Nota de Esclarecimento – CONAV

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O Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública – CONAV, colegiado representativo das Unidades Aéreas de Segurança Pública de todos os estados brasileiros, responsável pelo desenvolvimento e fomento de políticas públicas de aviação de segurança, ante as matérias publicadas no Jornal Folha de São Paulo nos dias 06 e 07/09/2010, tecendo inferências inconsistentes quanto à lisura administrativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública nos processos de aquisições de aeronaves, vem manifestar-se nos seguintes termos:

No ano de 2008 a SENASP, visando atender a crescente demanda dos estados por mais segurança, criou a Política de Aviação de Segurança Pública, baseada em três pilares: Operações Aéreas e Capacitação, Aparelhamento e Estruturação das Unidades Aéreas Policiais e de Bombeiros.

Assim o Serviço Especial de Aviação Policial funciona como uma coordenação operacional da aviação de segurança pública, promovendo operações conjuntas e integradas em todo território brasileiro.

A SENASP vem, portanto, promovendo a implantação da aviação de Segurança Pública nos Estados através de repasses de recursos via convênios, cabendo a estes a implementação dos processos de compras, obedientes à legislação pertinente e em atendimento às necessidades regionais.

É inequívoca a autonomia legal, técnica e política dos Estados para executar os processos licitatórios, obedecendo à critérios, peculiaridades regionais e operacionais, não tendo a SENASP qualquer possibilidade de interferência.

Mencionadas matérias jornalísticas abordaram o tema de forma superficial e produziram deduções desprovidas de qualquer embasamento fático, induzindo a formação de opinião pública negativa e questionando inadequadamente a honra de profissionais sérios e dedicados ao aperfeiçoamento da segurança pública brasileira.


CONSELHO NACIONAL DE AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA – CONAV

PRESIDENTE


19 COMENTÁRIOS

  1. GOSTARIA DE PRESTAR MINHA SOLIEDARIEDADE AO COLEGIADO CONAV, NÃO APENAS POR REBATER A QUESTÃO DO SUPERFICIAL E INJUSTO “ATAQUE”, MAS SIM, POR SABER DO ÁRDUO, EFICIETE E IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO QUE O CONAV VEM E VAI PRESTAR À NAÇÃO BRASILEIRA.
    PIONEIRA E HISTÓRICAMENTE, O CONAV VEM DESEMPENHANDO UM PAPEL INSTITUCIONAL A FIM SUBSIDIAR A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, COM HUMILDADE, DEDICAÇÃO E PRESTESA. ISSO ARRANCARÁ NOTAS ELEVADAS NO CONCEITO DA OPINIÃO PÚBLICA (O QUE JÁ REFLETE NOS GOVERNANTES), BASTA QUE AJUDEMOS NESSE PROCESSO, E QUE OS INTERESSES DIVERSOS E ANTAGÔNICOS CONTRIBUAM COM SUA AUSÊNCIA, AFIM DE NÃO PREJUDICAR ESSE TRABALHO, IMPUTANDO FALHAS E INJUSTAS AÇÕES QUE NÃO SÃO DE ALÇADA E DE GERENCIA DO CONAV, E SIM, DAS POUCAS SECRETARIAS ESTADUAIS QUE PECAM ISOLADAMENTE, NÃO SEGUINDO AS DOUTRINAS DA SENASP.
    CONAV, CONQUISTANDO LUGARES ALTOS. CONTINUEM!

  2. Presto aqui minha total solidariedade ao Presidente do CONAV e demais membros do Conselho.

    A lisura da administração do CONAV estou conhecendo de perto e vejo que está muito bem administrado.

    Infelizmente setores da imprensa precisam causar polêmica na expectativa de aumentar as vendas dos seus jornais, mas a opinião pública qualificada sabe filtrar essas matérias.

    Causa-me estranheza que TODO O TRABALHO BEM FEITO AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS não ganhou a mesma repercussão no citado jornal, por que será??

    Os aviadores brasileiros do ramo da segurança pública e defesa civil conhecem BEM quem é quem e sabem distinguir uma reportagem séria de uma mal intencionada.

    Abraço a todos.

    MAJ PMERJ Rodrigo Duton – PCH

  3. De fato parece ser apenas vender mais o objetivo desses jornalistas infames.

    O belo trabalho que o CONAV vem desempenhando em todos os estados da nossa federação é digno de páises de primeiro mundo.

