Problematização do Tiro de Contenção Embarcado em Aeronaves da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Anúncio

Maj Rogério Cosendey Perlingeiro
Maj Fernando Salles de Mendonça
Cap André Mauricio Penha Brasil

Resumo

Desde o início das operações com helicópteros os tripulantes operacionais (TO) foram treinados para executar tiros com a maior precisão possível e, principalmente, a identificar com clareza as tropas e ameaças a segurança da aeronave. Considerando que no ambiente em que opera o helicóptero não existem cobertas e abrigos, as únicas defesas são o vôo a baixa altura, velocidade e o Tiro de Contenção (TC). [8]

Problematização do Tiro de Contenção Embarcado em Aeronaves da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

O presente artigo tem por finalidade analisar a forma de execução e a necessidade de realização do TC a partir de aeronaves do Grupamento AeroMóvel(GAM) bem como a justificativa para tal prática, e comparar com outras unidades aéreas, policiais ou não. A metodologia do estudo visa, através da observação do histórico da unidade e dos relatórios de consumo de munição nos seus dez anos de existência, confrontar as horas voadas em operação, com ou sem a realização de disparos de armas de fogo, com os resultados obtidos em termos de policiais, civis e elementos hostis feridos, além disso serão realizadas entrevistas com os envolvidos.

A análise da relação entre o número de disparos e o número de feridos nas operações em que o GAM/Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) prestou apoio às Unidades operacionais (UOp)/ Unidades Operacionais Especiais (UOpE) da PMERJ e em outros estados é de fundamental importância para justificar tal prática pelos TO.

Palavras-chave: Tiro de Contenção, Grupamento AeroMóvel, Helicópteros, Disparos de Aeronaves

 Niterói, 30 de dezembro de 2012.


Acesse aqui o artigo completo 


O presente artigo científico foi elaborado a pedido do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Os autores são integrantes do Grupamento AeroMóvel (GAM) da PMERJ.


1 COMENTÁRIO

  1. Excelente material produzido pelos especialistas em tiro policial do GAM! Ha muito tempo venho levantando a bandeira de que A PRODUCAO DE TRABALHOS CIENTIFICOS EH INDISPENSAVEL PARA A SOBREVIVENCIA DA UNIDADE! Mas mesmo com todo o amparo tecnico-cientifico, vale lembrar o recente (triste) episodio o ocorrido com o Cmte Adonis, do SAER-PCERJ: mesmo apos uma BEM SUCEDIDA OPERACAO, com utilizacao de boa comunicacao, imageador termico, etc, a tripulacao foi questionada, em rede nacional de televisao, se deveria agir como agiu… Se nos fossemos aquaviarios, eu diria que “o mar nao esta pra peixe”; como somos aeronautas, faco raciocinio analogo: “o ceu nao esta para os audazes”! Bons voos e PRUDENCIA a todos! Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / Fundador do GAM; Tripulante Operacional (CTO 2002) e Comandante de AS-350

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários