Seripa VI realiza treinamento de CRM para o efetivo do CIOPAER/TO

Tocantins – O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) realizou, nos dias 05 e 06 de abril de 2107, o treinamento de Gerenciamento dos Recursos da Tripulação (CRM – Crew Resource Management) com o efetivo do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER–TO).

Seripa VI realiza treinamento de CRM com o CIOPAER/TO

A capacitação envolveu pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e o apoio solo da unidade. Como convidados, participaram ainda integrantes do SAMU Palmas com médico e enfermeiras.

O CIOPAER, além de exercer a sua atividade aérea, essência do serviço, possui algumas características que potencializam os riscos que são o caráter policial, salvamento, resgate e/ou defesa civil que envolvem elementos críticos e variáveis de acordo com cada ocorrência atendida.

Acrescentamos também a dinâmica que envolvem as diferentes fraseologias seja em contato com os órgãos de controle ou com as unidades policiais e do corpo de bombeiros, daí a grande importância do CRM, de atentar a cada um dos nossos integrantes as incumbências nas fases do voo.

O evento foi ministrado no auditório da SSP e teve como objetivo elevar o nível de interação na cabine, englobando todos os recursos disponíveis visando o aumento da segurança e eficiência da atividade aérea.

Seripa VI realiza treinamento de CRM com o CIOPAER/TOForam abordados temas como: histórico do CRM, processo decisório, comunicação, consciência situacional, gerenciamento do risco, fadiga e erro humano. Os Majores Aviadores Adriano Lopes Mendes Lacerda e Oziel Itá Jára Barbosa Silveira, respectivamente chefes das Seções de Prevenção e Investigação do SERIPA VI atuaram como instrutores do grupo.

A vinda dos profissionais especializados do Comando da Aeronáutica foi uma solicitação da Gerência de Segurança de Voo em face da política de fortalecimento da Segurança Operacional do CIOPAER e decorre do cumprimento das ações previstas no Manual de Gerenciamento para o ano de 2017.

O treinamento CRM teve sua origem no ano de 1981 em uma companhia aérea norte-americana, em face de frequentes e graves acidentes com perdas de tripulações e aeronaves de grande porte. Na década de 90 houve a expansão e aplicação em toda aviação mundial. Com a evolução dessa ferramenta, temos sua utilização em diversas corporações fora do meio aeronáutico.

O SERIPA VI possui sua sede em Brasília, DF e foi criado em 2007, sendo uma organização militar do Comando da Aeronáutica, operacionalmente subordinada ao CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Sua missão é voltada para o planejamento, gerenciamento, controle e execução da prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos na aviação civil, tendo como jurisdição o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Seu atual chefe é o Ten Cel Av Régis Vinícius Silva Barreto.

Fonte: Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários