Boroscópio – O que vem a ser uma “inspeção boroscópica”

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Por Aviões&Música (Lito)

Alguns cursos de qualificação, como o de Inspeção Boroscópica, requerem um “refresh” a cada dois anos, a fim de manter o mecânico atualizado e proficiente. Mas o que seria Boroscópio? O que vem a ser uma “inspeção boroscópica”?

A imagem abaixo mostra um mecânico fazendo uma inspeção com um boroscópio, qualquer semelhança com um endoscópio usado por cirurgiões não é mera coincidência.

O boroscópio é um instrumento usado para fazer inspeções visuais remotas e é composto de duas partes principais:

1- Um longo e fino tubo que é inserido dentro do motor através de uma pequena abertura. Esse tubo pode ser rígido ou flexível.
2- Um conjunto de lentes e controle manual que fica fora do motor e mostra imagens do interior do motor.

A ponta do boroscópio ilumina a área que vai ser inspecionada no interior escuro do motor e através de “relay lens” transporta a imagem para a lente (ou monitor) que está do lado de fora.

Qual a função principal do Boroscópio?

Permitir que você possa “olhar” e procurar danos na parte interna do motor e da turbina sem que precise desmontá-los. Isso ocasiona uma grande economia de tempo e dinheiro para as empresas aéreas. Abaixo a foto do controle do boroscópio, onde nós vêmos o interior do motor.

De todas as qualificações, essa é com certeza a de maior responsabilidade. Não que não seja uma grande responsabilidade fazer um teste de motor em potência de decolagem, mas a inspeção boroscópia requer um nível de atenção e detalhamento que não permite qualquer erro, pois, o erro pode acarretar um motor destruído (no caso de erro de avaliação) ou um motor removido sem necessidade (erro de sobre-avaliação). Daí a necessidade de treinamento constante.

A foto acima mostra o mecânico olhando a área da câmara de combustão do motor, pois dá pra ver os bicos injetores. A câmara de combustão é um dos lugares mais difíceis de analisar os danos, quanto a serem normais de uso ou fora dos limites. Depois da câmara, vem a inspeção das paletas da turbina, e temos que saber o significado de cada parte delas, já que cada parte possui um limite diferente de tolerância aos danos. A foto abaixo mostra dois tipos comuns de paleta de turbina, com e sem “shroud”.

Outro uso comum do boroscópio para inspeção ocorre quando há suspeita de ingestão de pássaro ou qualquer outro objeto estranho pelo motor (F.O.D.).

Nesses casos a inspeção interna se foca mais na área dos primeiros estágios do compressor, se houver danos, estes são avaliados, medidos e aí o mecânico sacramenta: pode voar sem problema, pode voar por algumas horas ou não pode voar e tem que trocar o motor.

A foto abaixo é uma vista do segundo estágio da turbina de um motor Pratt & Whitney de Boeing 777, e essa é mais ou menos a vista que temos ao usar o boroscópio.

Como dá pra notar, uma das paletas está com rachadura e sinais de “inner sulfidation”, mas nem sempre os problemas são tão visíveis assim.

Da próxima vez que ouvir um motor acelerando com potência máxima para a decolagem, lembre-se que tem algum mecânico olhando lá dentro em intervalos regulares de tempo para se certificar que está tudo certo.


Imagens: P&W e Aviation Learning

Fonte: Aviões&Música


10 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Gostei da matéria sobre boroscopia na manutenção aeronáutica. Realmente ela se constitue numa das principais ferramentas da manutenção preditiva dos motores e, em alguns casos, da aeronave em determinadas e específicas áreas.
    Saber onde e como olhar são habilidades que somente a experiência e o treinamento conferem aos profissionais que são engajados nesta tão importante tarefa de inspeção invasiva, porém sem colocar em risco a integridade do equipamento.
    Mais uma vez aqui se comprova que a capacitação e o aprendizado são fundamentais para a segurança da aviação e no que diz respeito aqui na manutenção aeronáutica.
    Grato e continuem com o excelente trabalho.
    SO Luis A. Martins
    Inspetor de Manutenção
    SJCampos-SP

  2. Prezados,

    Nossa empresa esta localizada em Curitiba-PR e é distribuidora de equipamentos, temos Boroscópio para Inspeção , sendo que, o monitor é wireless LCD colorido de 89mm com cartão de memória micro SD para o armazenamento de imagens(JPEG).Vocês poderão entrar em contato através do fone- 41-3223-0202 ou e-mail [email protected]

  3. Prezados Senhores(as)

    – Desde 2001, a Optaled produz sistemas de iluminação com LEDS e fibra óptica sendo a mais moderna tecnologia,com qualidade incomparável.
    – Essa tecnologia utilizada une a eficiência da fibra óptica com a qualidade e durabilidade do LED, resultando em produtos de iluminação com altíssima qualidade.

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  4. Eu sou um engenheiro Informático e Chefe da Adeministração dos Helicópteros da Policia Nacional da Angola gostaria de saber onde podem os nossos mecânicos fazerem um curso de borescope e qual é o custo?

  5. Muito interessante.
    Explicação muito bem feita, qualquer um entende perfeitamente o que é uma inspeção boroscópica lendo esta matéria.
    parabéns!

  6. Pessoal, achei a matéria extremamente interessante. Somos prestadores de serviços de videoscopia industrial. Temos equipamentos de ultima geração com altíssima qualidade de imagem. Quem tiver interesse em receber alguns relatórios de modelo é só enviar email para [email protected] Tenho certeza que vocês se surpreenderão com a qualidade do nosso trablaho.

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