    HMartins

  4. É FATO QUE: A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL, DEU UMA GUINADA GIGANTESCA APÓS A CRIAÇÃO DO CONAV.
    É FATO QUE: VÁRIOS ESTADOS TEM SIDO CONTEMPLADOS COM BENESSES ORIUNDAS DA SENASP, EM VIRTUDE DA POLÍTICA ADOTADA PELO CONAV.
    É FATO QUE: O CONAV BUSCA DOUTRINAR NOSSA ATIVIDADE, PROMOVENDO FÓRUNS E CURSOS NA ÁREA.
    PORTANTO, COMO DIZ A MÁXIMA DE QUE: “CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS”, DESCONSIDEREMOS ESSES COMENTÁRIOS INFUNDADOS E MAUDOSOS.
    TENHO A PLENA CONVICÇÃO DE QUE O PROJETO DO CONAV PARA A COPA 2014 E OLIMPÍADAS 2016, SERÁ UM MARCO PARA A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL A NÍVEL MUNDIAL.
    FIQUEM COM DEUS, E VOEM SEMPRE SIPAER.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92

  5. TENHO A CERTEZA QUE OS ESTADOS TEM QUE INVESTIR TBM NA AVIAÇÃO POLICIAL NÃO SO FICAR PEDINDO DOAÇÕES AO GOVERNO FEDERAL POIS TEM A POLICIA RODOVIARIA FEDERAL DOA E POLICIA FEDERAL PARA EQUIPAR TBM OS CHEFES DE POLICIAIS ESTADUAIS TANTO POLICIA MILITAR E POLICIA CIVIL TEM OBRIGAÇÃO TEM PEDIR VERBAS PARA SEUS GOVERNADORES DOS ESTADOS PARCEIRA E UMA COISA , PAGAR TUDO 100 PORCENTO E OUTRA !

  6. Prezado Luiz o CONAV, não pertence somente aos estados e sim à todas as instituições,inclusive o DPRF e o DPF. A Aviação de Segurança Pública é do Brasil e não de pessoas e instituições. Os estados estão investindo muito em aviação, mas é papel da União, repassar aos estados o recurso captado com os seu e o meu imposto, pois eu moro em uma cidade, atendida pelo governo estadual e não em uma instituição federal. As instituições federais se sustentam com o recurso dos estados, na medida que é a população que paga os impostos, e na hora de um atendimento em minha casa, que vira me atender serão as polícias estaduais e os corpos de bombeiros militares. Não sei se você é servidor federal, estadual ou civil, mas é devido à este seu pensamento que nestes últimos 20 anos, a Aviação de Segurança Pública estava estagnada. Reflita sobre isso.

    Um abraço

  7. CAROS LEITORES.

    SAIBAM QUE:
    NÓS, DO NÚCLEO DE OPERAÇÕES E TRANSPORTE AÉREO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, LAMENTAMOS PELA SITUAÇÃO ENFRENTADA E MANIFESTAMOS NOSSO APOIO INCONDICIONAL À SENASP….

    CARO GONÇALVES. ESTAMOS CONTIGO!!!

    GRANDE ABRAÇO.

    MAJ PM NOVARETTI – CHEFE DO NOTAer

  8. ESTÁ CLARO QUE SE TRATA DE MATERIA PAGA E NÃO DE INTERRESE PUBLICO, POIS SÓ MOSTRA A VERSÃO NEGATIVA E MENTIROSA DE UMA HISTORIA DE SUCESSO DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA ATRAVÉS DO CONAV E SUAS INICIATIVAS…
    CONTINUEM O TRABALHO DA MESMA MANEIRA SERIA E EFICIENTE DANDO AOS ESTADOS SUPORTE NECESSARIO PARA CUMPRIRMOS NOSSA MISSÃO DE SEGURANÇA.

  9. Prezado Luis, ainda não tive o prazer de conhecê-lo, mas vou mostrar a você minha indignação enquanto participo desse processo de “implantação” da Aviação de Segurança Pública a nível federal. Sabemos das dificuldades que os Estados enfrentam para aquisição de todos os tipos de equipamentos para as polícias, bombeiros e instituições de defesa civil. O CONAV aparece para mudar a situação, tentando ajudar as pessoas desse nosso “Brasil profundo” enquanto alguém sem sobrenome ou expressão na Aviação de Segurança Pública joga pedras num trabalho feito dentro da maior lisura possível. Se não puder ajudar, não atrapalhe!!! Pense naquilo que devemos oferecer a todos aqueles que precisam de um sistema de segurança pública de primeiro mundo, não só oferecendo estes serviços à nossa população, mas também a todos aqueles que virão visitar nosso país na Copa do Mundo de futebol e nos Jogos Olímpicos. Procure trabalhar para melhorar o seu país!!!

  10. Caro Luis, que comentário esdrúxulo que vc fez. Nós moramos numa República Federativa,portanto os impostos são dos brasileiros e não da União como vc quer fazer acreditar. Não só a Segurança Pública estadual que recebe incentivos financeiros da União, mas a saúde (UPA-estadual e SAMU – municipal), a educação e outros serviços públicos. Parabéns ao Maj Gonçalves pela excelente resposta e espero que a SENASP continue a realizar bons serviços na área da segurança pública brasileira.
    Bons voos a todos!!

  11. INFELIZMENTE NÃO VEJO ESTA REPORTAGEM COMO INFORMAÇÃO DE INTERRESE PUBLICO A NOSSA POPULAÇÃO. CREIO QUE FALTA CONHECIMENTO DESTE VEÍCULO SOBRE O TEMA. HÁ MUITAS INVERDADES E INFORMÇÕES ERRADAS NESTA MATÉRIA. A SENASP VEM FAZENDO UM ESFORÇO DANADO PARA MELHORAR A QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA EM NOSSO PAIS. PRINCIPALMENTE EM UM SETOR, (AVIAÇÃO POLICIAL), QUE EM GOVERNOS PASSADOS SEQUER FOI FEITO ALGO, OU QUASE NADA. HOJE AS COISAS MUDARAM. É CLARO QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SE FAZER. VEMOS UM TRABALHO SÉRIO E COMPETENTE DESTA SECRETARIA E DESTE CONSELHO. OU SEJA, TUDO QUE DÁ CERTO, QUE COMEÇA A TER RESULTADOS, PARECE QUE INCOMODA MUITA GENTE. POR QUE? A QUEM INTERESSA ISSO? SINCERAMENTE GOSTARIA DE SABER.
    A POPULAÇÃO PRECISA, NECESSITA, DE UMA SEGURANÇA PÚBLICA FORTE, COMPETENTE E ORGANIZADA. A SENASP, O CONAV E OS ESTADOS DEVEM UNIR ESFORÇOS PARA QUE NÃO POSSAMOS FICAR SENDO VITIMAS DE INVERDADES, CALÚNIAS, MENTIRAS, DE CERTOS ÓRGÃOS DE IMPRENSA QUE A ANOS DENIGREM A IMAGEM MUITAS VEZES INJUSTA, DA POLICIA BRASILEIRA. BONS VÔOS A TODOS.

  12. Nós da Divisão de Operações Aéreas/PCDF, manisfestamos nosso apoio incondicional ao trabalho desempenhado pela equipe de profissionais altamente qualificados e liderados pelo Maj.Gonçalves em sua luta diária pela melhoria da Segurança Pública dos Estados através da Senasp,levando a atividade Aeropolicial e de Defesa Civil para locais onde aeronaves não são meio de transporte de luxo e sim de necessidade pública.

  13. Moro no Brasil posso falar e me expressar não ofendi niguem a DITADURA MILITAR JA ACABOU EM 1985 vejo muito bom o Trabalho do Senasp mas se os Estados investirem mais em parceria dos dois lados vai ficar muito melhor so quis dizer isso.
    Ao SGT lopes tenho sobre nome CPF e pago meus impostos em dia , mais uma coisa essa pagina e democratica e vc como Praça não sei de qual e força e nem tenho interresse de saber deve respeitar as opinoes dos outros assim como respeito a sua . Estamos Aqui para termos um Brasil melhor na segurança publica e as opinioes devem ser respeitadas acima de qualquer interresse pessoal, institucional ou Corporativismo que mais tem nesse Brasil e Segurança Publica não foge a excessão ! Abracos

  14. Infelizmente, não tem com travar diálogo com alguém tão ofendido pelo período militar que o evoca para tentar explicar ações alheias. Infelizmente,você ainda não entendeu a posição das pessoas que frequentam este site quando se diz respeito a impostos, doações governamentais, processos de aquisição e implantação de algo tão grande e que pode mudar a vida de tantas pessoas.
    infelizmente, terei que ofender sua “inteligência” quando você fala de pagar impostos, pois tudo o que pagamos, de alguma forma, chegará ao Governo Federal e pelo que eu saiba, todos somos brasileiros e temos as mesmas necessidades, necessidades estas que não importa de onde venham, municipal, estadual ou federal, devem ser suprimidas. Será que quando eu pago um litro de combustível em Cariri-Açu/CE, o imposto incidente na tal da CID, vai ficar no município ou vai engordar os cofres do Governo Federal? Se você não faz parte da Aviação de Segurança Pública, convido-o a participar de missões no interior do Brasil, saindo do aconchego da sua cidade, para verificar “in-loco” as reais necessidades de alguém que é escalpelado na Ilha de Marajó e precisa de atendimento em Belém, passando 30 horas navegando de barco ou utilizando um helicóptero que fará este percurso em duas horas. Quanto ao corporativismo, pense em ser corporativista com aqueles que precisam de “nossa” ajuda. Digo nossa entre aspas, pois não sei se você faz parte do nosso time (AvSegP) ou é mais um daqueles que “senta” em cima da chave dos cofres públicos tentando de alguma forma impossibilitar o trabalho daqueles que o querem fazer por medo dos questionamentos futuros de algum desses Tribunais de Contas, seja regional ou federal. Sou policial militar do Distrito Federal, se é que você queira saber, e deixei minhas funções para atender ao chamado da AvSegP nos estados que precisam implantar o serviço aeropolicial.
    Ainda estou aberto ao diálogo, se é que você ainda o queira fazer.

  15. Constituição Federal – CF – 1988

    Título V

    Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas

    Capítulo III

    Da Segurança Pública

    Art. 144 – A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    I – Departamento Polícia Federal; ATUANTE TODA UNIÃO

    II -Departamento Polícia Rodoviária Federal; ATUANTE TODA UNIÃO

    obs.dji.grau.3: Competência da Polícia Rodoviária Federal – D-001.655-1995

    III – Polícia Ferroviária Federal; ATUANTE TODA UNIÃO

    IV – polícias civis; Estaduais

    V – polícias militares Estaduais e corpos de bombeiros Estaduais
    Como Brasileiro exemplar respeito a minha CONSTIUIÇAO FEDERAL que ainda vigora ! abraços

  16. Prezado Luis. Este realmente é um espaço democrático. E até por isso todos que discordem têm o direito de contra-argumentar sobre sua visão.
    O atual sistema beneficia a todos, inclusive os órgãos federais que você mesmo citou. Veja que existem estados que não têm arrecadação suficiente para fazer face a despesas maiores, a exemplo da aquisição de uma aeronave, mantendo o INVESTIMENTO em infra-estrutura, habitação, saneamento, dentre outros. Outros estados, precisam aumentar seu poder de ação na seara da Segurança Pública. A manutenção do equipamento voando (revisões e inspeções, seguro, combustível, etc.) é função do estado, por meio do uso de verba de custeio, via de regra com maior disponibilidade que a de investimento (usada para a compra do bem). Isto é parceria e ao final, com as PARCERIAS já formadas, todos saímos lucrando.
    Praça ou Oficial, todos devemos respeitar as opiniões. Não há que se fazer distinção. Pense na frase do filósofo francês Voltaire: “Não estou de acordo com o que dizes, mas defenderei com minha vida teu direito a expressá-lo.” Você se expressou à sua maneira. Deixe que os outros se expressem. Mas lembre-se também que devemos falar do que conhecemos. Pesquise, consulte, pergunte. A crítica é salutar, mas devemos fazê-la conhecendo que vamos criticar.
    A evolução da segurança pública nos últimos anos, com o fomento e o investimento feito pela SENASP, é notória, seja nos órgãos federais, seja nos órgãos estaduais.

    Abraço.

  17. Prezado Maj Portela o sr fez muito bem o uso da escrita, dando exemplo ao Sr Maurício Luis da necessidade da União ajudar os Estados.
    E essas discussões são o grande exemplo de Democracia, onde cada um discute com base em seus conhecimentos e os embates travados entre o Sr Maurício Luis e o Sgt Souza Lopes, entendo que todos ganharam pois cada um estudava aprendia e contra argumentava com novos conhencimentos. Essas discussões tem que ser encaradas como um crescimento pessoal e profissional onde possamos ser um ser humano melhorar a cada dia, e que Deus Ilumine Nossos Caminhos e Guie Nossos Passos.

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