Comentários para “SAER/RJ: O reforço que vem dos céus”

  1. Rodrigo Duton disse:

    Parabéns aos amigos da SAER pelo desempenho de tão nobre e arriscada missão sobre as áreas urbana do nosso Rio de Janeiro!

    Especialmente tratando-se do meu amigo ADONIS, registro aqui todo o meu respeito e admiração por esse profissional que é considerado hoje o melhor piloto policial do Brasil!

    Muito sucesso e bons voos!!

    Rodrigo Duton – CAP PMERJ / PCH
    Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM)

  2. Hoje não existe mais a CAOA (Coordenadoria Adjunta de Operações Aéreas), mas sim a SAOA (Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas) que é ligada à Subsecretaria Militar da Casa Civil (SSMCC), não mais à Coordenadoria Militar da Casa Civil (CMCC).

    Desde janeiro de 2007 extinguiram-se os termos “Coordenadoria” e passaram a adotar os termos “Subsecretaria”.

    Na prática, pouco ou nada mudou!

    Tive o prazer de trabalhar na CAOA entre os anos de 2003 e 2006. Nesse período, fizemos grandes reformas no hangar de manutenção, alojamentos dos pilotos e tripulantes, bem como reformamos todo o prédio principal.

    Deixamos a casa arrumada para o que hoje chama-se “SAOA” e está sob nova administração.

    Att,

    Rodrigo Duton – CAP PMERJ / PCH
    Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM)

  3. MAJ GONÇALVES disse:

    Parabéns a toda equipe do SAOA, ficamos felizes quando vemos os estados investindo em treinamento e capacitação. Sabemos dos perigos que cercam a nossa atividade diariamente e com profissionalismo e seriedade vamos alcançar o tão desejável nível de excelência.

    Parabéns a todos.

    Maj Gonçalves
    Assessor Especial de Aviação Policial – DFNSP
    Presidente do CONAV – SENASP – MJ

  4. Rodrigo Duton disse:

    Prezados amigos,

    Desculpem-me se causei algum mal entendido com o meu segundo comentário nessa postagem…

    Para sanar eventuais dúvidas, passo a explicar:

    Atualmente (2010) o Estado do Rio de Janeiro possui quatro órgãos de aviação distintos e independentes:

    GAM – Grupamento Aéreo e Marítimo da PMERJ, criado em 21/03/2002. Opera aviões e helicópteros.

    SAER – Serviço Aeropolicial da PCERJ, criado em 2004, salvo engano. Opera exclusivamente com helicópteros, sendo um deles o HUEY II (sapão, também chamado “Caveirão do ar”).

    GOA – Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ, criado em 2004, salvo engano. Opera somente com helicópteros pois seu único avião, o AIRTRACTOR, acidentou-se em maio desse ano e teve perda total.

    SAOA – Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas, da Casa Civil. Opera exclusivamente com helicópteros, possuindo a maior frota do Estado do RJ. Possui AS 365 N1 Dauphin, EC 135, AS 355 e AS 350 BA e B2.

    A SAOA foi batizada como Subsecretaria em janeiro de 2007. Até então era uma Coordenadoria (CAOA).

    A SAOA chama-se CAOA entre 2003 e 2006 (Governo de Rosinha Garotinho).

    Entre 1985 até 2003, era a famosa “CGOA” – Coordenadoria Geral de Operações Aéreas.

    Antes de ser CGOA, era chamada de “Assessoria Aeropolicial”, criada em 1971.

    A Assessoria Aeropolicial foi a primeira unidade aérea do Brasil a utilizar helicópteros em missões policiais e de defesa civil.

    Att,

    Rodrigo Duton – CAP PMERJ/PCH
    Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) – PMERJ

    Resposta do Site: Caro Duton obrigado pelas informações, pois delas corrigi o artigo. Não houve engano seu. Eu corrigi e mantive seu comentário. Obrigado pela ajuda.

    Abraços

    Eduardo Beni

  5. VERA disse:

    PARABENS AO PILOTO ADONIS,POR SUA COMPETENCIA PROFISSIONAL E BRAVURA.
    DA COLEGA VERA

Deixe um comentário

Não serão publicados comentários de autoria anônima.