Eurocopter ganha prêmio Howard Hughes pelo helicóptero X³

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A American Helicopter Society (AHS) International premiou a Eurocopter por aperfeiçoamento tecnológico de helicóptero, ao desenvolver o demonstrador X³ híbrido, que será apresentado para os clientes civis e militares durante uma turnê nos Estados Unidos nos próximos meses.

Apresentado durante o 68º Fórum Anual da AHS, em Fort Worth, Texas, o prestigiado prêmio Howard Hughes reconheceu o sucesso da Eurocopter com seu conceito de helicóptero híbrido, que usa dois motores turboeixo para mover um rotor principal juntamente com duas hélices instaladas na ponta de duas pequenas asas fixas. O resultado é um avançado e rentável sistema de transporte VTOL que oferece a velocidade de uma aeronave turboélice e a potência e as capacidades de voo de um helicóptero.

Durante o evento da American Society pela performance de tecnologia, subiram ao palco para receber o prêmio Howard Hughes Jean-Jacques Ferrier, Vice-presidende de Inovação da empresa, juntamente com sua equipe e o CEO da Eurocopter Lutz Bertling.

Como a aeronave demonstradora X³ confirmou – e superou – as expectativas da Eurocopter durante os testes de voo realizados desde 2010, a empresa está agora buscando aplicações para o conceito híbrido, abrangendo desde missões de longa distância de busca e salvamento (SAR), guarda costeira, patrulha de fronteira e forças especiais até operações de transporte interurbano de passageiros e no mercado de oil & gas.

“O prêmio da Sociedade é um verdadeiro reconhecimento dos homens e mulheres de visão, que estão fazendo a Eurocopter do futuro ser uma realidade hoje”, disse o CEO da Eurocopter Lutz Bertling. “Também é uma ótima oportunidade para a Eurocopter anunciar formalmente a turnê do X³ para o público americano, com início no próximo mês, o que permitirá tanto aos clientes militares como aos operadores governamentais a oportunidade de verem – e voarem – nesta aeronave realmente notável”. Durante as exibições, o X³ da Eurocopter vai fazer escalas em diversas regiões dos Estados Unidos, incluindo Grand Prairie – Texas, onde fica a sede da American Eurocopter.

“Para nós, é muito importante proporcionar essa experiência em primeira mão para potenciais operadores do nosso conceito híbrido nos Estados Unidos, que abre novos e interessantes horizontes nas operações, fornecendo velocidade de cruzeiro 50% mais rápida do que os helicópteros padrão, a custos muito acessíveis, permitindo aumento significativo na produtividade da missão”, acrescentou Bertling.

A Eurocopter prevê muitas aplicações para o conceito de helicóptero híbrido no mercado americano, onde a sua inovação em aeronaves de asas rotativas fez da empresa um dos principais fornecedores para o setor comercial, para as forças policiais e de emergência médica, prestadores de serviços de transporte aéreo e usuários do governo, como o Exército dos EUA, Guarda Costeira, Marinha, Receita Federal, FDA e FBI.

Durante os testes de voo do X³ realizados até agora, o demonstrador ultrapassou a meta de velocidade original de 220 kts (407km/h), atingindo 232 kts (430km/h).

Além disso, o X³ utilizou menos de 80% da potência disponível e exibiu excelentes qualidades de voo, manobrabilidade, capacidades de aceleração e desaceleração, razões de subida e descida excepcionais, bem como níveis de vibração muito baixos. Tudo sem necessidade de qualquer sistema anti-vibração ativo ou passivo. O X³ é um helicóptero da classe de cinco toneladas com capacidade pra até 11 passageiros em sua cabine.

A American Helicopter Society (AHS) International é a maior e mais antiga sociedade técnica do mundo dedicada a melhorar a compreensão da tecnologia de voo vertical. Desde a sua fundação, em 1943, a sociedade tem sido um dos principais fóruns para a troca de informações sobre a tecnologia de voo vertical.

Convergência Comunicação Estratégica.

1 COMENTÁRIO

  1. Prezados senhores
    Com certeza é uma bela aeronave e provavelmente de grande aplicação. Parabéns aos membros da EC pela conquista e inovação.
    Sempre admiro quem procura novos caminhos e soluções.

    Gostaria de alguma informação acerca da fase de voo em velocidade de cruzeiro, se a aeronave utiliza o princípio do autogiro e etc.

    Grato por qualquer esclarecimento e bons voos!

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