Tripulantes da CIOPAer realizam treinamento com guincho elétrico do EC145

Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará, realizou na última segunda (12), um treinamento com seu efetivo de pilotos e tripulantes operacionais, para uso do equipamento especial denominado “guincho elétrico”. No exercício realizado na tarde do dia 12/06, participaram 25 tripulantes operacionais da Ciopaer.

cioparguincho1

O equipamento possibilita o desembarque em voo de tripulantes, bem como o içamento para aeronave e embarque de tripulante e vítima resgatada, podendo ser empregado nas missões de salvamento e resgate para retirada de pessoas de áreas de vegetação que impeçam o pouso da aeronave, no topo de edificações, em embarcações ou mesmo no meio líquido.

Possibilitando erguer até 210 quilos, o equipamento pode ser utilizado acoplado diretamente no cinto tipo boldrier do tripulante, ou em outros equipamentos, como o cesto de resgate, usado na água ou a maca skeed, que é utilizada para resgate em serras e montanhas.

As modernas aeronaves modelo EC 145 C2, já operadas pela Ciopaer, dispõem deste equipamento, e os novos helicópteros H135 Helionix, recentemente adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará, e que deverão ser entregues em 2018, também possuirão esse recurso.

ec145a

Fonte: SSPDS.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários