Geração do conhecimento

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A site Piloto Policial foi concebido com o objetivo de criar um canal de comunicação entre os integrantes da aviação policial no Brasil, incluindo a divulgação de notícias, artigos e experiências, além de conhecermos um pouco melhor sobre essa modalidade de aviação no resto mundo.

Em mais de um ano de existência, o site já passou a marca de 180.000 visitantes,  quase 630 posts e mais de 1.750 comentários. Uma repercussão muito maior do que a mais otimista previsão.

O site proporciona discussões acaloradas, como essa última, referente à Nota de Esclarecimento do CONAV e às reportagens contínuas e reiteradas do Estado do Acre. Observamos que algumas pessoas ainda confundem o real papel da segurança pública e não conhecem bem o verdadeiro sentimento dos que labutam nessa árdua missão.

Outra questão controversa é sobre a divulgação da informação, muitos ainda vêem essa divulgação como algo nefasto e se sentem contrariados com a transparência. Ou produzimos material de qualidade e criamos novos conceitos, ou continuaremos nascituros em comunicação.

Um dos pontos mais bacanas disso tudo, é que hoje o site possibilita, de forma democrática e livre, a interação, o contato e principalmente a troca de experiências entre as diversas unidades de aviação do Brasil, e principalmente divulgar, discutir e aperfeiçoar procedimentos e conhecimentos.

É a chamada gestão do conhecimento.

Esse assunto tem sido muito estudado atualmente, tendo como um dos expoentes na sua pesquisa o Maj PM Gambaroni, que teve a oportunidade de ser um dos palestrantes no 3º FNAvSegPub.

Para se criar um paralelo, há um caso antigo muito interessante que ocorreu no GRPAe/SP, qual seja, o acionamento inadvertido do botão de Teste Hidráulico em situações de pouso com o intuito de se tentar acionar os botões de Farol de Pouso e/ou Taxi, devido a proximidade dos mesmos, inclusive com a elaboração de Relatórios de Segurança Operacional.

Após muita conversa e Recomendações de Segurança pela Segurança de Voo, um belo dia (meados de 2000), o então 1º Sgt PM Alcântara (hoje encontra-se reformado como 2º Ten PM) teve uma idéia simples e eficiente e resolveu o problema: criou uma plaquetinha de metal, pintada na cor vermelha, que protegia o botão do Teste Hidráulico.

A idéia foi tão boa, que foi adotada pela Helibrás e já vem de série nas aeronaves AS350 novas, porém feita em acrílico transparente.

O referido mecânico ciou também uma placa de proteção feita em policarbonato e presa com velcro da caixa de fusível no lado do 1P, que volta e meia, no embarque, batia o pé e danificava os fusíveis. Esta placa de proteção ainda não foi adotada pela Helibras.

Agora vem o questionamento, você sabia disso? Será que isso nunca aconteceu com outros pilotos em outras unidades de outros Estados?

Pois bem, esse é um exemplo clássico de um idéia simples que resolveu um problema de operação que poderia vir inclusive a provocar um acidente ou um incidente. Hoje está resolvido, pois o próprio fabricante resolveu adotá-la.

Mas e quando essa situação se der em procedimentos operacionais? Será que todas as unidades de aviação terão de inventar as suas “rodas”?

Aí vai o exemplo que surgiu, aqui mesmo no site, com a publicação do artigo “Minimizando os riscos do “Mac Guire” – Uma técnica desenvolvida pelo GRPAe/SP“, de autoria do 2º Sgt PM Gomes, que atualmente encontra-se com mais de 1.390 acessos e 27 comentários.

Resumindo, os Tripulantes Operacionais do GRPAe/SP resolveram o problema de tendência de pêndulo da técnica Mac Guire com o uso do gancho da aeronave. Quem teve ou tiver a oportunidade de realizar a manobra com a técnica nova e a antiga verá a enorme diferença de estabilidade e segurança que ela proporciona.

Contudo, foi editada um Carta de Serviço pela Helibrás (Nº 1536-25-01) com algumas restrições e condições acerca do uso do gancho que impactam no procedimento referido no artigo, gerando com isso uma bela discussão técnica acerca de como manter suas vantagens e atender aos novos requerimentos do uso do gancho.

Mas e aí? Isso é realmente uma coisa muito comum em qualquer equipe de voo de qualquer unidade aérea: uma reunião no pátio para tentar solucionar um problema, um briefing ou debriefing para sanar algumas arestas.

O incomum, e que simboliza o futuro, é que essa reunião para acertar o procedimento está se dando com pessoas que trabalham em Praia Grande, São Paulo, Brasília, Taubaté, Vitória, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, etc, e em unidades de aviação completamente distintas como GRPAe/SP, 3ºBBS/CBMDF, CIAVEx, NOTAer/ES, GTA/PE, BAPM/SC, CORPAer/MG, BAv/RS, GOA/RJ, GAM/RJ, SAER/RJ, GRAer/BA, GRAer/AM, etc.

Logicamente, o site não tem a pretensão de “doutrinar” ou “padronizar” nenhuma instituição, mas sim de criar um canal de comunicação entre os interessados para que o conhecimento se perpetue e se dissemine entre todos, bem como uma abertura para a evolução. Isso é o princípio da gestão de conhecimento da nossa aviação.

Concluindo, independente de onde você esteja, função que exerce, ou tempo de voo que tenha, escreva sua opinião, argumente, melhore… Com certeza todos só terão a ganhar !

“Todos nós temos alguma coisa a ensinar e muito a aprender !”


13 COMENTÁRIOS

  1. Caros companheiros do PILOTO POLICIAL, em especial meu irmão BENI,
    Para vcs estarem escrevendo isto, é porque algum TROGLODITA irracional deve ter falado ou insinuado algo diferente para vcs.
    Não tenho vergonha nenhuma de dizer, aprendo todos os dias com vcs, e em vários assuntos já postados formulei parte de nossa doutrina, não é a toa que tenho o site como página principal no meu computador.
    Quero lembrar que falo também em nome de meus tripulantes que são leitores assíduos, e trazem as matérias em voga para discussão, com a equipe de pilotos deste Núcleo.
    CONTINUEM BRILHANDO IRMÃOS!!!!!!
    QUE DEUS ABEÇOE A TODOS!!!!!
    MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!!

    Cap PM Leal
    Chefe do NAvSegP

  2. ENTENDO ESSE INICIO DE MATERIA COMO UM DESABAFO, E VEJO QUE FOI RETIRADA UMA MATERIA SOBRE UM FATO TENTANDO DENEGRIR UMA INSTITUIÇÃO AEREA, NÃO SEI O FATO QUE VEZ ESSA MATERIA SER RETIRADA, MAS QUERO DIZER QUE O SITE TEM TOTAL CREDIBILIDADE E RESPEITO SOBRE AS MATERIAS VEICULADAS E ABRE CONHECIMENTO E DISCUSSÕES SOBRE DIVERSOS FATOS POSITIVOS E NEGATIVOS…
    UM ABRAÇO E CONTINUEM O TRABALHO…

  3. A iniciativa de criação do site Piloto Policial foi certamente uma das melhores idéias para a integração dos órgãos públicos de aviação. Sem dúvida continuará sempre como uma referência de conhecimento para nossas atividades, inclusive inspirando-nos no resgate de uma outra iniciativa antiga do nosso Cmte Luis Henrique (em memória), com a criação de um espaço semelhante, o Blog aviacaoderesgate.blogspot.com , que com o mesmo foco reune discussões mais específicas da área de resgate aéreo.

    Parabéns, cresçamos cada vez mais no caminho da excelência e segurança, por meio do conhecimento.

    Cap BM Kleber.

  4. Prezado Beni,

    Mantenha-se forte na construção de novas idéias e divulgação de assuntos de extrema importância à Aviação de Segurança Pública.

    Infelizmente deparamos com pessoas que não estão preparadas para canais de comunicação como o site Piloto Policial.

    Esta brilhante equipe está no caminho certo e os valores que possuem foram forjados a longos anos dentro da aviação.

    Cmte Jeferson Antonio Espindola
    Piloto Policial DOA/DPRF
    Brasília/DF

  5. Caros administradores da página.
    Tenho poucos anos de contato com aviação, só 28. Mas podem ter certeza que estão no caminho certo. Algumas pessoas com um senso ácido de escrever ou até uma vontade louca de voar e que mal deve ter pilotado um avião ou hel em algum “flight simulator”, escreve asneira, sandice ou é louco. Senhores operadores de um serviço fantástico, continuem seu belo trabalho. Acreditem nesse caminho. É lógico, humano e magnífico.

    Tebicherane

  6. Este site está integrando as unidades de segurança pública e defesa civil das Unidades da Federação…
    É um trabalho nobre e persistente
    e se hoje procedimentos operacionais são discutidos nos mais diversos estados, entre pilotos e tripulantes, é por que os senhores de certa maneira “startearam” essa discussão…

  7. O site é excelente, possui um quadro informativo exemplar e que não se encontra em outro site, a troca de informações e experiências são fundamentais e o site ja não anda mais no caminho certo, porque ele ja chegou no lugar certo.
    Parabéns a equipe, que leva a sério a maneira de informar.

  8. Caros companheiros;
    Venho participando ativamente da aviação de segurança pública, buscando seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
    Eu, o Maj Gonçalves e o Dr. Rubens enfrentamos, para isso, diversas barreiras, jogos de interesses, falácias e muitas pessoas mal intencionadas, mas nunca nos afastamos da transparência, probidade e seriedade em nossos atos, estabelecendo o “trilho” condutor de nossas ações.
    A realização e sucesso do site PILOTO POLICIAL é a efetivação de um sonho. Um ambiente VIVO onde vemos florescer e cultivar a produção da realidade da aviação de segurança pública de nosso país, ainda mais contando com as experiências internacionais trazidas pelos colaboradores.
    Como um site aberto – representação da transparência e democracia – está vulnerável às eventuais maledicências prolatadas por indivíduos leigos ou defensores de interesses escusos.
    Aquilo que não colabora para o desenvolvimento não deve ser considerado, pois não faz parte do nosso “mundo” da aviação de segurança pública. Nosso “universo” da aviação de segurança pública é caracterizado por profissionalismo, seriedade e objetividade.
    Passemos por cima dessas opiniões nefastas ao nosso meio, e concentremo-nos na realização e desenvolvimento de nossas atividades.
    Nossa aviação de segurança pública ainda tem muito para crescer, precisamos do apoio e esforço de todos, pois a sociedade demanda nossa atenção.
    Principalmente, meus sinceros PARABÉNS aos idealizadores do site PILOTO POLICIAL (que também o é de nossos PILOTOS BOMBEIROS, PILOTOS IBAMA, PILOTOS RECEITA, PILOTOS DETRAN, PILOTOS FORÇAS ARMADAS,… em suma, todos os pilotos de nossa aviação governamental à serviço da sociedade), em especial aos amigos BENI e MENA BARRETO, que continuem perseverando no desenvolvimento de nossa aviação de segurança pública.
    Abraço a todos…

  9. Prezados Aviadores,Tripulantes Operacionais, Mecânicos, Médicos e Operadores de aeronaves

    É inegável a contribuição do site Piloto Policial para a integração das unidades de aviação de segurança pública e defesa civil, encurtando distâncias continentais, para a segurança de aviação, para o estabelecimento de uma doutrina operacional baseada em estudos e exemplos de ocorrências. Assim fazem as Forças Armadas no mundo inteiro. Tive várias oportunidades de ganhar conhecimento operacional, convivendo e trocando experiências com outros operadores. Utilizar esta ferramenta moderna é uma forma inteligente de crescer e amadurecer profissionalmente e mais rapido, para se galgar degraus mais altos de operacionalidade.

    As críticas sempre existirão, seja por desconhecimento, ignorância, inexperiência, despeito, ou até mesmo por se discordar de algum procedimento, mas criticar somente não ajuda muito. Deve-se ser proativo e apresentar outra solução mais segura ou melhor para discussão. Cada unidade tem liberdade para estabelecer sua doutrina de operações, mas no início,tudo fica mais fácil quando nos espelhamos nos mais antigos. Evita acidente !

    Em síntese, não esmoreçam e continuem unidos em torno do ideal e com foco na missão de vocês.

    Aos administradores do site Piloto Policial, meus cumprimentos pela iniciativa e visão de criar esta interatividade nesse importante segmento da aviação brasileira.

  10. Prezado Beni e Mena Barreto, os senhores estão de parabéns pela iniciativa do site Pilotopolicial, os senhores tem o apoio do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública e estão nos ajudando à democratizar a nossa aviação, que em tempos atrás era coberta de pano preto e empirismo.

    Parabéns pelo Site pilotopolicial

  11. Geração do conhecimento concordo e parabens oelo site Piloto Policial , mas vejo que as Forças Policiais Brasileiras tem ver que existem outras marcas de aeronaves e fabricam aeronaves especiais para POLICIA , como ROBINSON , BELL HELICOPTER , AGUSTA , MD HELICOPTER , e outras etc… Como se no Brasil ter apenas uma marca de carro ! Concorrencia igual preço mais baixo e qualidade no produto seja a Aeronave para serviço Policial ou bombeiro precisamos outras marcas mais fortes na America Latina toda !

  12. Senhores, o processo de implantação deste modal de serviço tem seu preço. Uma forma inteligente de se proporcionar simultaneamente crescimento, uniformidade na doutrina de operação e maximizar a segurança operacional, e inversamente reduzir custos, é através da troca de experiências. Em pouco menos de 01 ano de operação, nós aqui no extremo oeste do país, temos sentido na pele, todos os dias o que isso significa. Não sendo suficiente os obstáculos impostos pelas condições, geográficas e atmosféricas da região, temos alcançado no Piloto Policial, uma fonte inesgotável de conhecimento, graças à colaboração de todos. Acredito que vcs não tem a dimensão real da importancia deste site, para unidades que estão em fase de implantação e buscando consolidar seu serviço. Parabéns pela iniciativa.

  13. AMIGO BENI,
    O SITE “PILOTO POLICIAL” JÁ TORNOU-SE A MELHOR MANEIRA E A MAIS RÁPIDA FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE OS MAIS LONGÍCUOS RINCÕES DESSE NOSSO PAÍS.
    AQUI FICAMOS SEMPRE ATUALIZADOS, POIS SÃO DIARIAMENTE POSTADAS MATÉRIAS.
    PARABÉNS PELA INICIATIVA, E QUE ESSE “NOSSO” SITE CONTINUE SEMPRE SERVINDO DE ELO DE LIGAÇÃO ENTRE TODAS AS UNIDADES AÉREAS DO BRASIL.
    MUITO OBRIGADO POR TUDO QUE VOCÊS (BENI E MENA) PROPICIAM A TODOS NÓS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

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