CORPAer/MG – Projeto “O helicóptero e a 3ª Lei de Newton”

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Minas Gerais – Colaborar para que os alunos do ensino médio e fundamental construam uma nova relação com a matemática e a física, fazendo com que o conteúdo das disciplinas seja mais concreto e mais próximo da realidade. Este é o principal objetivo da parceria entre o Colégio Integral e a PMMG – Polícia Militar de Minas Gerais no projeto O helicóptero e a 3ª Lei de Newton.

Depois das palestras, alunos visitam o hangar da 3ª Cia do CORPAer/MG para aulas práticas sobre a 3ª Lei de Newton

Durante o projeto, os componentes da 3ª CORPAER – Companhia de radiopatrulhamento aéreo da PMMG, sediada em Montes Claros, explicam aos alunos como a física e a matemática são utilizadas na construção das aeronaves para que elas, sendo mais pesadas que o ar, possam voar. Além disso, através do projeto, os alunos conhecem a história da PMMG e como as aeronaves são utilizadas na atividade policial e na defesa civil de Minas Gerais e do Brasil.

Se didaticamente os alunos ganham com o projeto, que permite derrubar as barreiras e os pré-conceitos em relação à física e à matemática, a PMMG lucra por construir, através do projeto, uma ponte importante para a integração com a sociedade.

Os alunos que participaram do programa confirmam que as disciplinas antes bichos-papões agora ficaram mais simpáticas e até mais fáceis.

Saiba mais: Conheça o projeto “O helicóptero e a 3ª Lei de Newton” desenvolvido pelo CORPAer/PMMG.


Fonte : Jornal Norte de Minas / Reportagem e foto: Ana Karienina


8 COMENTÁRIOS

  1. Excelente Idéia!!!!!
    Os jovens são o nosso futuro…
    Haveria possibilidade de publicar este Projeto???
    Meus parabéns à equipe!!!!
    Cap PM Leal (RO)

  2. SÃO INICIATIVAS COMO ESSA, QUE TRAZEM A SOCIEDADE PRA PERTO DE NÓS, FAZENDO COM QUE SEJAMOS VISTOS COM AMIGOS.
    VOU MAIS ALÉM, E PORQUE NÃO CRIARMOS GRUPOS DE ESCOTEIROS-DO-AR EM NOSSO GRUPAMENTOS AÉREOS ???
    PENSEM NISSO !
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  3. BRILHANTE INICIATIVA!!!

    Os amigos da PMMG compreenderam o quão importante é trazer a sociedade para dentro dos quartéis, cultivando uma polícia de aproximação, e conseguiram fazer isso de forma única: através da demonstração do helicóptero da polícia.

    Essa incrível máquina de voar que é o helicóptero fascina inúmeras pessoas, principalmente crianças (fui “vítima” desse processo há 30 anos), e com certeza vai ajudar muito a garotada a quebrar barreiras antes intransponíveis junto a Física e a Matemática!

    Melhora o rendimento dos alunos e melhora a relação polícia-sociedade!

    Parabéns amigos da PMMG, essa iniciativa serve de exemplo para todas as Polícias do Brasil!!!

    Bons voos e BOAS AULAS!!

    Rodrigo Duton – CAP PMERJ / PCH
    Grupamento Aéro Marítimo (GAM)- PMERJ

  4. Essa já é a terceira palestra com o tema efetuada em escolas aqui em Montes Claros/MG, sede da 3ª CORPAER.

    Ela nasceu decorrente de um trabalho anterior, que versava sobre a física aplicada em astronaves no vácuo(que teve como “pano de fundo” o Projeto Apollo).

    Então, por não fazer o mesmo tendo como tema o helicóptero? Surgiu aí, então, esse projeto, que contou com a parceria do Professor de Física Charles (filho de militar), do Mecânico de aeronaves Cabo Novais e minha, Subten Simões QPR (apaixonado por tudo que voa), além, é claro, do inestimável apoio dos integrantes da 3ª Cia, Maj Brandes e seus comandados.

    A palestra inicia falando das origens da PMMG e do BtlRpAer e é bastante dinâmica, não se limitando em expor belas fotos e montagens, havendo demonstração “aérea” das máquinas voadoras mediante o uso do Flight Simulator 2004, onde “voamos” desde o FLETNNER alemão, o Bell 47, o Esquilo AS-350 (com nossa pintura) e outros mais, além de diferenciar avião de helicóptero e discorrer sobre o funcionamento de reatores.

    Ao Cap leal, ou outros interessados, estejam à vontade quanto à publicação.

    Sten QPR Simões

  5. Quando temos a oportuninade de contemplar uma aeronave em voo,de asas rotativas ou não, com certeza a grande maioria não tem a noção de quão complexas são as leis da Fisica compartilhada a sua linguagem matemática que permitem esta realização humana.Um dos nossos objetivos foi dar aos alunos a rica oportunidade de presenciarem a beleza e elegância destas disciplinas, manifestas em uma máquina tão versátil e prestativa(no caso o Helicóptero).Fenômenos como auto-rotação,batimento,arrasto,efeito Coanda,Bernoulli,Ação-Reação e dispositivos como torção da asa rotativa,rotor anti-torque,reator,entre outros,agora fazem parte do vocabulário desta meninada.Fica o nosso agradecimento ao reconhecimento do trabalho e também um forte incentivo para que este tipo de integração Polícia e Comunidade se estenda as outras localidades deste vasto País tão carente de educação de qualidade.

    Prof.:Charles Simões.

  6. Caro Simões, como pediu o Cap Leal, se puder, escreva um artigo sobre esse projeto e publicarei no site Piloto Policial, pois boas práticas devem ser difundidas. Se tiver interesse descreva as etapas da instrução e, como disse o professor, quais assuntos são abordados e como são relacionados com a prática.

    Atenciosamente

    Administrador
    Piloto Policial

  7. Ok, Sr Eduardo Beni,

    Me oriente de que forma devo enviar,considerando que incluirei algumas imagens dessa e das outras palestras, além de algumas telas e a descrição do roteiro?

    Atenciosamente,

    Tarczio Simões.

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