Obrigado – Eu gostei deste post. De qualquer forma o tempo vai passar e vamos ver se você está certo ou não. Tenham um bom dia e cumprimentos de Nova Zelândia!
Chris
Caro Cledson Neves, existe sim muito material NÃO NACIONAL escrito, principalmente pelos americanos, na medida do possível publicamos alguns artigos no site. O trabalho é árduo, mas, com a ajuda de todos, estamos conseguindo difundir o conhecimento.
Na página “MAPA” você verá artigos da Aviação Policial Americana, Européia e da América do Sul, com um destaque especial à Aviação Policial da Colômbia e do Peru.
Aliás seria extremamente interessante se pudéssemos conhecer melhor a Aviação Policial de nossos vizinhos, pois, segundo consta, eles estão bem avançados, principalmente no quesito FORMAÇÃO. A Aviação Policial da Colômbia tem um Centro de Formação de dar inveja e forma pilotos e mecânicos de vários países da América do Sul, inclusive das Forças Armadas desses países.
Forte abraço
Eduardo Alexandre Beni
Administrador do site Piloto Policial
A Bahia estará esperando a todos para esse grande encontro. Não se preocupem que se a coisa esquentar muito serviremos uma água de coco bem gelada.. ademais o hotel ficará de frente para as dunas da lagoa do abaeté..rs..
abraço
Lázaro
]]>Existe muita coisa a fazer e esta é a proposta do PilotoPolicial.com.br, aliás ele surgiu para isso, fomentar e divulgar a AvSegPub.
Essa sua idéia é algo, que em breve, acontecerá e precisaremos da ajuda de todos.
A SENASP pensa nisso e há muita coisa que surgirá do 3o FNAvSegPub.
Vamos aguardar.
Este espaço é para isso, por isso os artigos e notícias são abertos aos comentários.
Abraços
Beni
]]>Carecemos deste tipo de bibliografia, não tenho dúvidas. Mas tenho algumas dúvidas sobre como incentivar a participação de todos. Pelo fato de ser uma aviação específica, pode-se cometer o equívoco de cercear a participação de possíveis interessados que não faça parte do meio, entende? O quê, como concordamos, seria uma falta grave, pois necessitamos de “orientações consubstanciadas”.
Acredito que a participação em Fóruns presenciais e virtuais como o FNAvSeg e o pilotopolicial.com.br tornem-se grandes oportunidades de trocas experiências. Entretanto, fica a sugestão de elaboração de uma Magazine especializada na Aviação de Segurança Pública. Publicações periódicas e com a presença de artigos e estudos científicos. A SENASP já estudou essa possibilidade? Sugiro inclusive uma pauta rotineira (carro-chefe da resvista) a divulgação de todas as Unidades Aéreas (uma por edição, obviamente) Com estrevistas, dados sobre as operações, tipos de operações e projetos… enfim, uma espécie de catalogação e divulgação de todos os envolvidos.
]]>Caro “AvSegPub”, concordo que “uma revolução científica parte de premissas muito mais abrangentes”, entretanto, há poucos estudos científicos PUBLICADOS acerca da Aviação de Segurança Pública no Brasil, mesmo porque, é uma aviação que tem pouco mais de 25 anos de existência, assim, quando incentivamos as pessoas, que compõe a Aviação de Segurança Pública, escreverem, não significa que outros não possam fazê-lo, muito pelo contrário.
Se tivermos uma participação mais efetiva de TODOS, idéias fluirão, surgirão discussões, debates, embates, soluções, ponderações, melhores resultados e uma população mais segura e com um serviço de melhor qualidade, etc, exatamente o que ocorre neste momento.
Como disse, não há certo ou errado, mas mostre um caminho, dê uma idéia, uma solução, estude, escreva e compartilhe. O conhecimento para existir precisa ser transmitido, compartilhado, pois, caso contrário, morre-se com ele.
Realmente, por vezes, as soluções surgem de pessoas “fora da caixa” e não há nenhum demérito para aqueles que estão “dentro da caixa”, vide a história da “Teoria da Relatividade” de Albert Einstein.
Quando diz que “é fundamental muito conhecimento sobre o assunto estudado (leia-se: bibliografia de conhecimento notório e irrefutável)”, acredito nisso e esse é uns dos requisitos para a confecção de um bom trabalho científico, entretanto, os grandes pensadores, filósofos, juristas, cientistas, etc, foram um dia estudantes e hoje são “bibliografia”. Por esse motivo o incentivo em escrever, pois, assim, criar-se-a bibliografia, um referência para novas idéias e novas soluções. Não há partidarismo ou parcialidade, há apenas a busca ponderada de um novo caminho.
Bons Voos!
Eduardo Alexandre Beni
PilotoPolicial.com.br
Gostaria de parabenizar o oficiais matriculados no curso e reforçar a ansiedade para conferir os trabalhos realizados ao longo do curso. São privilegiados que certamente farão excelentes trabalhos.
Parabéns à SENASP pela inciativa pioneira em contribuir para o aperfeiçoamento humano de nossa aviação de segurança pública.
]]>Temos hoje, pago pela SENASP, 7 oficiais realizando mestrado no ITA sobre temas diversos, voltados para a segurança de aeronaves, e estão lá justamente para gerar estudo científico e crítico sobre nossa operação, mas além disso, capacitar nosso público interno de conhecimento relevante e moderno, aumentando o nível técnico de nossa atividade, pois é como o Beni disse: Ninguém sabe melhor nossa atividade do que aqueles que arriscam suas vidas todos os dias em operações reais, de combate a criminalidade, respeitando os direitos humanos.
Maj Gonçalves
Presidente Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública
DFNSP-SENASP