Voando alto – Primeira bombeira comanda Batalhão de Operações Aéreas no país

Anúncio

No dia internacional da mulher, a Major Daniela Lopes Rocha ajuda a consolidar a presença feminina na história da corporação e completa um mês na função.

Há 23 anos no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major Daniela é a comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Um título inédito na história da atividade aérea em Minas Gerais e também na história dos Corpos de Bombeiros do Brasil.

Major Daniela Comandante do BOA CBMMG Foto Caiafa
Major Daniela Comandante do BOA CBMMG. Foto: Roberto Caiafa.

Mais que uma função, a posição da oficial que é natural de Belo Horizonte e casada com um também Major bombeiro militar, representa uma evolução. “Nós, da primeira turma de mulheres rompemos diversas barreiras e abrimos as portas da Corporação para as demais”, avalia. Sob seu comando, estão 43 bombeiros, médicos e enfermeiros do Samu.

Hoje, ela é “dona dos Arcanjos”, helicópteros que realizam atendimentos de urgência e emergência, combates a incêndios florestais, buscas e salvamentos e também ações humanitárias. São três helicópteros Arcanjo do estado, sendo dois modelo Esquilo e um terceiro biturbina EC-145.

Uma carreira marcada por vários pioneirismos: integrante da primeira turma de bombeiras em 1993 quando ingressou como Soldado; e da primeira turma de pilotos em 2005 quando conquistou o primeiro lugar na seleção.

Major Daniela Comandante do BOA CBMMG Foto Caiafa1
Major Daniela Comandante do BOA CBMMG. Foto: Roberto Caiafa.

O que pensa Daniela Lopes Rocha

Ser bombeira: É a minha vocação, onde pude conciliar realização profissional e pessoal.
Maior desafio na carreira: Contribuir com o meu trabalho para o crescimento do CBMMG.
Futuro: Atender a todos os cidadãos com a melhor qualidade e no menor tempo, servindo o CBMMG como referência para outras instituições.
Ser comandante do BOA: Mostra que nós, mulheres, podemos trabalhar em todas as áreas. É também uma honra comandar a Unidade da qual participei de sua fundação.

bombeiras1

Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou com uma duvida em relação a esta matéria, a major em questão não deveria ser tenente coronel ou coronel para ser comandante do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG ?

    • Coronel não comanda Batalhão, assume funções de diretoria, comandos regionais…. mas Major sim, quando não se tem Ten Cel competente para assumir tal função. Parabéns a Major

      • Boa noite Roberto, então eu perguntei pq a matéria destaca q a major do CBMMG é a primeira comandante de batalhão de operações aéreas no Brasil, ai eu me lembrei da Tenente Coronel q comandou o Grupamento Aeromóvel da PMERJ, por isto fiquei confuso. Mas agora q vc explicou tudo bem, obrigado.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários