FIDAE 2012: Carabineros do Chile recebem o quinto AW109 Power

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Os Carabineros de Chile, através de sua Brigada Aeropolicial, tem como responsabilidade as atividades de segurança pública, combate ao terrorismo, segurança de fronteiras, transporte de dignitários, além de realizarem as tarefas de resgate aeromédico e salvamento. A Brigada é dividida em Seção de Helicópteros, de Aviões, Manutenção, Escola e Logística/Suprimento.

Atualmente a Brigada Aeropolicial possui 13 helicópteros, sendo quatro AW109 Power, um EC135, dois BK 117, cinco  BO 105 e um Bell 206 e possui também 11 aviões. O serviço aeromédico é realizado por eles, pois o serviço de bombeiros é voluntário e não possuem aeronaves, entretanto, existe no Chile o serviço de resgate realizado por uma empresa privada (Aero Rescate) e que possui um AS350B3 e três BO105.

Tanto os Carabineros como a Aero Resgate voam missões aeromédicas com médico e enfermeiro a bordo. Existe ainda no Chile o serviço de combate a incêndios florestais de responsabilidade da Corporação Nacional Florestal (CONAF) e possue um W-3A Sokol e três aviões.

Durante a FIDAE 2012, dia 27/03, foi realizada cerimônia de entrega do quinto AW109 Power que deverá ser recebido pela Brigada no dia 12 de abril. Participaram dessa licitação o EC135 e o MD902 e o edital foi de técnica e preço e nessa avaliação de pontos e pesos o AW 109 Power saiu vencedor.

As aeronaves possuem matrícula civil e seguem as regras gerais da Dirección General de Aeronáutica Civil (DGAC), exceto quando em operações policiais, conforme a DAR 91, parágrafo 91.3. O interessante é que a DGAC não possui regulamento sobre as operações policiais ou militares, possui somente regulamento específico para concessão e revalidação das habilitações dos pilotos (DAP 01 01 A).

Pelo que se viu, existe excelente coordenação entre a DGAC e a Polícia, pois os Carabineros começaram esse serviço há muito tempo, são mais de 60 anos de aviação policial no Chile.

Conheça a história

Um grupo de policiais idealistas decidiram criar o Aeroclube “Carabineros de Chile” em 16 de junho de 1948. O objetivo de sua criação foi de “fomentar dentro da instituição o gosto pelo uso do transporte aéreo, organizando cursos de pilotagem e um Serviço Aeropolicial Experimental já implantado em outros países.” Suas primeiras aeronave foram um Cessna 170 e Cessna-140.

Um dos objetivos da criação do Aeroclube da polícia foi estudar um serviço experimental Aeropolicial, conforme estipulado na Ata de Fundação. Ao longo dos anos, os pilotos da entidade realizaram várias missões aéreas destinados a avaliar o projeto de uma aviação policial, chegando a conclusões positivas.

Assim, em fevereiro de 1953, o Departamento decidiu enviar um avião para Valdivia e Puerto Montt por um mês, durante a visita que o presidente Carlos Ibáñez del Campo faria à região. Em conjunto com os veículos de radiopatrulha, tinham que fazer o trabalho da polícia para proteger e apoiar os movimentos do presidente. A tarefa atribuída aos pilotos daquela época também incluía o combate ao roubo gado nessas regiões, que era um problema permanente.

Com essa valiosa experiência foi criada a Brigada Aeropolicial em 17 de fevereiro de 1960 e em 1974 chegaram os primeiros helicópteros.

Fonte: Piloto Policial / Fotos: Eduardo Alexandre Beni.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa a matéria! É mais uma idéia de que as Corporações policiais tem prerrogativas e “métiers” próprios da atividade que torna pouco sustentável a equiparação total, em termos de legislação e formação, à aviação civil. Acredito, e confesso não ter muita força argumentativa para isso, que a atividade aérea policial poderia andar em direção a uma independência da atividade civil e militar (FFAA) – é só uma idéia…

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