Inspetores e escrivães da Polícia Civil do Ceará pretendem pilotar helicópteros da CIOPAer

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Ceará – Na tarde dessa sexta-feira (10), deverá acontecer uma reunião na Secretaria de Segurança Pública para tratar da possibilidade de inspetores e escrivães da Polícia Civil, desde que tecnicamente habilitados, também possam pilotar aeronaves policiais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAer).

O SINPOL – Sindicato dos Policiais Civis do Ceará solicitou uma audiência com o Secretário da Segurança Pública do Estado para tratar desse assunto. Atualmente, delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar estão autorizados a pilotar as aeronaves da CIOPAer.

O estado do Ceará possui essa regra quando as aeronaves são utilizadas de forma integrada por policiais civis, policiais militares e bombeiros militares.

Helicópteros da CIOPAer do Ceará. Foto: Queiroz Netto e Marcos Studart.
Helicópteros da CIOPAer do Ceará. Foto: Queiroz Netto e Marcos Studart.

12 COMENTÁRIOS

  1. Meu nome é Hildo, foi Escrivão de Policia do Estado do Ceará e depois foi Inspetor de Policia do Estado do Ceará. Meu sonho é ser Piloto Policial. Consegui ser Piloto Privado de Helicóptero por conta própria, sem nenhum gasto para o meu Estado, inclusive com o curso Teórico de Piloto Comercial, mesmo assim nunca foi me dada a chance sequer de pertencer a CIOPAER, mesmo em outra função que não fosse a de Piloto. Hoje não faço mais parte da minha querida Polícia Civil do Ceará, pois sou Policial Rodoviário Federal, contudo fico na torcida que os amigos Escrivães e Inspetores consigam chegar ao posto de Piloto da CIOPAER, visto que são cargos de nível superior assim como os companheiros Delegados e Oficiais.
    As policias de nosso Brasil deveriam brigar para unir e não para separa. Todas deviam ter um carreira única. Unidos somos mais fortes.
    Espero que nossos governantes e administradores cearenses, da nossa CIOPAER, sejam promotores desta mudança e recebam Escrivães e Inspetores como Pilotos. Tenho certeza que estes darão o melhor de si para fazer valer os seus sonhos e para contribuir com a segurança pública de nosso Estado.

    • Sou o insp Erivaldo,tripulante atualmente na CIOPAER e recém checado Piloto Privado de avião pela voe floripa em Florianópolis. Amo o que faço, poder participar da CIOPAER, foi uma realização de um sonho e um percurso de luta, antes de ingressar fiz o CMAUT, depois CSAlV pelo corpo de bombeiro do Ceará, local em que fiz várias amizades e obtive grande aprendizado e amizades, depois conseguir ingressar na CIOPER e fazer o CTOP, daí em diante foram várias missões e uma grande satisfação participar delas, bem como sou grato a todos os meus instrutores que muitos além dos pcs,são PMs e Bms que devido a integração há uma maior relação de próximidade,apesar das barreiras históricas. Somente após esse percurso dei inicio o curso de piloto privado no qual fiz por uma realização pessoal, na qual agradeço a Deus por todas as benças, também tenho grande orgulho das missões que participei pela polícia civil e espero as mudanças no tempo de Deus, pois sei das barreiras que existem, mas acredito na evolução das coisas e no geral vejo um bom relacionamento entres os inspetores e oficias da pm e bm, bem como com os delegados e praças, que muitos destes tenho admiração e respeito.

  2. Tenho certeza que a decisão se dará a partir das condições técnicas, que mostra ser perfeitamente possível a inclusão dos inspetores e escrivães. A Ciopaer já desempenha um valioso trabalho no Estado e essa agregação tornará a instituição ainda mais forte.

  3. Na condição de presidente do sindicato dos policiais civis estaremos defendendo esse pleito. Gostaria de dizer que no Ceará não tem disso não, mas infelizmente aqui existe uma norma (portaria), a nosso ver abusiva, que proibe a pilotagem por parte de Inspetores e Escrivães, mas estamos confiantes que hoje estaremos mudando essa história. Agradeço publicamente ao amigo Virgilio Dantas, gestor do GTA-SE, assim como outros colegas, pela ajuda que nos tem dado na defesa desse demanda.

  4. Sou totalmente contra a ideia de permitir que Inspetores e Escrivães pilotem as aeronaves do Ciopaer, já que só a autoridade policial, ou seja o delegado de policia, possue o conhecimento juridico necessário para tal atividade. Quanto aos Pm’s, acho que eles podem sim ajudar os delegados nessa atividade.

    • Sua afirmação denota completa vaidade e prepotência a respeito do assunto, voar exige capacidades técnicas e não jurídicas, não possui qualquer embasamento plausível, o comandante é a autoridade maxima dentro da aeronave, isso está no regulamento de tráfego aéreo, o mesmo no qual está sujeito qualquer profissional da aviação, o fato é que não se tem a humildade para aceitar que um inspetor ou escrivão esteja no comando, o espírito inicial das forças policiais em sua origem é o de servir e proteger isso implica em reconhecer as capacidades técnicas e habilidades ligadas a função independente de patente ou posto.

  5. Voar é uma atividade de extrema responsabilidade com a vida e não sei se seria adequado à segurança, o operador dividir a atividade com outras atuações já que aviação é de extrema importância o aprefeitçoamento, estudo e prática constante de pilotagem. Lembrando que os hábitos do dia a dia os fatores emocionais, saúde física e psicológica são fatores importantíssimo para o exercer de uma atividade profissional. E li dando com vidas, se torna muito mais relevante uma dedicação “Exclusiva” à aviação.

  6. E quanto aos praças da PM e dos Bombeiros?. Não é justo que escrivães e agentes de policia pilotem aeronaves e eles não! Pelo menos nos Estados mais ricos como é caso aqui do DF, cada policia tem as suas aeronaves separadamente.

  7. Sou tripulante operacional, e hoje estudo para ser mecânico de aeronaves da CIOPAER-ce. e membro da mesma a 20 anos, e tenho certeza que para pilotar uma aeronave, seja ela de asas fixas ou asas rotativas independe de seu posto, graduação ou cargo ocupado, delegado, oficial, escrivão, inspetor ou praças, para pilotar vai depender de seu intelecto e prática para tal, o fato da pessoa ser escrivão, inspetor ou praça não os tira seu intelecto ou prática ou os deixa mais ou menos ignorante que o outro e para que possamos ver que isso é possível é só nos dá oportunidade para tal como acontece com outras coirmãs desde já um abraço a todos irmãos.

  8. Desejo sucesso aos colegas do sindicato nessa tentativa. Já passou da hora dos órgãos de segurança pública permitirem que seus diversos cargos afins (policiais e bombeiros) possam integrar seus quadros como pilotos, exigindo não um cargo ou patente, mas sim capacidade técnica.

    Desde sua criação, a Polícia Federal permite que servidores ocupantes de cargos da área policial (agentes, delegados, escrivães, papiloscopistas e peritos) possam participar dos processos seletivos para integrarem suas fileiras como pilotos de avião ou helicóptero.

    O céu é gigante e tem lugar para todos.

  9. Não acredito que a discussão dessa questão circule em torno da competência ou falta dela, em razão de cargos e funções.
    Entendo que o assunto deva ser considerado no campo Institucional, devendo cada Organização levar o tema a pauta e considerar as Oportunidades, Forças, Fraquezas e Ameaças (SWOT), para um processo decisório aceitável e que atenda as necessidades institucionais, antes das individuais.
    Bons voos, com boa gestão!

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