No domingo (04ABR10), o helicóptero Águia 2, da Polícia Militar, precisou pousar em um campo de futebol, próximo da Epagri, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, porque o motor começou a falhar durante o voo de patrulhamento no Morro do Quilombo.
O problema no helicóptero Águia 2, da Polícia Militar, pode estar ligado à falha na válvula de sangria, que controla a saída de ar do compressor (motor). A aeronave é do modelo Esquilo AS350B, fabricado em 1983.
No momento do problema, a tripulação pôde ouvir estouros vindos da aeronave. Para prevenir um apagamento completo do motor, o Águia 2 pousou no campo de futebol do Paula Ramos Júnior Futebol Clube, próximo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
De acordo com o Ten Cel Kern, uma equipe da Helisul, empresa responsável pelo aluguel e pela manutenção do helicóptero, foi até o local neste domingo, fez a revisão da válvula e realizou novos testes, mas não conseguiu solucionar o problema.
A inspeção deve continuar nesta segunda-feira. A aeronave permanece no campo de futebol, protegida por uma viatura da PM, segundo o comandante.
A Polícia Militar deve divulgar nesta terça-feira o resultado da avaliação dos mecânicos no motor do helicóptero Águia 2. O tenente-coronel João Schorne de Amorim, do setor de Comunicação Social da PM, informou que os mecânicos são do Rio de Janeiro.
Quatro militares estavam na aeronave pilotada pelo comandante Adilson Bornhoffen. Ainda conforme o Ten Cel Kern, a falha é incomum e foi descrita em um relatório interno da PM.
Fonte: 1.Diário Catarinense – 2.Diário Catarinense
Da pane acima relatada, posso afirmar que uma pane do sistema de abertura e controle de combustível, vem a ser uma situação de estresse e que, o elevado grau de profissionalismo do comandante e da tripulação, faz a diferença. Comento desta forma, pois eu estive a bordo do Águia 02 no voo em que ocorreu a pane.
Graças a DEUS nao aconteceu nada com Policiais da PMSC Grandes Profissionais no Policiamento aereo ! abracos!
Alguem de SC poderia detalhar melhor o ocorrido ?
A reportagem não foi muito feliz em relatar tecnicamente o ocorrido.
Certamente, será muito interessante para todos frequentadores do site.
Abraço
Mena
Os Esquilos da Marinha estão apresentando o mesmo problema. Tivemos 8 casos nos últimos meses nas aeronaves sediadas em Manaus EsqdHU-3) e em São Pedro da Aldeia (EsqdHU-1). Na MB o assunto está sendo tratado como incidente aeronáutico.
O Caso e Grave entao Rafael seria defeito de fabricaçao? Um recall seria urgente ?
è muito importante ressaltar a decisão correta tomada pelo mandante Adilson Bornhoffen, a qual permitiu um pouso seguro sem trazer risco para a tripulação e a aeronave.
Olá!!
Caso não seja sujidade no sistema de abertura da válvula de sangria (limpeza dos êmbolos) a pane pode estar relacionada com a caixa taquimétrica do motor.
Abçs a todos!
Olá. Esta pane pode está na bleed, caixa taquimetrica ou vazamento; sujeira no rede de P2 para a bleed. Alguém teria o manual (WTP) da caixa taquimétrica do AS 350 B?