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Em 11/09/09, a aeronave de prefixo JA96GF, um Bell 412 EP, pertencente à Prefeitura de Gifu, caiu caiu entre Mt.Okuhodaka e Mt.Nishihodaka, na Cidade de Takayama.
A aeronave participava de uma operação de salvamento a um alpinista próximo a montanha “Jandarumu” (3.163 metros) quando, segundo informações, colidiu o rotor de cauda contra as rochas.
Após o choque contra a montanha, o helicóptero caiu e os 3 tripulantes morreram.
O Japan Transportation Safety Board (JTSB) e a polícia da província de Gifu vão investigar as causas do acidente.
Fonte : ASN / Yomiuri Online
Infelizmente houve a perda de vidas… Mas é uma lição para nos que atuamos em Segurança Pública, os pousos e operações em locais restritos causam grandes riscos para a aeronave e tripulação. Temos que ter a preocupação com o o rotor de cauda, pois é a parte de mais dificil visualização para o piloto.
Realmente o rotor de cauda é uma parte muito sensível da aeronave e precisamos estar sempre atentos, mas digo que nessas regiões montanhosas devemos nos preocupar mesmo é com o vento, ele é o grande vilão.
Infelizmente passamos por algo parecido na minha corporação. Não é fácil perder amigos desta forma tão trágica.
De qualquer forma, o respeito às condições do tempo, o respeito às nossas limitações, respeito às limitações da aeronave, a coesão da tripulação faz com que finalmente perguntemos: ” Temos condições de executar a missão? ”
Aos amigos que se foram no acidente, nossos pésames.
Bons e seguros voos!