Oficial da PMSC tem artigo sobre aviação nacional publicado em renomados sites nacionais

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O tenente-coronel Milton Kern Pinto, que atualmente exerce a função de assessor especial para a aviação de segurança pública na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – Ministério da Justiça, na área de projetos e programas para a aviação de Segurança Pública do Brasil, teve um artigo recentemente publicado em importantes sites relacionados à segurança pública nacional.

O artigo, intitulado “Uma importante estratégia institucional para o Brasil na Tecnologia de helicópteros: O desenvolvimento de um programa genuinamente nacional visando o domínio do ciclo tecnológico – da P&D&I à industrialização, operação e suporte na fabricação de helicópteros brasileiros para a aviação civil, militar e de segurança pública, com a elaboração de projetos aeronáuticos legitimamente nacionais”, faz a leitura do potencial tecnológico do Brasil para a recepção e o desenvolvimento de projetos de helicópteros, versando especificamente sobre o desenvolvimento de um protótipo de helicóptero multimissão para o segmento da aviação de segurança pública, visando o apoio governamental para a futura industrialização e serialização de um helicóptero genuinamente brasileiro.

O artigo já foi publicado em importantes sites, como no defesanet.com.br, onde está hospedado no ícone da área de tecnologia, e no site pilotopolicial.com.br, destinado aos integrantes da aviação de segurança pública do Brasil, destacando o interesse nacional e da aviação de segurança pública para contextualização da atual situação de carência em que o Brasil se encontra no desenvolvimento tecnológico de projetos de helicópteros genuinamente nacionais com requisitos de projeto específicos para nossa missão.

Para contribuição acadêmica e técnica, o artigo técnico versa sobre a importância estratégica para o Brasil em alcançar o domínio do ciclo completo tecnológico na elaboração de projetos e fabricação de helicópteros nacionais.

Visando a contextualização do cenário brasileiro através do artigo anexo, o autor faz algumas considerações que entende ser significativas para o fortalecer a estratégia institucional do Brasil no desenvolvimento tecnológico de helicópteros.

O artigo faz a leitura estratégica do cenário e prospecção da cadeia aeronaútica industrial nacional, bem como a carência de investimento em P&D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) no segmento de aviação de asas rotativas no Brasil, relacionando essa carência aos projetos de helicópteros elaborados pelos países emergentes do BRICA (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a fim de alertar e priorizar a garantia da soberania brasileira do conhecimento tecnológico para a fabricação de helicópteros brasileiros com projetos nacionais.

Como sugestão contribuitiva são elencadas ações de governo para o Brasil alcançar o domínio do ciclo completo de tecnologia para fabricação nacional de helicópteros.

Um pouco do trabalho desenvolvido pelo tenente-coronel Kern na SENASP

O tenente-coronel Kern está trabalhando na elaboração de projetos, programas e planos nacionais de aviação prevendo investimentos para todas unidades aéreas das Secretarias de Segurança Pública (SSPs) dos Estados da Federação, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

No Ministério da Justiça, são várias as ações de planejamento de investimento nacionais estruturantes que estamos desenvolvendo ou que já estão finalizadas a aviação. São as seguintes:

1) Elaboração do Projeto para a Aviação de Segurança Pública da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron)- já finalizada para implementação em 2012 com a aquisição 11 helicópteros, 11 hangares, 11 caminhões de abastecimentos de combustível para aeronaves e a capacitação para formar 66 pilotos e 66 tripulantes e 33 tripulantes de apoio solo com ônus do Ministério da Justiça para atender cada um dos 11 Estados da Federação que fazem fronteira com 12 países na América do Sul. O estado catarinense está incluído nesse grupo dos 11 Estados.

2) Elaboração do Projeto para a Aviação de Segurança Pública nos Grandes Eventos – em construção;

3) Elaboração do Projeto / da Política Nacional da Aviação de Segurança Pública 2012-2014 – em fase de finalização até dezembro de 2011;

4) Elaboração do Plano de Mobilização Nacional de Aeronaves da Segurança Pública para atender grandes catástrofes e eventos policiais de grande repercussão – já finalizado e em fase de implantação da SENASP junto às SSPs;

5) Análise final da proposta / minuta da regulamentação aeronáutica para ser encaminhada ao Presidente da ANAC pela secretária Nacional de Segurança Pública no início do mês de dezembro de 2011 – já finalizada.

6) Elaboração da minuta de decreto presidencial recriando o Conselho Nacional da Aviação de Segurança Pública (Conav) – já finalizada.

Dentre os futuros projetos e programas, estão elaborando proposta na área de gestão da inovação tecnológica de um projeto para o desenvolvimento de uma aeronave multimissão específica (requisitos de projetos) para a segurança pública do Brasil, a fim de celebrar convênio entre a Senasp/MJ e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos-SP no Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA).

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina.

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao tenente-coronel Milton Kern Pinto, PM/SC e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça.
    A Aviação de Segurança Pública também se constrói com teoria e planejamento.

  2. Importante bandeira levantada pelo TC PMSC Milton Kern Pinto, o domínio do ciclo completo tecnológico na produção de um helicoptero genuinamente nacional êh um decisivo passo para a industria nacional que já provou sua capacidade no tocante as aeronaves de asa fixa.

    Parabéns ao TC Kern pela INICIATIVA! Desejo que as altas autoridades governamentais lhe dêem o necessário apoio decisório.

    Att,

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aereo e Marítimo (GAM)

  3. A IDEIA NÃO É NOVA. HÁ MUITOS ANOS QUE SE PENSA NISSO E ATÉ JÁ OCORRERAM OUTRAS TENTATIVAS.

    NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE O BRASIL DEVE PERSEGUIR ESTE OBJETIVO DE DOMINAR O CICLO COMPLETO DE FABRICAÇÃO DE UM HELICÓPTERO. A HELIBRAS JÁ ESTÁ FAZENDO ISTO. COM A IMPLANTAÇÃO DA LINHA DE PRODUÇÃO DO EC 725, A FÁBRICA ESTARÁ ABSORVENDO TECNOLOGIA PARA ENTÃO TER BAGAGEM PARA PROJETAR,DESENVOLVER E FABRICAR UM MODELO PARA O MERCADO. O PROJETO EC 725, MODELO NOVO DE HELICÓPTERO, COM PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM DE 11.000 KG E COM VÁRIOS EQUIPAMENTOS E ARMAMENTO SOFISTICADOS, PERMITIRÁ QUE O PRODUTO FABRICADO NO BRASIL TENHA 50% DE NACIONALIDADE BRASILEIRA (REQUISITO CONTRATUAL).

    ALÉM DISSO, DIVERSAS EMPRESAS NACIONAIS SE BENEFICIARÃO DO PROJETO AO FAZEREM PARCERIA COM FORNECEDORES ESTRANGEIROS PARA QUE SE INSTALE NO BRASIL O SUPORTE ADEQUADO AOS SISTEMAS E EQUIPAMENTOS, ALÉM DA FABRICAÇÃO DE PEÇAS E COMPONENTES. TAMBÉM, HAVERÁ UM CENTRO DE SIMULADORES DO TIPO “FULL FLIGHT SIMULATOR” PARA O MODELO. EM PARALELO, JÁ FOI ESTABELECIDO CONVENIO COM A UNIFEI PARA CRIAÇÃO DE UMA CADEIRA DE ENGENHARIA AERONÁUTICA VOLTADA PARA HELICÓPTEROS. FOI IMPLANTADO UM CURSO DE FORMAÇÃO DE MECÂNICOS DE MANUTENÇÃO AERONAUTICA DEVIDO À CARENCIA DE ESPECIALISTAS NO MERCADO.

    EM 2010, A HELIBRAS/EUROCOPTER APRESENTOU À SENASP UM OUTRO PROJETO SIMILAR AO PROJETO EC 725, MAS VOLTADO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA, NO QUAL SERIAM ESTABELECIDAS OUTRAS LINHAS DE PRODUÇÃO DE HELICÓPTEROS NO BRASIL, À ESCOLHA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (TODOS SABEM QUE O GRUPO POSSUI 12 MODELOS DIFERENTES) E CONFORME A NECESSIDADE E DEMANDA DE HELICÓPTEROS PARA SEGURANÇA PÚBLICA. ESSE PROJETO PERMITIRIA AVANÇAR NO DESENVOLVIMENTO/ CAPTAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA ENTÃO SE DESENVOLVER O PRODUTO TOTALMENTE NACIONAL. O PROJETO INDUSTRIAL NACIONAL FOI UMA RESPOSTA DA FÁBRICA AO “PRONAVSEG”, O QUAL INFELIZMENTE FOI CONGELADO COM A MUDANÇA DA POLÍTICA DA SENASP.

    RECENTEMENTE, O JORNAL “O ESTADÃO” PUBLICOU NOTÍCIA SOBRE O PROJETO EC 725, QUE TEM A PARTICIPAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA,DA ABDI,DAS 3 FORÇAS ARMADAS, DA FRENTE PARLAMENTAR PRÓ INDUSTRIA BRASILEIRA, E O APOIO DA ANAC, DA ABIMDE, DA AIAB, DO CNI E DAS FEDERAÇÕES DAS INDUSTRIAS (FIESP, FIRJAN, FIEMG, ETC…). COMO TODOS PODEM VER, É PRECISO MOBILIZAR MUITOS SEGMENTOS, MAS HOJE, O PROJETO É UMA REALIDADE… É UM CASO REAL, CONCRETO E UM EXEMPLO A SER SEGUIDO. E NO BOJO DESTE INVESTIMENTO, OUTROS PROJETOS DE MENOR PORTE JÁ ESTÃO SE BENEFICIANDO, NA MEDIDA EM QUE FORAM INSERIDOS NO “OFF SET” DESTE PROJETO MAIOR. UM DELES É O PROJETO DE UM HELICÓPTERO “ENTRY-LEVEL” PARA 2 LUGARES IDEALIZADO POR UM EGENHEIRO BRASILEIRO.
    A EMPRESA TEM FOLEGO E VONTADE DE CRESCER AINDA MAIS E ESTÁ PRONTA A ABRAÇAR OUTROS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL, NOSSA VOCAÇÃO DESDE QUE FOI CRIADA HÁ 33 ANOS ATRÁS.

    CONFORME JÁ FOI ANUNCIADO EM DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O HELICÓPTERO BRASILEIRO, A SER DESENVOLVIDO A PARTIR DE REQUISITOS A SEREM ESTABELECIDOS PELO MERCADO BRASILEIRO, VOARÁ EM 2020. ESTE PRODUTO TOTALMENTE NACIONAL ATENDERÁ AO MERCADO NACIONAL E TAMBEM PODERÁ SER EXPORTADO PARA OUTROS PAÍSES. É META DA HELIBRAS E DA EUROCOPTER.

    ESPERAMOS QUE A SENASP, QUE ORA FAZ TAMBÉM SEUS ESTUDOS, POSSA EM BREVE COMPARTILHAR SUAS IDÉIAS PARA DISCUSSÃO, E PARTICIPE JUNTAMENTE COM AS INDUSTRIAS DO RAMO AERONÁUTICO E COM A COMUNIDADE DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA.

    CMTE MAURO AYRES
    GERENTE DO MERCADO GOVERNAMENTAL DA HELIBRAS
    PLAH – 0552.

  4. Caro TC Kern.

    Minhas congratulações pelo excelente trabalho desenvolvido durante a passagem pelo ITA, agora se aproxima a hora de ser por em prática toda a teoria acumulada em anos de trabalho em prol da aviação da segurança pública. Sou testemunha da desta tua eterna luta,desde os tempos de cadete da querida Academia Militar da Trindade, quando o amigo foi o nosso comandante de pelotão.
    Meus votos de felicidades e de sucesso, sabendo que este mundo da aviação por si só, é um mundo que desperta a ira dos que não tem a competência ou a capacidade de alçar voos, sejam estes em sonhos ou nos céus.

    Um grande abraço.

    TC BM Paulo Rogério de Andrade Lima.

  5. É muito importante o trabalho desenvolvido pelo TC Kern, fruto de muitos anos dedicados ao tema, enriquecidos por aprofundamento teórico e prático.
    Trabalho este refinado por uma postura correta, digna e transparente.

    Parabenizo-o, desejando muita força e perseverança na busca / implementação das propostas.

    E aproveito para – humildemente – discordar da ideia do projeto do helicóptero nacional.
    Eu vejo como muito mais proveitoso, e realista, nos dedicarmos ao desenvolvimento de opcionais para os diversos helicópteros existentes (grandes modificações principalmente), disseminação dos meios de manutenção, introdução de facilidades na importação e exportação de bens e serviços, fortalecimento das nossas escolas (com simuladores), industrias das mais variadas e etc.

    Basta olharmos o passado recente para entendermos as grandes dificuldades de um projeto genuinamente nacional. A China tentou isto há 25/30 anos atrás, quando adquiriu um pacote completo da antiga Aerospatiale (hoje Eurocopter) para implantar uma industria local produtora de Dauphins. O resultado é conhecido.
    Se estudarmos as performances da Enstron, MD Helicopters e Bell (antes e após o tilt rotor) também colheremos importantes ensinamentos. Este tipo de industria não permite erros.

    A própria Eurocopter fabricou, cerca de 20 anos atrás o CABRI (um helicóptero 2 lugares, para instrução ou lazer, tri pá, rotor de cauda tipo fenestron,…) e – muito acertadamente – desistiu do projeto. Basicamente por 2 razoes: imaginem diluir um investimento de US$150 milhões num mercado dominado pelo R22 e S300!

    Como a razão da minha mensagem era parabenizar o TC Kern, finalizo por aqui.
    Mas devemos sim ampliar as discussões sobre nossa industria e auxiliar nossas autoridades a encontrar o melhor caminho. Aquele representado pela famosa equação do custo versus benefícios.

    Um forte abraço ao TC Kern e a todos,
    Marcos Fábio
    11 8153-1531

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