A importância de se implantar uma manutenção preditiva no motor PT6B-37A do AW119

Anúncio

CRISTIAN WENING SANTANA

graficoO helicóptero monomotor da marca AgustaWestland modelo AW119 MKII operado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás se estabeleceu hoje como ferramenta fundamental de apoio aos mais diversos campos de atuação desta Corporação. Para que continue se desenvolvendo de forma segura e profissional, precisa aprimorar continuamente os diversos aspectos que envolvem suas operações, entre eles a manutenção.

O projeto do AW119 MKII é derivado de outro modelo de helicóptero do mesmo fabricante, o AW109, um biturbina. Dessa máquina o AW119 MKII herdou algumas duplicidades, como os dois sistemas hidráulicos, os dois sistemas de incremento da estabilidade e as duas bombas elétricas de combustível.

No caso da motorização, passou-se a operar apenas com um motor, da marca Pratt & Whitney modelo PT6B-37A. Sem um sobressalente, esse motor torna-se a variável central na equação de confiabilidade dessa aeronave. Disso surge o questionamento de que ele esteja recebendo ou não o melhor nível de manutenção possível, levando-se em conta as tecnologias disponíveis para este tipo de equipamento.

As manutenções realizadas atualmente no helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás não são formatadas no sentido de produzir um diagnóstico específico dessa máquina.

A de viés corretivo visa apenas reparar a falha que se apresenta de maneira óbvia através da perda de funcionalidade ou degradação acentuada.

A preventiva vale-se de um calendário de ações como inspeções, lubrificações, substituições de componentes, entre outras, baseando-se na experiência que se tem do funcionamento do tipo de equipamento em questão.

Para contextualizar a relevância de se implementar uma manutenção preditiva aeronáutica no CBMGO, este artigo faz, em sua primeira parte, um diagnóstico dos riscos envolvidos nas ocorrências com helicóptero dessa Corporação.

Na segunda parte é feita uma descrição das práticas de manutenção convencionais e da preditiva, discutindo-se os benefícios possíveis desta última dentro do contexto do CBMGO.


CLIQUE E LEIA O TRABALHO COMPLETO


Autor: Cristian Wening Santana, oficial bombeiro militar do quadro de comando. Piloto comercial de helicóptero com atuação em missões constitucionais afins. Cursa Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal de Goiás.

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta para Raul Joaquim Cancelar resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários