Policiais de Corumbá recebem primeiro treinamento de operações aéreas do interior do Estado

Corumbá (MS) – Alunos do curso de formação de técnicos em segurança pública do 3º Batalhão das Polícia Militar de Corumbá participaram, nessa quinta-feira (07), de uma aula prática de segurança e operações aéreas. O treinamento realizado com um helicóptero da PM do Estado e Mato Grosso do Sul faz parte da grade curricular do curso, que começou a implementar a matéria aos novos alunos que deverão estar concluindo a formação nos próximos meses.

De acordo com o Major da Polícia Militar Ênio Souza Soares, Corumbá é a primeira cidade do interior do estado onde o curso está sendo ministrado aos formandos. O pioneirismo vai proporcionar ao município receber operações com o emprego de aeronave no combate à criminalidade e ao tráfico de entorpecentes na região.

corumba

“O emprego da aeronave com asa rotativa na atividade ostensiva da Polícia Militar tem por objetivo a otimização dos meios, além de conferir maior dinamismo e eficácia nas ações. Especialmente em cidades como Corumbá, uma região com uma grande área de fronteira onde encontramos diversos tipos de terreno dentro do mesmo território, com o uso do helicóptero pode cobrir por exemplo, a mesma área em que seria necessário o emprego de 50 viaturas por terra” afirmou o Major.

Os alunos receberam treinamento teórico e prático com instruções de balizamento, preparação de terreno para pouso e decolagem, interação efetiva com a aeronave e sinalização. Os procedimentos foram realizados nas instalações do 6º Batalhão da Polícia Militar e foram acompanhados ainda pela Major Katiane.

Lotada em Corumbá, Major Katiane é a primeira piloto da PM do Estado de Mato Grosso do Sul, segundo ela, a inclusão do curso de operações aéreas na formação dos futuros soldados da Polícia Militar é vista como um importante avanço na segurança pública do estado. “A formação desses novos policiais tem recebido uma qualificação muito bem elaborada e qualificada. Com esses aperfeiçoamentos, o efetivo vai estar apto a desempenhar com muito mais propriedade o seu papel, inclusive com a chegada desses novos equipamentos de segurança pública, e toda essa preparação vai poder se refletir nas ruas junto da população”, afirmou Katiane.

Nesta quarta-feira (6), a turma de formandos do 6º BPM também recebeu as instruções do grupamento do Batalhão de Choque de Campo Grande que ministrou curso de aperfeiçoamento em abordagens em diferentes situações.

A Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (CGPA-MS), foi criada no ano de 2008, no âmbito da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública de MS, através do Decreto nº 12.584/08. É uma Unidade Integrada de Segurança Pública, constituída por servidores de carreira da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e estatutários designados pelo Secretário de Estado.

Fonte: Capital News e PMMS.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários