Policia Militar da Bahia reabre inscrição para processo seletivo do GRAER

A Polícia Militar da Bahia republicou o Edital de seleção de candidatos para formação de Cadastro Reserva para a capacitação na área da Aviação Policial e de Defesa Civil e ingresso no Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER). O primeiro Edital havia sido publicado no final de 2011. Para informações mais detalhadas a Polícia Militar da Bahia, através de seu Departamento de Ensino, disponibilizou um site bastante completo sobre o concurso - confira.

O Edital prevê 132 vagas, distribuídas em quatro funções, para constar em cadastro de reserva: “Os integrantes do Cadastro Reserva poderão ser convocados para realização de curso, observada a função escolhida, conforme a necessidade estratégica da PMBA”, diz o edital.

O Concurso está dividido em sete etapas:

1. Exame Intelectual (EI);

2. Apresentação da Documentação de Inscrição (ADI);

3. Exame Médico (EM);

4. Teste de Condicionamento Físico Geral (TCFG);

5. Teste de Habilidades Específicas (THE);

6. Avaliação Psicológica (AP); e

7. Exame de Títulos (ET).

Funções e atribuições

As funções para as quais serão designados os convocados são as seguintes:

- Piloto Policial de Helicóptero

O Piloto Policial de Helicóptero é membro da tripulação de voo, considerado qualificado para o exercício das prerrogativas de piloto comercial de helicóptero, com licença e certificados expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as operações e os riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Voo.

É um profissional com domínio das manobras, da utilização de equipamentos, das técnicas, da fraseologia e do gerenciamento de cabine, próprios da aviação de segurança pública e/ou defesa civil.

Vagas: 22 masculino e 03 feminino.

- Piloto Policial de Avião

O Piloto Policial de Avião é membro da tripulação de voo, qualificado para o exercício das prerrogativas de piloto comercial de avião, com licença e certificados expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Voo.

É um profissional com domínio das manobras, da utilização de equipamentos, das técnicas, da fraseologia e do gerenciamento de cabine próprios da aviação de segurança pública e/ou defesa civil.

Vagas: 10 masculino e 2 feminino.

- Tripulante Operacional

O Tripulante Operacional é membro da tripulação de voo, qualificado para o exercício das prerrogativas de tripulante operacional, com certificado expedido pela ANAC e formação a cargo de unidade aeropolicial, além de estar ambientado com as operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Voo. É um profissional com domínio da utilização de equipamentos, das técnicas, da fraseologia e do gerenciamento de cabine próprios da aviação de segurança pública e/ou defesa civil.

Este profissional deve estar constantemente preparado para realizar intervenções diretas e conhecer as técnicas do emprego de aeronaves em ambiente terrestre e líquido, em altura, além de suas aplicações em resgate aeromédico e outras típicas de polícia e bombeiros.

Vagas: 35 masculino e 5 feminino.

- Mecânico de Aeronaves

O Mecânico de Aeronaves e Voo é um profissional qualificado para o exercício das prerrogativas de mecânico de manutenção aeronáutica, com licença e certificado expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Voo.

É um profissional ambientado com as aeronaves operadas pela unidade aérea, sendo capaz de realizar manutenção, através de reparos, substituições, testes, ensaios em voo, inspeções e outros procedimentos necessários para que a aeronave tenha o voo garantido e seguro.

Vagas: 13 masculino e 2 feminino.

- Operador TASA

O Operador TASA é membro do apoio de solo qualificado para o exercício das prerrogativas de Operador de Transporte, Apoio e Suprimento Aéreo, com formação em unidade aeropolicial, que agrega os conhecimentos de condução técnica veicular, movimentação de produtos perigosos, conhecimentos aeronáuticos relacionados com a atividade aérea de segurança pública e de defesa civil, bem como sobre Segurança Operacional de Voo.

O Operador TASA é o responsável pela condução dos veículos terrestres da unidade aérea, além do transporte, ensaio de qualidade e abastecimento com combustíveis de aviação; pela sinalização de aeronaves; pelo primeiro combate a incêndio em ambiente aeronáutico; montagem, operação e guarda de Zonas de Pouso de Helicópteros – ZPH, além de conhecer as aeronaves operadas pela unidade aérea, sendo capaz de auxiliar o mecânico de aeronaves nas suas tarefas de pátio, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Voo.

Para atendimento de suas missões fora de base, poderá estar embarcado em aeronave, compondo tripulação, a fim de ser conduzido até ponto de interesse operacional.

Vagas: 35 masculino e 5 feminino.

Requisitos

Abaixo, os requisitos básicos para os candidatos:

a) Ser policial ou bombeiro militar com no mínimo 3 (três) anos de efetivo serviço, observada a correlação entre a graduação ou posto e a função do Quadro Técnico pleiteada, conforme tabela abaixo:

b) Possuir carteira nacional de habilitação válida, no mínimo categoria B;

c) Possuir, no mínimo, o ensino médio completo (antigo 2º grau) para os Praças e ensino superior completo (3º grau) para os Oficiais, na data de inscrição;

d) Estar no desempenho de função policial-militar ou de natureza policial militar há, no mínimo, 02 (dois) anos, na data de inscrição;

e) Não estar em gozo das licenças previstas nos incisos II e VI do art. 145 da Lei Estadual n.º 7.990, de 27 de dezembro de 2001 (Estatuto dos Policiais Militares), no momento da inscrição;

f) Não estar com a liberdade cerceada por prisão provisória ou por sentença transitada em julgado, nem estar respondendo a processo administrativo disciplinar, nem encontrar-se afastado do exercício de suas funções em razão de submissão a outro processo ou procedimento administrativo de qualquer natureza.

Exame Intelectual

A prova escrita do concurso terá 50 questões, divididas entre as disciplinas Português (14), Inglês (12), Matemática (12) e Geografia (12), a ser realizada em 8/07/2012 na cidade de Salvador/BA. Serão convocados para a realização das etapas subseqüentes apenas os cem primeiros candidatos habilitados, observada a classificação.

As inscrições para o concurso ocorrerão nos seguintes períodos, através do site da PMBA e da Intranet:

a) Para Piloto Policial de Helicóptero: 19 a 30 de abril de 2012;

b) Para Piloto Policial de Avião: 19 a 30 de abril de 2012;

c) Para Tripulante Operacional: 19 a 30 de abril de 2012;

d) Para Mecânico de Aeronaves: 19 a 30 de abril de 2012;

e) Para Operador TASA: 19 a 30 de abril de 2012.


Clique aqui e veja o Edital completo do concurso


Texto e fotos: Eduardo Alexandre Beni.

Comentários Para "Policia Militar da Bahia reabre inscrição para processo seletivo do GRAER"

Deixe um comentário

Não serão publicados comentários de autoria anônima.

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência