Diretor do GRAESP fala como é liderar uma OASP integrada e quais são seus desafios

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Pará – O GRAESP, Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará, é uma Organização de Aviação de Segurança Pública – OASP, responsável por toda atividade de aviação de Segurança Pública, Defesa Civil, Ambiental, Transporte de Passageiros e atendimento às políticas públicas do Governo do Estado do Pará.

Por tratar-se de uma Aviação de Estado, é diretamente subordinada ao Secretário Adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará – SEGUP. Equiparada a uma Diretoria, tem sua atuação de forma integrada, composta por servidores da Policia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, além de servidores civis e contratados, em sua maioria com funções gratificadas e em cargos de confiança.

goncalves

O GRAESP hoje voa em média 3 mil horas de voo/ano, em todo o território do Estado do Pará, com uma frota de 09 (nove) aeronaves, sendo 04 H350 B2 “esquilo”, 01 H145, 01 H130 B4, 02 Aviões C208 Caravan e 01 King Air C90, distribuídos em 05 (cinco) bases: Belém, Redenção, Marabá, Altamira e Santarém, abrangendo hoje mais de 70% do estado em pronto atendimento.

O site Piloto Policial teve a oportunidade de entrevistar o TC PM RR Josilei Albino Gonçalves de Freitas, atual diretor do GRAESP.

Confira a entrevista:

Antes de assumir a diretoria do GRAESP, qual foi sua experiência na Aviação de Segurança Pública?

Josilei Gonçalves –  Sou oriundo da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF e entrei para a aviação de segurança pública em concurso interno na corporação em 1997, quando fui fazer o curso de piloto de helicóptero em escola de pilotos na cidade de Ipeúna-SP, passando a integrar, desde então, ao efetivo no antigo GOA/PMDF, hoje BAVOP. Sou um Fênix. Em 2001, participei da criação e implantação da aviação do IBAMA, acumulando experiência de voar em locais inóspitos e em região amazônica, onde pude conhecer diversas regiões do Brasil, entre elas o estado do Pará.

Já em 2007, fui convocado pelo Governo Federal, para compor uma força tarefa que daria apoio, na cidade do Rio de Janeiro, às ações de segurança pública, por ocasião dos Jogos Panamericanos de 2007, onde fiquei naquela cidade por um ano. Em 2008, com o encerramento das ações no Rio de Janeiro, fui convidado pelo então Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Cel Luiz Antônio e pelo Secretário Nacional de Segurança Pública – SENASP, Dr. Ricardo Balestreri para implantar a aviação da Força Nacional, na capital federal.

Durante o período em que estive no Governo Federal (2008/2011), tivemos a oportunidade de mostrar a importância da aviação de segurança pública e criar diversas políticas estruturantes para a atividade, entre elas a criação do CONAV – Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública, a entrega e distribuição de recursos federais para a aquisição de aeronaves e equipamentos, onde foram adquiridas cerca de 45 aeronaves aos diversos estados federados, implantação e criação da unidade aérea da Força Nacional, o CIOPAer do estado do Acre, do estado do Tocantins, da Polícia Militar do Amazonas, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, além de apoio e reforço em diversos grupamentos aéreos pelo Brasil.

Em 2011, assumi o comando do BAVOP/PMDF, ficando a frente de minha unidade mãe por 01 (um) ano, deixando o comando em 2012. No início de 2013, passei para a reserva remunerada, com aproximadamente 4.000 (quatro mil) horas de voo em atividades de aviação de estado. Em maio de 2013 recebi o convite do Governo do Estado do Pará, na pessoa do então Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Dr Luiz Fernandes, que estava desenvolvendo uma política de expansão da atividade no estado e precisava de uma pessoa experiente na área. O convite foi aceito por mim e me encontro à frente do GRAESP desde então, completando agora neste mês, três anos de minha gestão.

Acostumado a grandes projetos, também deixei um legado em minha cidade natal, Brasilia-DF, onde, antes de participar da aviação, desenvolvi, planejei e implantei, com com uma grande equipe e apoio governamental, o Projeto “Faixa de Pedestre”, hoje uma referência internacional em cidadania e inclusão social. Me orgulho muito disso e conto aos meus filhos e espero contar aos meus netos e bisnetos.

Depois dessa longa trajetória de sucesso, porque o GRAESP?

Josilei Gonçalves –  Em primeiro lugar pelo desafio de chefiar uma unidade aérea em região amazônica, tendo em vista, principalmente, suas dimensões territoriais e complexidade nas operações aéreas e em segundo lugar, pela oportunidade de poder contribuir com o estado do Pará, que vinha de dois acidentes aeronáuticos, e melhorar a sua gestão e capacidade de atender à demanda da população paraense, com segurança e profissionalismo.

Quais foram seus primeiros desafios a frente do GRAESP?

Josilei Gonçalves –  Acho que o meu primeiro desafio foi buscar uma maneira de acomodar os anseios e desejos de cada servidor que lá se encontrava, de forma integrada e colaborativa, levá-los a entender o que era melhor para o Estado do Pará, sua população e para o próprio GRAESP, alinhados, é claro, com a política estratégica governamental. Trabalhar em unidade integrada é uma tarefa que exige muita habilidade. Buscar a sinergia ideal em prol da coletividade é trabalhoso, pois são formações diferentes e interesses nem sempre coincidentes, mas como nosso trabalho é melhor servir, temos que o tempo todo buscar o consenso e um bom convívio, utilizando ferramentas de gestão, afinal nosso objetivo comum é salvar e proteger com eficiência.

Como é a organização do GRAESP?

Josilei Gonçalves – O GRAESP é uma diretoria, dentro da estrutura da SEGUP, subordinada ao Secretário Adjunto de Gestão Operacional – SAGO/SEGUP, que atua de forma integrada, composta por servidores da Policia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, atendendo a todas as demandas de aviação do Estado do Pará.

Como foi montar a equipe, considerando que é um Grupamento Integrado, congregando profissionais da PM, PC e CBM?

Josilei Gonçalves – Foi e ainda é uma tarefa complexa. Primeiro porque não levei qualquer equipe comigo, ou seja, não tive a oportunidade de montar a minha equipe, e sim reorganizar o quadro que já existia, dentro do perfil de cada um, para as funções as quais eram necessárias. Neste contexto, sempre temos aqueles motivados, aqueles desconfiados e aqueles que não querem um “estrangeiro” a frente da unidade. Mas com o passar do tempo, fomos mostrando que estávamos no caminho certo e começamos a crescer, do ponto de vista da operação, do profissionalismo e da gestão.

Como é liderar um grupo tão heterogêneo?

Josilei Gonçalves – Acho que o segredo é entender os anseios de cada um, de cada corporação (Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar) e da política do governo. Exercitar a liderança é saber trabalhar em equipe, ser transparente e democrático, evitando a desconstrução da política organizacional e das decisões da Direção. Buscamos todo o tempo dar oportunidade para que todos desenvolvam suas habilidades e assim cresçam dentro e fora do GRAESP. Valorizar cada servidor como um indivíduo, diferente um do outro, dando atendimento personalizado, tirando o melhor de cada um.

O GRAESP possui ferramentas para manter o grupo unido e manter a segurança das operações em um nível aceitável?

Josilei Gonçalves – Sim. Temos uma Coordenação de Segurança Operacional para cuidar da Segurança de Voo e aplicar políticas de prevenção a acidentes. Temos um Comitê de Voo, instituído por decreto do Governador, o que dá legitimidade e credibilidade, além de ferramentas de gestão operacional, como é o caso de nosso ROA – Relatório de Operação Aérea, aplicativo virtual que a cada missão é confeccionado, via smartfone e o RELPREV também, via APP. Somente para ter uma ideia, nestes 3 anos, já voamos cerca de 10 mil horas de voo, sem qualquer incidente grave ou acidente. Acho que esta é a melhor ferramenta a se mostrar. Trabalhamos em equipe.

Já experimentaram no GRAESP algum acidente aeronáutico ou algo que pudesse contribuir para um?

Josilei Gonçalves – O Estado do Pará já passou por dois acidentes graves, com perdas materiais, e felizmente sem perda de vidas. E nestes 3 anos estamos sem qualquer incidente grave e acidente, nos dando uma maior responsabilidade na gestão e na operação, mas mostrando que estamos no caminho certo. Nossa operação é delicada e complexa, por tratar-se de voo amazônico, com infraestrutura de interior deficiente e condições climáticas adversas, exigindo um amplo planejamento e uma grande capacidade técnico-operacional.

O que fazem para manter a operação segura?

Josilei Gonçalves – Sem querer inventar a roda, seguir o estipulado em Procedimentos Operacionais Padrão – POPs, política de redução de acidentes, investimento em capacitação e treinamento das equipes, manutenção preventiva e rigorosa, e sintonia do efetivo em prol de um objetivo comum: A Segurança de Voo. Cada voo deve ser muito bem planejado e “breeffado”. O grau de consciência situacional deve ser elevadíssimo e constantemente renovado, com a utilização de ferramentas de prevenção e gestão.

Qual é maior investimento que o GRAESP já fez ou faz?

Josilei Gonçalves – Além do grande investimento feito pelo Governo do Estado do Pará na aviação de segurança pública nestes últimos 3 anos, com a aquisição de aeronaves e equipamentos, além da implantação de ferramentas de controle operacional e administrativo, dando a possibilidade de uma gestão sistêmica e transparente, considero que o maior investimento feito nestes 3 anos foi no recursos humanos, que é a nossa ferramenta mais valiosa: O HOMEM. Tivemos 90% do efetivo treinado e capacitado em algum tipo de serviço que fornece segurança ou mais eficiência à atividade aérea.

Formamos 07 (sete) comandantes, hoje temos 15 (quinze) comandantes com curso teórico e prático de IFHR, 6 (seis) pilotos em multi-IFR avião, 18 (dezoito) pilotos com algum tipo de treinamento no H145 (biturbina), investimento na formação e treinamento de mecânicos, operadores de caminhões tanque, tripulantes operacionais (formação e aperfeiçoamento).

A valorização do bom servidor é uma exigência interna e nessa valorização você encontra alguns que não possuem as competências desejadas pela organização, ou que seus perfis colidem com o trabalho em equipe, por exemplo. Buscamos sempre a melhoria profissional, mantendo nos quadros profissionais que aderem aos modelos de boa gestão e do trabalho em equipe. Hoje nosso quadro operacional é 100% gratificado e por isso, deve ser um servidor motivado e diferenciado dos demais serviços do estado.

Quais são os projetos do futuro para o GRAESP?

Josilei Gonçalves – O GRAESP não para. O desafio hoje é fazer uma gestão sóbria e otimizada, face a crise econômica e política que o país enfrenta, o que não é diferente no estado do Pará, mesmo sendo o único estado que não se encontra em recessão ou “falência”. Por se tratar de uma gestão complexa, levando ao Estado a operação de 09 aeronaves em 05 bases operacionais, mantendo a média de 3 mil horas ano, a gestão é convocada para o primeiro plano. Aliada a isso, e a consolidação dos projetos já em curso, temos hoje dois grandes projetos em andamento:

1 – A Reativação, Treinamento e Implantação da política operacional do Estado com a utilização de VANTs (Veículo Aéreo Não-Tripulados) nas ações do Sistema de Segurança Pública e Defesa Civil do Estado, além de ações ambientais, radiomonitoramento aéreo, aerofotometria, etc;

2 – A implantação do G.H.O.S.T – Grupo Helitransportado de Operações e Suporte Tático, onde buscará a disponibilização de uma tropa altamente especializada e treinada em técnicas de combate em locais urbanos, rurais e de difícil acesso, visando o combate aos assaltos de interior e “Novo Cangaço”, conjugando de forma mais estreita o emprego tático com o uso de aeronaves.

O nosso foco é a busca da excelência na gestão, operação e acima de tudo, prover à sociedade paraense o melhor serviço aéreo de estado do Brasil e quem sabe um dia, da América Latina.

“Operações Aéreas é o que somos, as asas do Estado, o socorro bem presente na hora da angustia, onde outros não podem chegar, esse é o lema do GRAESP”

23 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de parabenizar ao Cel Gonçalves pela excelente atuação a frente do GRAERP. Não é fácil enfrentar essas dificuldades e crescer nessa proporção. Os meus sinceros parabéns!

  2. Bela entrevista.
    Ela proporciona uma visão aproximada da importância do GRAESP PA para as pessoas que atendemos ou socorremos, principalmente para as mais humildes, aquelas com mais dificuldades para acessar os recursos ou serviços públicos.
    Não poderia ser melhor.
    Concordo que a melhor resposta sempre será com o trabalho, ou seja, confrontando argumentos com os resultados, porque “contra fatos, não existem argumentos” e o senhor expôs os fatos, a vossa bela trajetória profissional e os resultados alcançados. Essa sempre será a reaposta mais madura e assertiva.
    Outro sim, lebre que só se joga pedra em árvore que dá frutos.
    Grande abraço e que Deus mantenha sempre as bênçãos sobre o senhor e os seus.

    Tenente Coronel Raul/GRAESP PA

  3. Caro amigo e Cmt Gonçalves!! Parabéns pela excelente explanação sobre a gestão que conduz o GRAESP. Sei o quanto é difícil e árduo trabalhar com a coisa pública e principalmente gerenciar vaidades do ser humano; trabalhei com o Sr no pan-americano de 2007 e na Força Nacional em 2010 e nesse espaço de tempo pude constatar o quanto a sua pessoa é comprometida com a causa da aviação de segurança pública do Brasil, sempre com humildade e profissionalismo. No mais desejo sucesso a todos do GRAESP e que o amigo TC PM Gonçalves continue a trilhar o caminho da iniciativa, criatividade, inteligência e integridade moral.

  4. Essa entrevista retrata a Aviação do Estado do Pará. O salto em qualidade do serviço prestado que conseguimos dar nesses últimos três anos, se deu graças a muito trabalho de todos, ao apoio das autoridades, mas sobretudo pela maneira com que o GRAESP vem sendo conduzido em sua gestão. A missão de liderar uma unidade integrada não é das mais simples. Missões institucionais distintas, anseios diversos, bases no interior com pouca estrutura e outros fatores aumentam muito a responsabilidade do gestor. Penso que o investimento e valorização de cada servidor, seja lá de que instituição for, foi um dos principais fatores que fizeram com que o GRAESP chegasse onde chegou, sem incidentes ou acidentes.
    Parabéns, TC Gonçalves, somos-lhe muito gratos por tudo que já foi feito pela nossa unidade e, principalmente, pela sociedade paraense.
    Que Deus o abençoe !

  5. Seu passado e presente são de glórias!
    É uma honra trabalhar ao seu lado!
    Parabéns, TC Gonçalves!

  6. Parabéns pela entrevista TC Gonçalves, é certo que nela podemos verificar um pouco do GRAESP/PA, no entanto, ainda não existe tecnologia para retratar o “MORAL” elevado com que nossos integrantes (servidores) se encontram, motivados com a valorização que nesses três anos de convivência tem o senhor, TC PM GONÇALVES, como nosso líder…Sempre em busca da qualificação dos Pilotos, Mecânicos e Tripulantes Operacionais, seja na área técnica, seja na atividade policial e/ou bombeiro militar. É claro, que nem o melhor Homem que passou pela Terra, Nosso Senhor Jesus Cristo, foi capaz de lidar com o Ego do homem, mas com toda educação, graça, perseverança, honestidade em seus atos e acima de tudo JUSTIÇA e HONRA, o GRAESP pode ser chamado de MELHOR LUGAR PARA SE TRABALHAR EM TODO ESTADO DO PARÁ e isso podemos afirmar com toda certeza que graças a sua pessoa!!! Um SALVE ao Sr. TC PM Gonçalves. Deus está no Comando!

  7. […] Pará – Está sob análise do Ministério Público do Estado (MPE) uma série de denúncias feitas por servidores do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), com relação a irregularidades que teriam sido cometidas pelo tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, da Polícia Militar (PM), comandante da corporação. (Leia também: Diretor do GRAESP fala como é liderar uma OASP integrada e quais são seus desafios) […]

  8. Parabéns Tcel Gonçalves pelo seu trabalho que vem fazendo no nosso estado do Pará e na nossa aviação do GRAESP, e assim levando o socorro de uma aeronave tanto de helicóptero ou avião, para salvar o principal VIDAS, seja elas distintas, de cor, sexo, idade ou religião, mas tem que cumpri a missão e nao tem dinheiro que pague isso cmd. Graças a inteligência, humildade, sabedoria e sua abençoada DIREÇÃO que é difícil gerência. Parabéns e um prazer de trabalhar ao seu lado sr DIRETOR…

  9. Parabéns comando! Tive a honra de voar e trabalhar com o Sr. Nada disso me causa surpresa, resultado de um homem temente a Deus e que trabalha com competência e responsabilidade. O estado do Pará ganhou muito com sua ajuda. Bons Voos!!!

  10. Grande Profissional, seu passado é incontestável, admirável pelo que construiu e o que está construindo no GRAESP. Parabéns pela liderança e que continuemos crescendo como OASP e Profissionais da Aviação de Segurança Pública… Deus vai continuar iluminando se caminho.

  11. FALAR DO AMIGO E IRMÃO JOSILEI É FÁCIL. OHH!! JOSILEI.
    DIFÍCIL É ADJETIVAR O TC PM GONÇALVES. HOMEM PROBO, HONESTO, VISIONÁRIO, GESTOR, HUMANO….FALARIA O DIA TODO DE SUAS “N” QUALIDADES, MAS DENTRE TANTAS A DE LIDER SE DESTACA. FALO ISSO COM A PROPRIEDADE DE TER INTEGRADO SUA EQUIPE EM VÁRIAS OCASIÕES.
    PARABÉNS AO “MESTRE GONÇA” FORMA CARINHOSA E REPEITOSA COMO O CHAMO HOJE, AGRADEÇO OS ENSINAMENTOS E A FORMA COMO CONTRIBUIU PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO HUMANO E PROFISSIONAL.

  12. Parabéns meu Diretor! Eu que faço parte do processo seletivo do inicio da atividade de OPERAÇÕES AÉREAS no estado,para mim é uma honra, e tenho muito orgulho,uma satisfação pessoal e realização profissional em fazer parte deste Grupamento, e testemunhar as grandes mudanças e melhorias durante esses anos,em particular nos ultimos 03 anos,conte com este servidor, e que Deus lhe abençoe grandemente na sua gestão. OPERAÇÕES AÉREAS é o que somos! Continuuuueeeeeee.

  13. Tive o imenso prazer de conhecer o TC Gonçalves, em 2007 no Rio de Janeiro quando estava à disposição da SENASP por ocasião dos Jogos Panamericanos. Tive a grata satisfação se fazer parte de sua equipe de trabalho em Brasília e assessorá-lo durante toda sua a sua gestão. É impressionante a qualidade e fluidez no trabalho que uma equipe obtém quando se tem um Líder! Parabéns aos Gestores do Estado do Pará por não terem tido melindres em buscar uma pessoa altamente gabaritada, comprometida e com expertise em seu nicho de trabalho, e assim, ver o salto positivo que sua Instituição deu, e desta forma, agregar valores a sociedade Paraense. Parabéns meu grande amigo TC Gonçalves, por ter aceitado mais este desafio, e mais uma vez mostrar que é possível fazer Aviação de Segurança Publica com qualidade e responsabilidade. Ótima matéria, parabéns aos administradores do site.
    Um grande Abraço.

  14. Caro Cmte e amigo Cel Gonçalves,

    Parabéns pelo trabalho realizado a frente da equipe do GRAESP/PA. Temos a certeza de sua liderança frente a esses maravilhosos profissionais que compõem tão distinta Unidade. O senhor é um exemplo na gestão e integração das mais diversas equipes. A frente da AEAP/DFNSP, conseguiu unir membros das mais variadas Instituições desse Brasil e proporcionar uma padronização, mesmo com as diferentes características de cada um. Ajudou, no tempo que lá esteve, a desenvolver a aviação de segurança pública de vários Estados, entre eles a do Rio Grande do Norte, possibilitando a evolução das operações aéreas do CEIOPAER/RN. Ainda hoje, na função que está, continua a ajudar com o altruísmo que lhe é peculiar. A única coisa que podemos fazer é agradecer pelo amigo, pai de família, irmão e profissional que és. Um grande abraço deste amigo que é muito grato por poder ter tido o privilégio de levar alguns puxões de orelha que me fizeram melhorar como homem e profissional de segurança pública.

    Grande abraço e bons voos!!!

  15. A palavra desafio, com certeza, tem uma outra dimensão no dicionário do Tenente Coronel Gonçalves. Através de uma entrevista clara e concisa demonstrou o avanço dessa importante Organização de Aviação de Segurança Pública da Região Norte do nosso Brasil. Consolidou a implantação de cinco bases em pontos estratégicos do Estado do Pará, levando Segurança, Saúde e Esperança para a população através das asas rotativas e fixas. Parabéns pelo empenho e dedicação. E um agradecimento especial na sua colaboração direta para a implantação da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, quando de sua passagem pela SENASP/CONAV, enfrentando conosco os desafios(novamente essa palavra) dessa busca pela qualificação dos serviços policiais e de defesa civil. Delegado Francisco Soares, Diretor da DAA/PC/RS.

  16. Caríssimo TC PM Gonçalves,
    A nossa história de vida e a nossa trajetória profissional fala por nós. É o nosso maior “cartão de visita”.
    Todos as pessoas decentes e bem intencionadas que o conhecem e/ou trabalharam ao seu lado sabem da sua capacidade, seriedade e dignidade.
    Parabéns pelo trabalho diferenciado que o senhor tem desenvolvido na aviação do Pará salvando, socorrendo e protegendo os que precisam que “o socorro chegue voando”.
    Que Deus continue protegendo e conduzindo os seus caminhos pois o senhor ainda tem muito a fazer pela Aviação de Segurança Pública nesse nosso querido Brasil!
    Siga em frente, firme. Sempre!!!
    Forte abraço.

  17. Grande Profissional, seu passado é incontestável, admirável pelo que construiu, e o que está construindo no GRAESP. Parabéns pela liderança e que continuemos crescendo como OASP e Profissionais da Aviação de Segurança Pública… Deus vai continuar iluminando se caminho. Responder

  18. Parabéns Cmte Gonçalves!Tenho certeza que a sociedade Paraense agradece pelo avanço em virtude do excelente trabalho que o senhor tem realizado no decorrer desses últimos anos. Ao tempo que é mais do que merecido o reconhecimento pela sua dedicação, comprometimento, profissionalismo, trabalho em equipe, competência e esmero dispensados ao Estado do Pará.
    Que o SENHOR continue abençoando toda equipe GRAESP, dando estratégias e livramentos em todas suas missões.

  19. O meio organizacional tem experimentado várias mudanças nos últimos tempos. No entanto, a maioria das organizações públicas, ainda, persistem em manter os modelos administrativos burocráticos weberianos implantados desde o período do Estado Novo em 1936.
    Dentro do âmbito dos estados democráticos, a sociedade começou a demandar uma gama maior de serviços e mudanças de infraestrutura. O modelo burocrático passa a ser criticado, por algumas correntes de pensamento, rígido demais para o atendimento das demandas sociais. Com isso, a descentralização e a flexibilização administrativa ganham espaço como práticas gerenciais.
    A sensibilidade, de alguns, poucos, Gestores tem mudado esse panorama. Esses Gestores, por vezes mal-compreendidos, estão implantando, implementando e utilizando ferramentas de Gestão Empresarial de forma eficiente e eficaz em suas administrações. Para isso, é necessário, além de conhecimento técnico, capacidade, preparo, coragem e muita responsabilidade.
    A Gestão por Competências é uma área bastante relevante na moderna concepção de Recursos Humanos dentro das Organizações, pois tende a aproximar os objetivos individuais e organizacionais.
    A Gestão por Competências adotada pelo Sr. TCel. PMDF Gonçalves, durante sua administração na Direção do GRAESP-PA, é um modelo que faz parte do seu currículo em outras administrações de sucesso. É, e sempre foi, uma grande honra poder colaborar e fazer parte nesse tipo de projeto.
    Parabéns Comandante pelo excelente trabalho! Agradeço, sobretudo à Deus, pela oportunidade de ter sido liderado e trabalhado ao lado do, acima de tudo, grande amigo Josilei, o Comandante Gonçalves!

  20. Parabéns meu Comandante TC Gonçalves é um prazer poder confirmar o excelente trabalho que o senhor realiza em sua brilhante carreira de homem publico.
    Todos nós somos conhecedores do seu poder de administrador e gestor, e assim como muitos amigos, tive a honra de poder ter servido sob seu comando quando dos Jogos Pan-americanos no Rio de janeiro e depois em Brasília-DF na Assessoria de Aviação de Segurança Pública (AEAP).
    Grande comandante, quando me lembro dos projetos que o senhor tinha para a aviação de segurança pública, e que por vaidades de alguns que não aceitavam a sua forma simples e verdadeira de aglutinar pensamentos e dividir conhecimentos não permitiram a continuidade dos mesmos, vejo o quanto teríamos avançado em fazer dela um exemplo de gestão e qualidade, foram vários os pensamentos de vanguarda que pude ver se tornar realidade, ao seu comando, cito alguns:
    A primeira Base aérea de fronteira da FNSP em Ponta Porã-MS, que tive a honra e oportunidade de comandar após o excelente trabalho do Maj Michel, onde poderíamos hoje ter integrados os vários órgãos de aviação públicas do pais, como EB,PF,PRF,PM,BM,PC em uma base de fronteira tornando nosso pais mais seguro no tocante ao trafico de drogas e de armas em apoio as equipes de terra com nossas aeronaves.
    O projeto e aquisição do primeiro avião do DFNSP, aeronave que hoje em conjunto com a PF fazem o transporte do nosso efetivo para missões em qualquer parte do país.
    Os cursos de pilotos de avião e helicópteros e vários outros projetos realizados na sua gestão
    Grande Comandante, continue com seu trabalho no GRAESP em busca de uma Aviação Segura e de qualidade.
    Forte abraço.
    ST RR PMSC
    Henrique

  21. Fico muito feliz, qdo li essa reportagem, encontrando um amigo, o coronel Josilei, sempre a frente dos acontecimentos, levando todo os seus conhecimentos a essa regiao da Amazônia que tanto precisa, homens inteligentes, experientes, transmitindo toda experiências as novas gerações do ramo, parabéns meu amigo, sempre nos orgulhamos de você, ficando com saudade sempre dos nossos projetos passado , que fizemos, fica aqui nossos agradecimentos por tudo meu amigo, lembro sempre a missao naquele dia voando os céus de Brasília DF.
    Deus abençoe com muita saúde e paz.
    Sucesso amigo.
    Etevaldo.

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