as muitas opções que existem para a elaboração de um POP. Identifique aquela que for mais adequada para sua Organização.

Importante lembrar que o conteúdo do modelo apresentado é um simples exemplo para facilitar o entendimento do leitor.

Bons voos com boa gestão!


MODELO DE POP


O Autor: MARCUS V. BARACHO DE SOUSA é Capitão da PMESP, atualmente é piloto e Chefe da Escola de Aviação do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo.


Comentários Para "Modelo prático de um Procedimento Operacional Padrão – POP"

  • Cap Baracho disse: maio 05, 2013 às 03:13 pm
    Queria destacar a necessidade de estabelecer uma supervisão sobre a aplicação dos POP. Reparem que temos uma tabela com cinco perguntas que destacam os pontos mais importantes do POP, que se não forem observados por quem vai executar, poderá comprometer a qualidade do procedimento. A opção por formular cinco perguntas é uma forma de tornar mais prática a supervisão e facilitar o entendimento do POP, mas não é regra, a OASP que entender necessário, pode elaborar mais perguntas para o procedimento que criou. Bons voos com boa gestão! Responder
  • RICARDO TEIXEIRA disse: maio 21, 2013 às 05:08 pm
    Material decente e bem formatado com explicações objetivas. Achei que faltaram os fluxogramas dos processos, que para ISO9000 é importante! Parabéns à todos Responder

Deixe um comentário

Não serão publicados comentários de autoria anônima.

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência