Rio de Janeiro – Duas policiais militares foram formadas, sexta-feira (02/10/09), no Curso Teórico de Piloto Privado e Comercial, ministrado pela Escola de Aviação da PMERJ (EsAv). No total, 18 militares e 1 Policial Rodoviário Federal receberam seus diplomas.
O curso iniciou em 30 de janeiro de 2009, com 10 oficiais do Estado do Rio de Janeiro, 08 oficiais do Estado do Tocantins e 01 Policial Rodoviário Federal.
O curso teve duração de 08 meses, onde foram realizados diversos testes simulados da prova da ANAC, até realizarem a banca de Piloto Privado, onde obtiveram 100% de aprovação.
Em outubro o Curso encerrou-se e deixou os formandos aptos a realizarem a banca de Piloto Comercial da ANAC.
Dentre os formandos da PMERJ, estão duas policiais militares femininas, que, futuramente, irão pilotar aeronaves na Corporação.
Conforme relata Raquel Ventura Rodrigues, 1 Ten da PMERJ – GAM, “No concurso de seleção foram exigidos conhecimentos sobre Regulamento de Tráfego Aéreo, Meteorologia Aeronáutica, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves e Inglês.”
Além das provas teóricas também foram exigidos exames físicos em caráter eliminatório, ou seja:
_ Teste de Aptidão Física (TAF): Corrida de 12 minutos, barra e abdominal.
_ Apnéia: travessia submersa na piscina de 20 metros.
_ Natação: 200 metros rasos em tempo máximo de 5 minutos.
_ Flutuação: com o corpo na vertical durante 20 minutos (uniforme: coturno, camisa regata e calça do uniforme de instrução)
Ao conseguir a aprovação nesses testes os selecionados foram submetidos, em caráter eliminatório, ao exame de saúde do Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL).
Atualmente o Concurso para o Curso de Piloto da Policia Militar do Rio de Janeiro é um dos mais difíceis da Corporação, pois exige dos candidatos conhecimento avançados em Inglês, conhecimentos de matérias técnicas de aviação, além das provas físicas e rigorosos exames de saúde.
Raquel Ventura Rodrigues, 1 Ten da PMERJ – GAM, ao falar sobre sua nova conquista, afirmou que: “Vou concluir com uma frase de Anesia Pinheiro Machado, primeira mulher que se habilitou a trabalhar como aviadora no Brasil em1922, pois reflete exatamente o que pensei ao iniciar minha carreira na aviação:”
“Nem sempre explico bem o porquê das coisas, por que ocorrem, vou sempre pelas minhas intuições. Quis fazer e fiz.”
O GAM possui atualmente uma frota de dois aviões e três helicópteros.
SUCESSO AOS FORMANDOS E FORMANDAS!
Fonte : O Dia
Fonte: Raquel Ventura Rodrigues, 1 Ten da PMERJ – GAM
Fotos: GAM da PMERJ
Parabenizo todos os meus ex-alunos, agora já formados pela EsAv-PMERJ.
Pude acompanhar de perto todo o esforço e dedicação desses profissionais; muitos deles passaram meses longe de suas famílias para alcançar a meta de se tornarem pilotos.
Tenho certeza que muito em breve todo esse esforço será recompensado pois vocês formandos terão a nobre missão de, DO AR, servir, proteger e socorrer com segurança!
Sucesso a todos! Bons voos.
CAP Rodrigo Duton – PCH
Chefe do Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA) – GAM – PMERJ
Não poderia deixar de parabenizar as futuras AVIADORAS do GAM, minhas colegas de profissão e de unidade.
Ambas são profissionais extremamente dedicadas e competentes e tenho certeza que farão tudo que nós homens já fazemos, porém calçadas com seus saltos altos e coques nos cabelos!
O céu do Rio de Janeiro ficará ainda mais bonito com nossas duas aviadoras trabalhando nele…
Muito sucesso Raquel e Rhaddour!
CAP Rodrigo Duton – PCH
Chefe do Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA) – GAM – PMERJ
Gostaria muito de fazer as aulas de pilotagem , tenho muita vontade e adorei o site!
Boa tarde! Tenho sido questionado por alguns amigos sobre a patente dos pilotos das aeronaves das Policias e Bombeiros Militares. Existe algo , legalmente falando que dê como atribuição exclusiva aos Oficiais a prerrogativa de ser piloto de tais aeronaves?
Gostaria de saber mais a respeito!
Obrigado e aguardo o contato!
Bom Dia,
Primeiramente gostaria de parabenizá-las, pois , como eu, apostaram na oportunidade de realizar um sonho, e conseguiram.
Me formei na primeira turma teórica do GAM, e hj estou voando em comando, levando sempre comigo os ensinamentos que conquistei nessa instituição e as lições de vida.
É uma satisfação ler matérias sobre a escola.
Grande abç a todos e ótimos voos.
por favor me mande a idade certa para fazer este concurso
primeiramente queria parabenizá-las. gostaria de saber como funciona o esquema de manuntenção das aeronaves do GAM?
se ela é tercerizadas, ou próprias do gam porque eu estou terminando o curso de GMP e cêlula. e como faria para se futuramente averia alguma possibilidades de ingressar nesta áerea grato… aguardo respostas.
oi queria dizer que o meu sonho era ser comissária de bordo mais preferi ir além.Achei que poderia ser aviadora.Eu acredito em DEUS porque ELE pode fazer o impossível então o meu sonho tornará possivel.DEUS guia e eu piloto.AMÉM!!!