Paraná cria Grupamento de Operações Aéreas na Polícia Civil

Anúncio

O Governo do Paraná publicou no Diário Oficial de 20/06, o Decreto 4.385/16 que cria o Grupamento de Operações Aéreas – GOA na estrutura da Polícia Civil.

O GOA comporá a estrutura da Divisão Estadual de Narcóticos – DENARC, no nível de execução organizacional do Departamento da Polícia Civil do Estado do Paraná. Como unidade especializada, será responsável pela repressão aérea ao tráfico de drogas, aos crimes correlatos e atividades de operações aéreas.

Helicóptero da Polícia Civil vai reforçar patrulhamento no Lago de Itaipu
Helicóptero da Polícia Civil em patrulhamento no Lago de Itaipu. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Confira o decreto de criação:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos V e VI, do art. 87, da Constituição Estadual, e tendo em vista o contido no protocolado sob nº 13.875.109-0,

DECRETA:

Art. 1.º Insere o inciso VIII no art. 4.º do Decreto nº 2.428, de 9 de agosto de 2000, alterado pelo Decreto nº 3.146, de 30 de julho de 2008, com a seguinte redação:

“VIII – Grupamento de Operações Aéreas”

Art. 2.º Acresce o Art. 11-A no Decreto nº 2.428/2000, alterado pelo Decreto nº 3.146/2008, com a seguinte redação:

“Art. 11-A. Ao Grupamento de Operações Aéreas de que trata o inciso VIII deste artigo compete:

I – executar a repressão aérea dos crimes de tráfico de drogas e correlatos em áreas urbanas, rurais, litorâneas e de fronteiras;
II – executar ações e operações aéreas de polícia civil;
III – executar missões de apoio às operações de polícia civil que compreendem as atividades típicas de polícia repressiva e judiciária estadual;
IV – executar o reconhecimento aéreo de áreas de investigação de polícia judiciária;
V – atuar e apoiar as ações de inteligência;
VI – atuar como plataforma de observação aérea nas ações e operações de polícia civil;
VII – transportar policiais civis a lugares de difícil acesso ou imediato emprego de grupos táticos em operações helitransportadas;
VIII – apoiar no cumprimento de mandados judiciais;
IX – promover o acompanhamento de prisão e remoção de preso de alta periculosidade;
X – apoiar órgãos Federais, Estaduais e Municipais que necessitem do emprego de aeronaves; e
XI – executar outras missões de polícia civil e judiciária estadual, conforme diretrizes da Divisão Estadual de Narcóticos e/ou Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado do Paraná.

§ 1.º O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) será coordenado por Delegado de Polícia, titular de licença de piloto comercial, expedida pela ANAC ou outro órgão regulamentador, com sede em Curitiba e atuação em todo o território estadual, podendo a Administração criar bases operacionais no inteiro do Estado do Paraná, conforme planejamento estratégico da Divisão Estadual de Narcóticos.

§ 2.º A estrutura, ingresso de servidores e patrimônio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) serão previstos em norma internas, aprovadas pelo Conselho da Polícia Civil, mediante proposta da Divisão Estadual de Narcóticos, observadas as disposições deste Decreto.

§ 3.º A Divisão Estadual de Narcóticos poderá propor à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária a formalização de convênios e termos de cooperação técnica com unidades de aviação policial estadual, federal, outras secretarias de Estado e órgãos públicos de fiscalização que realizem operações aéreas visando a formação, qualificação e aprimoramento de equipe operacional.

§ 4.º As aeronaves operadas pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA) integrarão a carga da Polícia Civil do Estado do Paraná para utilização no desempenho de suas missões e atribuições constitucionais.”

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Carlos Alberto Richa
Governador do Estado

Valdir Luiz Rossoni
Chefe da Casa Civil

Wagner Mesquita de Oliveira
Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária

6 COMENTÁRIOS

  1. Amigos do Paraná, boa noite, sou Policial Civil aqui no estado do Ceará, e faço parte do grupamento aéreo daqui, CIOPAER-CE, queria saber se vcs irão realizar algum curso para formação de Operadores/Tripulantes Operacionais, e como faço p me comunicar com o grupamento.
    Desde já agradeço a atenção e parabenizo pela criação do Grupamento.

    IPC Alfredo Arnaud – CIOPAER – CE

  2. Boa tarde Alfredo.
    Satisfação em conversar com o amigo!
    Neste primeiro momento estruturamos a unidade aérea com policiais civis que tripulavam e pilotavam aeronaves do estado do Paraná. Muito provavelmente, em um futuro próximo, iniciaremos novas formações, inclusive de tripulantes, para serem colacionados ao GOA/PR. Na hipótese de realizarmos a formação própria, com curso específico em nossas estruturas, será um prazer convidar os colegas e amigos das unidades congêneres. Conte sempre com o GOA/PR!!
    Logo mais divulgaremos o número do telefone a ser instalado em nossa base no Aeroporto do Bacacheri, cidade de Curitiba. De qualquer sorte estamos no hangar da Polícia Rodoviária Federal de Curitiba juntos com os nossos amigos.
    Fraternal abraço.

    Renato Coelho de Jesus
    Delegado Coordenador do Grupamento de Operações Aéreas – GOA/PR

    • Del. Renato Coelho, boa noite.

      Agradeço a atenção dispensada e fico no aguardo por notícias futuras sobre cursos no grupamento.
      Boa sorte a todos e bons Voos.
      Insp. PC Alfredo Arnaud
      CIOPAER-CE

  3. Parabens aos colegas da Polícia Civil paranaense por mais essa conquista, como policial e paranaense fico orgulhoso de mais esse passo na modernização e ampliação da Polícia Civil do Paraná.

  4. Bom Dia! Estou cursando o curso superior e também cursando o curso de PPH, eu gostaria de saber como faço para tentar ingressar futuramente no GOA, é por meio de algum concurso especifico, se eu tiver minha carteira de PPH e PPHC tenho alguma “vantagem”? Desde já fico agradecido, pois tenho procurado respostas para minhas duvidas e estão bem difíceis de serem esclarecidas, muito obrigado.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários