Sorocaba terá ampliação dos serviços móveis de urgência e emergência

Anúncio

São Paulo – Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Prefeitura de Sorocaba, representantes das secretarias Estadual e Municipal da Saúde definiram detalhes para a reorganização e a ampliação dos serviços móveis de urgência e emergência.

A principal novidade é que a cidade e a região passarão a contar com um nível ainda mais especializado de atendimento móvel. O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) é estadual e considerado a tropa de elite do atendimento móvel, contando com serviços terrestres e aéreos. A primeira equipe do Grau chegará à cidade com 10 médicos e 11 enfermeiros e dará o suporte especializado principalmente aos casos de trauma e acidentes graves.

GRAU Resgate aeromédico

Maria Cecília Damasceno, assistente técnica de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, informa que a chegada da equipe de atendimentos terrestres do Grau a Sorocaba está prevista para o terceiro trimestre deste ano, mas as mudanças no sistema de atendimento móvel começam antes.

A primeira medida é a efetiva unificação das centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e do Corpo de Bombeiros (193). “Esta é uma situação diferenciada, inédita no Estado”, frisa a assessora.

Atualmente, as centrais dos dois órgãos ficam no mesmo espaço físico, na rua Aparecida, mas possuem atendimentos separados. “Com a unificação, os atendimentos serão mais rápidos e haverá redução dos chamados nos dois serviços”, sentencia a assessora. Isso ocorrerá porque as chamadas repetidas da mesma ocorrência serão identificadas mais facilmente, otimizando a regulação do caso e o envio do serviço adequado ao local do atendimento.

Segundo Maria Cecília Damasceno, há quase três anos, em uma iniciativa semelhante, as centrais de emergência da Polícia Militar (190) e dos Bombeiros (193) foram unificadas na cidade de São Paulo e o número de chamadas ao Corpo de Bombeiros teve uma redução de 2 mil ligações por mês, caindo de 8 mil para 6 mil.

Para o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e Região, tenente-coronel Augusto dos Santos Galvão Júnior, a expectativa para as mudanças é bastante positiva. “O comando do grupamento de Bombeiros está sempre buscando melhorias para o sistema, o mais importante é que a população é quem ganha com essa unificação das centrais a vinda do Grau para Sorocaba”, comenta.

A central única de regulação dos chamados de urgência e emergência ficará em um espaço que já está sendo preparado no prédio municipal que abriga a unidade do Corpo de Bombeiros no bairro do Éden.

A área tem 700 metros quadrados e é composta por cinco salas, mais refeitório e alojamento (para o Samu), além de outras estruturas de apoio. No local, explica o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Moreno, serão atendidas todas as chamadas feitas para os dois telefones, porém de maneira centralizada. “Haverá um médico para fazer a regulação e direcionar o atendimento indicado para cada caso”, explica.

Para que Sorocaba possa receber a ampliação do Sistema de Resgate a Acidentados do Estado, destaca o secretário, além do diálogo e abertura para parceria com o Estado, também já foram tomadas as providências para a habilitação do Samu Regional.

“Verificamos que, apesar de estar funcionando há alguns anos, o serviço só está habilitado para atendimento municipal. Para a vinda do Grau a Sorocaba estamos unificando a central e, naquele novo local, obteremos a habilitação e oficialização do Samu Regional”, comentou Moreno. Atualmente, fazem parte do Samu Regional as cidades de Sorocaba, Votorantim, Piedade, Ibiúna, Pilar do Sul, Iperó, Araçariguama e Mairinque.

aguia

Grupamento de Radiopatrulha Aérea

Além do atendimento terrestre do Grau, Maria Cecília Damasceno, assessora técnica do Estado, confirma que Sorocaba também terá atendimentos do Grupamento Aéreo da PM para as urgências e emergências.

O início desse serviço não tem data prevista, já que depende de profissionais e treinamentos muito específicos, mas, em um primeiro momento, o suporte aéreo será feito pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. Posteriormente, existe o compromisso de atender à Região Metropolitana de Sorocaba com uma aeronave própria do Grau, um helicóptero ambulância fixo para Sorocaba e região.

Segundo a assessora, o Sistema de Resgate a Acidentados contempla vários serviços e, pelo perfil da demanda e pela importância que tem, Sorocaba vai se igualar às regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e São José dos Campos, que possuem todos os tipos de serviços, incluindo a aeronave da PM dedicada ao Grau.

Com a criação da equipe terrestre e o uso do helicóptero da PM, Sorocaba estará no mesmo nível do sistema que as regiões de São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários