Policial Rodoviário Federal se afoga durante Curso de Operador de Equipamentos Especiais, na Paraíba

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Nota Oficial sobre acidente envolvendo Policial Rodoviário Federal

Na manhã desta terça-feira (17/07), durante treinamento realizado dentro das atividades do Curso de Operador de Equipamentos Especiais, ministrado pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal, o policial rodoviário federal Fernando Luis Sousa Pires, de 31 anos, lotado no Paraná, se afogou durante as instruções de resgate aquático na praia de Intermares, município de Cabedelo/PB.

Os alunos estavam realizando atividades no mar, juntamente com uma equipe de sete instrutores e um bote de apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba. Ao perceberem que o policial estava passando mal os instrutores rapidamente retiraram-no do mar e iniciaram os primeiros atendimentos, que contou com o apoio de uma equipe médica do Serviço Médico de Atendimento e Urgência. Ainda não foi possível identificar as causas do afogamento, já que o policial sabia nadar e estava em bom estado de saúde.

O policial foi removido de helicóptero para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde foi internado após parada cardíaca e esta na Unidade de Terapia Intensiva em estado grave.

O curso de Operador de Equipamentos Especiais esta sendo realizado em João Pessoa desde o último dia 25 de junho e conta com a participação de policiais rodoviários federais, policiais militares, civis e corpo de bombeiros de vários Estados do país. O objetivo é formar servidores para atuarem como tripulantes operacionais de helicópteros. Entre as funções desenvolvidas pelos tripulantes estão o resgate de pessoas vítimas de afogamento, e por isso a necessidade de treinamento aquático, além de resgates em áreas de difícil acesso, e policiamento aéreo.

A Polícia Rodoviária Federal esta prestado todo o suporte ao policial rodoviário federal e a família, a qual deverá chegar em João Pessoa nos próximos dias. Além disso, a Coordenadora de Ensino do Departamento de Polícia Rodoviária federal, com sede em Brasília, deverá chegar em João Pessoa nessa madrugada para acompanhar o caso.

Fonte: Folha do Sertão

34 COMENTÁRIOS

  1. Lamentavél mais um Policial morto nesses cursos , precisa ser INVESTIGADO e intrutores se foram culpados responsabilizados , precisamos respeitar limites das pessoas e seres humanos não é primeiro caso ! A polícia civil e o Ministério Publico já começaram a investigar !
    A lei da tortura da Prisão até 9 anos e perda da função publica e aplicada pelos magistrados inclusive em cursos ! É preciso ser muito bem investigado poderia ser filho nosso !

  2. Os operadores (tripulantes) tem plena noção que a atividade no mar, por si só, oferece riscos elevados. Colocar uma sugação em cima disso é irresponsabilidade. Uma instituição respeitada como a PRF não pode entrar no lugar comum destes “pseudo-cursos” que somente testam a rusticidades dos alunos, sem se preocupar com segurança, ou principalmente esquecendo-se do fato de se tratarem de pais de família, colegas, que amanhã poderão estar salvando vidas. Concordo Luis Albulque, pode ser um filho, um pai, e se trata com certeza de um irmão de armas.

  3. Temos que saber diferenciar o objetivo do treinamento, se é pra defender o Brasil ou a sociedade, muitos “Rambos” embutidos acham de treinar servidores públicos como se fossem fusileiros navais, combatentes de selva e infantaria, etc. O que tenho notado é que mesmo que esses policiais consigam o brevê do curso, sua vida saudável, tanto física como psicológica, na maioria das vezes fica reduzida a menos de 5 anos. O treinamento de quem vai ser tripulante operacional tem que ser revisto, pois muitos tiram o brevê mas podem ficar impedido de atuar por serem barrados pelo CMA. Temos que ter o cuidado na hora de treinar nossos tripulantes, pois a vida de todos a bordo depende tanto dele como a dos pilotos.

  4. Até qdo isso vai acontecer, essa metodologia está totalmente ultrapassada, estão querendo formar “caveiras” e infelizmente estão conseguindo!!!! Quase fui vítima no último curso realizado aqui em Fortaleza, passei 25 dias hospitalizado, detalhe, “também sei nadar e estava muito bem de saúde” e parece que eles não aprenderam. Tem que haver uma investigação rigorosa, e penalizar os culpados.

  5. Falou tudo ser Polícial é Bombeiro é uma coisa ser Militar forças especiais é outra . Precisamos evitar essas mortes estupidas estamos em 2012 ! Falou tudo comandante Rubem Junior GTA-AP ,Segundo dados do FBI Policial Federal norte americana em 1996 num estudo sobre alopração nos cursos mais deixam lesões nos políciais fisícas e psicologicas onde muitos departamentos de Polícia na EUROPA e ESTADOS UNIDOS TROCARAM SEUS METÁDOS DE ENSINO . Cabe apreender e aceitar pois esse estudo foi feitos por Psiquiatras e Psicologos todos Agentes do FBI. É INACEITAVÉL ESSAS MORTES EM PLENO 2012 !

  6. “O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO” (CHARLES DE GAULLE)
    AINDA É UM PAÍS MUITO ATRASADO SENHORES!

    QUE DIRÁ ENTÃO A NOSSA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, E A FORMAÇÃO ENTÃO NÃO SERIA DIFERENTE.

    NO BRASIL AINDA REALMENTE SE PENSA EM SELECIONAR E FORMAR “RAMBOS”, E ASSIM NOS CURSOS SE PRIORIZAM ELEMENTOS QUE MUITAS VEZES NÃO IRÃO CONDIZER COM A REAL NECESSIDADE PARA A ATIVIDADE FIM.

    TREINAMENTO NO MAR NÃO É PARA FORMAR “SUPER HOMEM”, AINDA MAIS SEJA COMO E COM QUAL FINALIDADE O TREINAMENTO EXECUTADO APENAS DE SUNGA, SEM QUALQUER EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA (ROUPA DE NEOPRENE, NADADEIRAS, MÁSCARAS, CAPACETE, LUVAS, COLETE SALVA-VIDAS E ETC), POIS VEJAMOS QUE ESTES SÃO OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA SALVAMENTO AQUÁTICO UTILIZADOS POR PROFISSIONAIS QUE DESEMPENHAM ESTAS ATIVIDADES NAS MAIS DIVERSAS UNIDADES ÁREAS PELO MUNDO.

    BASTA OBSERVARMOS A FORMAÇÃO DOS RESCUE SWIMMERS(NADADORES DE RESGATE NOS ESTADOS UNIDOS E OUTROS SÉRIOS PAÍSES!
    SEM SEGURANÇA NÃO SE FORMA UM BOM PROFISSIONAL COM SERIEDADE E DIGNIDADE, MAS SIM ALGUNS HOMENS QUE NO FINAL ACREDITAM SER “SUPER-HOMENS” POR TEREM SUPERADO LIMITES IMPOSTOS POR SEUS INSTRUTORES(TAMBÉM SUPER-HOMENS) MAS QUE AO FINAL DE TUDO EM MUITO NADA DE MAIS IMPORTANTE OU TÉCNICO-PROFISSIONAL SERÃO E TERÃO SERVIDÃO PARA SUAS CARREIRAS.

    SENHORES; SE ATÉ HOJE, EM 2012, NO SÉCULO 21 A NOSSA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA AINDA CONTINUA REALIZANDO MUITAS ATIVIDADES DA MESMA MANEIRA E EQUIPAMENTOS QUE DESDE DESDE SEU INÍCIO E AINDA PROPAGANDO ISSO COMO SE O MELHOR E MAIS TÉCNICO E EFICIENTE FOSSE E EXISTISSE, OQUE SE PODE ESPERAR ENTÃO DA FORMAÇÃO DOS OPERADORES DE EQUIPAMENTOS ESPECIAIS??!!!

    QUANDO A SERIEDADE, A SEGURANÇA, A VERDADEIRA INTENÇÃO DE MELHORES PROFISSIONAIS SE FORMAR COM O MELHOR QUE SE PODE FORNECER EM MATÉRIA DE EQUIPAMENTOS,TÉCNICAS, INSTRUTORES, INSTALAÇÕES, E TUDO MAIS QUE SE FOR POSSÍVEL COM INVESTIMENTO SÉRIO, TALVEZ DEIXAREMOS DE TER O DESPRAZER DE RECEBERMOS NOTÍCIAS DE ACIDENTES E MORTES EM CURSOS DE FORMAÇÃO.

    BASTA QUE SE APLIQUE INVESTIMENTO(R$R$R$R$R$R$R$R$) PARA EQUIPAMENTOS ADEQUADOS, SEGUROS, EFICIENTES PARA NOSSAS ATIVIDADES E PROFISSIONAIS SÉRIOS E COMPETENTES PARA A FORMAÇÃO.

    QUE O NOBRE POLICIAL DEUS ABENÇOE E TENHA BREVE E PLENA RECUPERAÇÃO.
    ABRAÇOS!

  7. NÃO QUERO FAZER APOLOGIA A “RALAÇÃO” EXCESSIVA, NEM TAMPOUCO A CURSO “AMAMÃEZADO”, MAS DEVEMOS SER MODERADOS EM NOSSOS COMENTÁRIOS, POIS NÃO PODEMOS PRESUMIR CULPABILIDADE DA EQUIPE DE INSTRUÇÃO ANTES DO TÉRMINO DAS INVESTIGAÇÕES.
    SEJAMOS SENSATOS E AGUARDEMOS O TÉRMINO DAS INVESTIGAÇÕES, PEDINDO AO NOSSO BOM DEUS QUE LEVE REFRIGÉRIO AOS CORAÇÕES DOS FAMILIARES DA VÍTIMA.
    FIQUEM COM DEUS E BONS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  8. Mataram o PRF…Em primeiro Lugar se informem corretamente antes de comentar. O Policial encontra-se hospitalizado e não morto!!!Alguns dos srs. estavam presentes na hora dos fatos para julgar o que ocorreu no ato da instrução? Chega a ser rídiculo uma pessoa comentar algo que não tem conhecimento de como aconteceu. Muito achismo para o meu gosto.
    QUAL FINALIDADE O TREINAMENTO EXECUTADO APENAS DE SUNGA, SEM QUALQUER EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA (ROUPA DE NEOPRENE, NADADEIRAS, MÁSCARAS, CAPACETE, LUVAS, COLETE SALVA-VIDAS E ETC)
    Também outro comentário sem conhecimento de causa…além do mais, estava eu realizando patrulhamento aéreo(Equipado com Fuzil), na cidade de Curitiba, quando soubemos de uma situação de afogamento em uma das cavas da região. Fomos os primeiros a chegar, meu equipamento a bordo era life belt, máscara com snorkel, neoprene. A vítima se encontrava submersa a pouquissimo tempo, pela sua concepção eu não teria equipamentos adequados para entrar na agua, pois lhe digo meu amigo, entraria só de sunga pois confio no treinamento que me foi dado pelos instrutores da PRF e no treinamento que realizo paulatinamente. Aguardem a divulgação exata dos fatos e com base nisso tecem seus comentários que em muitos casos são construtivos e feitos por pessoas que tem real conhecimento de causa.

    De Lima.

    Policial Rodoviário Federal
    Operador de Especiais da Base Curitiba.

  9. COMO SEMPRE A PRF ESTA QUERENDO AGIR DE FORMA SINGULAR SEM CONDIÇÕES DE EXECUTAR ESTE TIPO DE MANOBRAS, QUEM É INSTUTOR DESTE CURSO COM CURSO DE SALVAMENTO AQUÁTICO PAR ASABER O LIMITE DO SER HUMANO? QUEM RESPONDE PELO ATOS PRATICADO EM CIMA DOS ALUNOS!! FICA UMA RESALVA AOS 3 ANOS ATRÁS ACONTECEU PARECE-ME NO CEARÁ DEIXOU UM ALUNO HOSPITALIZADO!!! QUANDO VÃO ACABAR COM ESTA FARRA DE INSTRUTOR COM ALUNOS?????

  10. muito se fala sobre cursos, poucos dos que falam estiveram lá.
    julgar é fácil, treinar e operar já não é para todos…Peço comedimento aos companheiros que desconhecem o fato e julgam ao belprazer.
    Gostaria de parabenizar os companheiros da DPRF que vieram a público e informaram sobre os fatos, coisa que poucos fazem. Nós de MS estamos a disposição do DPRF para auxilio no que formos uteis..grande abraço
    Operações Aéreas!!!!!!!

  11. Fabio Brachetes. Te afirmo que se um ente ou amigo de sua pessoa estiver passando por situação difícil numa dessas praias desse imenso litoral e que são acompanhadas por Rodovias Federais e um helicóptero estiver por perto o sr. não perguntará se o treinamento daquela instituição foi de forma singular…

  12. O Curso de tripulante de Aeronave ou Operador de Equipamentos Especiais é muito ralado, pois para garantir sua segurança e da vitima o Policial de Segurança tem que ter um ótimo condicionamento físico e principalmente na água pois no mar não existe ninguém bom e toda segurança é pouca, sei que os PRF com os companheiros do Bombeiro não ia deixar em risco um colega.Acredito que vai ser esclarecido este fato isolado e que tenho certeza que o houve imprudência.

  13. Primeiramente o que vimos não são História, são fatos que acontecem neste curso da PRF, Segundo o Sr. Jardel fala em treinar e operar, mas ele treina o que!!! se nem opera sem anv. Isto é “operações Aéreas de papel”.

  14. Fabio Brachetes. Ficou claro que sua intenção aqui não é colaborar com bons comentários e sim denegrir a imagem de uma instituição. Agora desviou o foco dos comentários para uma pessoa que fez um comentário imparcial.

  15. O Brasil não é um País sério – é Fato.
    O problema é PRF deveria trabalhar só nas BRs, é o que diz a Constituição, o mar é lugar de Marinheiro ou Bombeiro treinado para tal.
    E olha que sou filho de patrulheiro rodoviário federal, que usava um três oitão e metia multa, hoje não, os PRF querem ser iguais as forças militares, pra isso já tem a PM, EB, BM, FAB, né.

  16. Senhores, lembremos do caso de nosso saudoso amigo Abinoao, morto por tubarões no mesmo curso em mato grosso, até quando ?

  17. Nobre José Carlos. Tenho absoluta certeza de que seu pai PRF não pensa como você. Também usei o calibre 38 e tive a honra de trabalhar com muitos da época do seu pai. São suas as palavras “O Brasil não é um país sério”. Pois lhe afirmo que o Brasil tem muita gente que acha que entende de muita coisa. Os tempos mudaram. A polícia vem ao longo dos tempos evoluindo. Pergunte ao seu pai como ele resgatava uma vítima no tempo dele, eu sei muito bem. Hoje os policiais teem instrução de atendimento pré-hospitalar nos CURSOS DE FORMAÇÃO, hoje temos helicópteros e convênio com o Serviço Móvel de Urgência o que nós leva a atender diversas vítimas de afogamento. Não ficamos a beira da praia aguardando um afogamento, como você pensa. Para melhor se inteirar antes de comentar te recomendo os links.

    http://resgatedoa-brasil.blogspot.com.br/search?q=afogamento

    Em especial o link abaixo:

    http://resgatedoa-brasil.blogspot.com.br/search?q=afogamento#!/2011/04/pinhaispr-h09-e-h06-decolam-para.html

    Quanto a constitucionalidade(assunto já discutido muito neste site) pergunte as vítimas salvas se elas estão preocupadas com isso. Pergunte se as vítimas resgatadas na Presidente Dutra pelo Águia da PM querem saber se lá é sua aérea de atuação. Te garanto que a população não quer saber se é um helicóptero da Marinha que pairou sobre seu telhado numa enchente para resgatá-lo!!

    E voce fugiu totalmente do foco aqui. A questão aqui é saber o que ocorreu, com base nisso os comentários serão feitos da melhor forma, ja que todas as instituições que possuem helicópteros tem ou enviam tripulantes para cursos deste tipo.

    De Lima.

    Policial Rodoviário Federal da Turma de 1994.

    Operador de Equipamentos Especiais da Turma de 2006.

  18. Acredito que deveria haver uma padronização a Nivel Nacional nos Cursos de Tripulante Operacional com Ciclo de Palestras nos moldes dos que são realizados na Segurança de Vôo envolvendo todas as Unidades Policiais que Operam Aeronaves afim da eleboração de um POP para Formação dos Tripulantes.

  19. Caros amigos, acho que posso falar com alguma propriedade sobre esse evento,sou Policial Civil aqui no Ceará e Trip. Operacional do nosso grupamento aéreo CIOPAER – CE e no último curso de Op. de Equipamentos realizado pela PRF aqui em Fortaleza posso dizer que fui vítima de alguns excessos nas instruções de “SALVAMENTO?? aquático” por parte de alguns instrutores do curso, fiquei hospitalizado 25 dd com derrame pleural resultado de líquido nos pulmões, e fui salvo, diga-se de passagem por conta de uma apendicite a qual reclamava de dores abdominais e alguns diziam que era “macete”, que eu queria abandonar o curso e estava com historinha pq não queria pedir p sair, resultado, os médicos descobriram que além da apendicite estava com um pulmão tomado de líquido o que resultou numa cirurgia para a colocação de drenos para sua retirada, como a própria equipe médica falou, graças ao meu condicionamento físico á época do curso foi o que me ajudou, pois se passassem mais alguns dias poderia ter uma septicemia (infecção generalizada) e seria assim mais uma estatística desses cursos.
    O que quero mostrar aqui é que devido a essa metodologia totalmente ultrapassada de expor o aluno a sofrimentos desnecessários é o que resulta nesse tipo de ocorrência , deixem que a natureza ponha o aluno a prova, não precisa 4 ou 5 instrutores, que as vezes não tem nenhuma experiência prática, mas só porque sofreu no curso que ele fez fazer o mesmo com os alunos. Sei tbm que ao fazer parte de um curso de Op. Especiais estamos sujeitos e cientes de todas as dificuldades que passaremos, não sou idiota de pensar o contrário, mas , já tivemos exemplos de como não fazer então por que continuamos a ter esses excessos nesses cursos?? Não sei o que houve ou o que fizeram com o aluno, mas uma parada cardíaca numa instrução de água nos leva a pensar muitas coisas que possa ter ocorrido, espero que ele se recupere sem sequelas. Concordo plenamente com a padronização desses curso de TOP, pois em alguns estados eles são ministrados como se fossem “caveiras”. Somos formados para salvar vidas e não para tirá-las. Agradeço aqui o espaço para esse debate.

    ALFREDO ARNAUD – Trip. Operacional
    CIOPAER – CE

  20. Parabéns ao colega que citou a padronização de procedimentos como forma de buscar a excelência dos processos produtivos, principalmente por destacar e indicar a criação de procedimentos comum a todas as OASP (Organização Aérea de Segurança Pública).
    Aqui em São Paulo temos um instrumento que nos auxilia em situações de não conformidades como a ocorrida, usamos o PTAC (Procedimento Técnico de Análise de Conduta), que tem o objetivo de apurar os motivos que geraram falha no procedimento (não tem finalidade punitiva, sequer cita o nome dos profissionais envolvidos). O PTAC busca definir se ocorreu falha no procedimento por causa de sua aplicação incorreta, procedimento desatualizado ou errado, falta de instrução por parte do usuário do procedimento e outros. Com isso busca-se uma melhoria na forma de fazer, aproveitando e aprendendo com o erro.
    Conhecer o fato, como realmente ocorreu, poderá prevenir outros eventos e impedir erros antigos com pessoas novas.
    Desejo que o colega hospitalizado se recupere em breve!
    Parabéns aos demais pela maturidade no debate, lembrando que o contraditório é construtivo.

  21. Sim, é lamentavel o incidente, mas temos que saber que a função já é difícil, então se não conseguirmos se salvar, como vamos salvar alguém.
    Então não condene antes de saber o que aconteceu.

    SOBREVIVER PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER!!

  22. Concordo com o Cap Romildo e com o PRF De Lima. Somente quem estava lá sabe exatamente o que ocorreu. Prefiro aguardar o resultado das investigações para emitir cometários.
    Que Deus proteja o policial internado.

    Cap Ximendes
    BAvOp / PMDF

  23. SOMENTE QUEM ESTAVA LÁ É QUE PODE FALAR!!!
    ENTÃO BASTA TODOS APRECIAREM O QUE DISSE O SR ALFREDO ARNAUD – Trip. Operacional
    CIOPAER – CE!!!

    PRECISA DE MAIS ALGUMA COISA PARA PODERMOS COMENTAR??!!

    SR DE LIMA; O SENHOR ME PARECE UM DESSE QUE IMAGINA QUE TRIPULANTE OPERACIONAL EM CURSO DE FORMAÇÃO OU ATÉ MESMO DEPOIS DE FORMADO TEM QUE SER “SUPER-HOMEM”!

    SE QUEM VAI SALVAR QUEM PARA O CIDADÃO NÃO IMPORTA EU CONCORDO PLENAMENTE E CERTAMENTE TODOS CONCORDAM!!

    O QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO NÃO SE TRATA DESTE ASSUNTO MAS SIM DO COMO SE PROCESSA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL!!

    SE VOCÊS QUEREM REALIZAR SALVAMENTO AQUÁTICO, PATRULHAMENTO, E OUTRAS TANTAS ATIVIDADES POSSÍVEIS NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, ENTÃO QUE TRANSFORMEM SUA ORGANIZAÇÃO IDÊNTICA À “GUARDA COSTEIRA AMERICANA”!!!
    POIS VERIFICASSE QUE ESTA ANTIGA E TÃO CÉLEBRE INSTITUIÇÃO TEM PODER PARA REALIZAR TODAS ESTAS OPERAÇÕES E COM UMA FORMAÇÃO DE DAR INVEJA EM TODOS OS SENTIDOS.

    ESTAMOS FALANDO DE FORMAÇÃO!!! CURSO!!! ALUNOS!! INSTRUTORES!! ACIDENTE COM VÍTIMA DE AFOGAMENTO!!! E PEDIMOS A DEUS QUE S RECUPERE EM BREVE.

    SE ALGUÉM DEVERIA ENTÃO AQUI DAR ALGUMA EXPLICAÇÃO SOBRE OS FATOS, CERTAMENTE TAMBÉM NÃO É O SENHOR O QUAL LÁ NÃO SE ENCONTRAVA NAQUELE MOMENTO!! “PENAS ESTÁ PUXANDO A SARDINHA PARA A SUA BRASA””!!!
    PODE TER CERTEZA MUITAS QUE AQUI ESTÃO OPINANDO ALGUMA EXPERIÊNCIA JÁ TEVE PARA PODER SE BASEAR!!

    COMO DISSE NO INÍCIO: (SOMENTE QUEM ESTAVA LÁ É QUE PODE FALAR!!!
    ENTÃO BASTA TODOS APRECIAREM O QUE DISSE O SR ALFREDO ARNAUD – Trip. Operacional
    CIOPAER – CE!!!)

    QUER PREPARAR O INDIVÍDUO PARA SALVAMENTO AQUÁTICO?? ENTÃO QUE OS PREPAREM DE MANEIRA SÉRIA, COMPETENTE E PROFISSIONAL À ALTURA DAS MISSÕES QUE LHES SERÃO IMPOSTAS.

  24. Caro Brachetes,primeiro:
    só se treina um tripulante na aeronave??
    extranho pois 80% do curso se dá no chão…pois a parte de resgate, orientação, segurança aeronautica,navegação, TASA, APH, meteorologia, e dai por diante para aqui não citar as outra 20 matérias estudadas por um tripulante no curso de capacitação.E se vossa senhoria não sabe treinamos e muito com a PRF, BAVEX, Esquadrão Pelicano, IBAMA NOA entre outros,etc.
    segundo: o Sr opera em que area??
    Concordo com o Sr que nossa aeronave está baixada(Bell 206) e que nossa segunda aeronave(AS 350 B30 ainda não se encontra em operação, devido a falta de seguro.
    quanto ao termo Operações Aéreas de papel, acredtio que ou o Sr desconhece a tripulação do CGPA ou simplesmente gostaria de aparecer..
    Grato

  25. Tudo isso é a total falta de interesse do Governo Federal em implantar uma política nacional para a Aviação de Segurança Pública. Cadê o CONAV Sr. Ministro da Justiça e Sra. Secretária Nacional de Segurança Pública.

    Lamentável

    TC Gonçalves – PMDF

  26. Concordo com o Cap Romildo, Cap Ximendes e com o PRF De Lima.

    Somente quem estava lá sabe exatamente o que ocorreu. Assim, também prefiro aguardar o resultado das investigações para emitir comentários.

    Devemos lembrar que existem outros acidentes e incidentes já relatados nesse site, que aconteceram em outras Unidades de Aviação de Asas Rotativas,sendo alguns sobre responsabilidade do CENIPA em apontar as causas que levaram a morte de tripulações completas, e outros, menos graves, pela área competente de cada Instituição.

    Que Deus proteja o colega PRF que encontra-se hospitalizado.

    PRF Jeferson Antonio Espindola
    Cmte Operacional de Helicóptero – ANAC 102197
    DOA/DPRF – Brasilia/DF

  27. ANDRÉ LUIS. Lamento não ter entendido o que eu disse. Numa próxima tento desenhar para você. De momento, vou me restringir às preces ao meu amigo. Desejo a todos bons comentários para um futuro melhor à Aviação de Segurança Pública.

  28. NOBRES SENHORES AQUI PRESENTES;
    Sr DE LIMA NOBRE POLICIAL RODOVIÁRIO OBRIGADO PELA SUA PREOCUPAÇÃO E BOA VONTADE EM ME AJUDAR E ENTER SEU COMENTÁRIO.

    NÃO SE OFENDA POIS ESTA NÃO É A INTENÇÃO, E EDUCAÇÃO CABE EM QUALQUER LUGAR, AINDA MAIS EM NOSSO MEIO TÃO PROFISSIONAL, ONDE PRATICAMENTE PODEMOS TODOS NOS CONSIDERAR IRMÃOS, CASO TBÉM SEJA O VOSSO ENTENDIMENTO.

    TIVE PLENA OBSERVÂNCIA DE TODOS OS COMENTÁRIOS ATÉ ENTÃO AQUI PUBLICADOS, CERTO DE QUE É DESCONFORTÁVEL SABERMOS QUE SE TRATA DA SAÚDE E INTEGRIDADE DE UM COLEGA,IMPONDO TALVEZ RISCO DE MORTE, O QUE É MAIS CERTO AINDA NÃO QUERERMOS ISSO JAMAIS, E QUE SUA RECUPERAÇÃO SEJA BREVE E PLENA, AINDA MAIS PORQUE É UM DE SUA INSTITUIÇÃO.

    PORÉM CARO Sr DE LIMA, COMENTÁRIOS POR PARTE DE ALGUNS AQUI, SÃO PERFEITAMENTE EFETUADOS MEDIANTE CERTO CONHECIMENTO, PODE ATÉ REALMENTE NÃO SER O VIVIDO NO MOMENTO DO CITADO CURSO EM QUESTÃO, PORÉM NÃO SE ESQUEÇA DE OBSERVAR QUE AQUILO QUE EU ESCREVI AINDA MENCIONEI O COMENTÁRIO DE OUTRO POLICIAL QUE REALIZOU O MESMO CURSO E VIVEU NEGATIVA EXPERIÊNCIA SEMELHANTE AO DO COLEGA AFOGADO!

    PARA SEU CONHECIMENTO Sr DE LIMA, COM TODO O RESPEITO, EM 24 ANOS DE CARREIRA JÁ REALIZEI DIVERSOS CURSOS NA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA( SALVAMENTO EM ALTURA, SALVAMENTO TERRESTRE, RESGATE E SALVAMENTO EM ENCHENTE E CORREDEIRAS, RESGATE EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS, ATENDIMENTO A OCORRÊNCIAS COM PRODUTOS PERIGOSOS, TRIPULANTE OPERACIONAL,MERGULHO AUTÔNOMO, BEM COMO EM COMO INSTRUTOR E AUXILIAR EM ALGUNS CURSOS. EM TODOS ESTES ANOS NESSA “INDÚSTRIA VITAL” NOBRE COLEGA, NÃO FOI UMA E NEM DUAS SITUAÇÕES SEMELHANTES QUE JÁ PRESENCIEI; INCLUSIVE COM RESULTADO ÓBITO DE MAIS DE UM COLEGA!!!
    AINDA, EU MESMO FUI VÍTIMA DE QUADRO DE HIPOTERMIA EM INSTRUÇÃO AQUÁTICA DURANTE CURSO!

    SIMPLESMENTE A QUESTÃO QUE SE OBSERVA E SE LEVANTA AQUI É REALMENTE AS NECESSIDADES E QUALIDADES DESSAS INSTRUÇÕES!

    CASO O SENHOR NECESSITE DE DESENHOS PARA ALGO PODER ENTENDER NESSE SENTIDO, SOLICITE Á ALGUM DESENHISTA DISPONÍVEL NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBICA.

    EU NÃO O SOU E O QUE ESCREVO, ESCREVO COM FUNDAMENTO. NÃO ESTOU QUESTIONANDO SE NO REFERIDO CURSO ONDE O ACIDENTE OCORREU HOUVE ESTE OU AQUELE ACERTO, MAS PODE TER CERTEZA QUE NOS ÚLTIMOS 6 ANOS NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA TENHO PARTICIPADO E PESQUISADO MUITO COMO SE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO PARA SALVAMENTO AQUÁTICO ENVOLVENDO TRIPULAÇÃO EMBARCADA.

    EXISTE SIM AQUELA DESENVOLVIDA APENAS DE SUNGA NOBRE COLEGA, PORÉM MUITO BEM CONTROLADA EM AMBIENTE CONFINADO DE PREFERÊNCIA; PORÉM QUANDO LANÇADOS AO MAR, EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, EPI E ETC SÃO INDISPENSÁVEIS PARA O SUCESSO E GARANTIA DA INTEGRIDADE DO HOMEM E UM APRENDIZADO IDEAL E PERFEITO.

    APROVEITO A OPORTUNIDADE SENHOR E DE LIMA E DEMAIS COLEGAS DA AVIAÇÃO SEG. PÚBL. QUE AQUI PARTICIPAM, PARA DEIXAR MINHA SUGESTÃO DE QUE ENTÃO NOS MOBILIZEMOS EM FAZER DE FATO, ALGO DE CONCRETO PARA MUDANÇAS NO SENTIDO DE UMA PADRONIZAÇÃO DOS CURSOS, NA FORMAÇÃO DE TRIPULANTES E DE “NADADORES DE SALVAMENTO AQUÁTICO”!!

    SUGIRO ACESSAR O LINK E APRECIAR O MANUAL DE FORMAÇÃO DE “RESCUE SWIMMER” DA USCG. QUEM SABE O SENHOR ENTENDE MELHOR O QUE QUERO DIZER SOBRE O ASSUNTO “FORMAÇÃO ADEQUADA”. http://isddc.dot.gov/OLPFiles/USCG/009570.pdf
    JÁ FICA O MANUAL DE PRESENTE!

    ABRAÇOS, BREVE E PLENA RECUPERAÇÃO AO POLICIAL ACIDENTADO.

  29. Prezado André Luiz,

    Fiquei impressionado com vosso currículo, gostaria um dia de ser Policial trabalhar com helicópteros.

    Gostaria de saber como faço para entrar em contato, para pegar umas dicas de como me preparar para esta carreira.

    O senhor trabalha em qual lugar da aviação policial?

    Paulo Silva de Oliveira
    São Paulo/SP

  30. Prezado ANDRÉ LUIS(Em caixa alta). Antes de mais nada gostaria de me desculpar por sair do foco daquilo que deveríamos estar centrados, mas sera por um bom motivo. Quando o sr. disse “PENAS ESTÁ PUXANDO A SARDINHA PARA A SUA BRASA””!!!, “SE VOCÊS QUEREM REALIZAR SALVAMENTO AQUÁTICO, PATRULHAMENTO, E OUTRAS TANTAS ATIVIDADES POSSÍVEIS NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, ENTÃO QUE TRANSFORMEM SUA ORGANIZAÇÃO IDÊNTICA À “GUARDA COSTEIRA AMERICANA”!!!” deu a entender que se equivocou com tudo o que eu disse e me levou a crer que tem alguma rusga, não com a minha pessoa, mas sim com a instituição e pior que isso, me pareceu não ser nem da área, por isso que faco questão de me identificar nos comentários(deixando bem claro meu nome, instituição e local em que trabalho).
    Sr. Andre Luis, diante de sua nova explanação, considerando a todos como irmãos e invejável currículo, pude observar as linhas perdidas em nossos “debates”. Diante dos fatos peco desculpas se o deixei chateado por algum motivo e o parabenizo pela excelente sugestão feita neste seu novo comentário que ao se juntar aos novos que virão certamente poderão renderão bons frutos.

    Sr. Andre Luis, mesmo não sabendo quem e o sr e qual instituição trabalha, lhe digo que Nossa Divisão de Operações Aéreas do DPRF esta de portas abertas ao sr. e demais irmãos das varias instituições e sabemos que a reciproca e a mesma.

    Peco a todos que orem pelo irmão hospitalizado.

    PRF De Lima.
    Operador de Equipamentos Especiais-Base DOA/PR

  31. A certeza de descontrole que vejo está atrás dos teclados…

    Atividades de risco nunca são totalmente controladas. Claro que existe todo um gerenciamento que começa na direção, passando pelos planos de aula e de segurança, até o elemento mudo que segura o álbum seriado. A coordenação sabe disso e ainda assim teve a coragem de fazer funcionar um curso extremamente caro, obeso administrativamente e que sempre serve de alvo dos anti-aéreos que todas as corporações tem.

    Saúde ao colega-aluno a tripulante da PRF.
    Muita luz e resignação aos irmãos da coordenação do referido curso para que possam de maneira JUSTA, se explicar, apontar os erros (se houveram – ainda em apuração) e evita-los futuramente.

    VOAR, PAIRAR, SALVAR!

    Sgt Moisés, TOp13 – GAVOP/CBMDF.

  32. O site Piloto Policial encerra os comentários neste post. Os comentários de pessoas anônimas ou com e-mails inválidos NÃO foram publicados.

    Eduardo Beni
    Editor Piloto Policial

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