Comentários sobre: Helibras oferece diferentes opções de helicópteros para segurança https://www.pilotopolicial.com.br/helibras-oferece-diferentes-opcoes-de-helicopteros-para-seguranca/ Notícias sobre Aviação de Segurança Pública Tue, 02 Dec 2014 12:43:09 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.3 Por: Lautert https://www.pilotopolicial.com.br/helibras-oferece-diferentes-opcoes-de-helicopteros-para-seguranca/#comment-11017 Tue, 02 Dec 2014 12:43:09 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=59955#comment-11017 Realmente a Helibras consegue atingir todo o range de atuação para uma aeronave de asas rotativas, desde o EC120 até o EC225.
Todavia a aplicabilidade das aeronaves demandam profunda reflexão atualmente, especialmente diante do crescimento da aviação de Estado verificada entre 2008 e 2010, e o contante aprimoramento das atividades.
A atividade da aviação de segurança pública não permite mais o “heroísmo”, a “coisa feita de qualquer jeito” para atender às demandas finalísticas – aeronave é instrumento, não finalidade – assim devemos recordar do nosso saudoso Del. Carrasco.
Tenho acompanhado os episódios dos “águias da cidade” – um excelente programa para divulgação institucional e promoção da atividade da aviação de segurança pública, mas que, em uma análise mais técnica, denota um caminho que ainda falta cumprir.
Com a devida vênia aos que pensam diversamente, a “faca na boca” não cabe mais ao profissionalismo requerido à segurança pública. Não podemos mais admitir o resgate de vítimas normalmente em estado crítico em uma aeronave onde não há possibilidade de estabilização, de mínima higienização da cabine. Não podemos mais admitir que um resgate seja feito com a vítima com os pés para fora da aeronave, com as portas abertas, com médico e tripulante de “cócoras” e presas por um “rabo de macaco”, com proximidade e interferência extremamente perigosa à cabine de comando (posterior ou frontal).
A evolução anotada pelo Cmte Ayres, meu mestre e instrutor ao qual faço referência como uma das maiores autoridades da aviação de segurança pública sem, contudo, nunca ter sido policial, é tomada como um caminho irreversível. A adoção de aeronaves bimotoras leves é a única rota para que se instale o devido profissionalismo para atendimento das demandas de segurança pública, inclusive já positivada pela agência européia.
Assim, a vanguarda apresentada pelo Estado do Maranhão ao adquirir o primeiro EC145 da segurança pública no Brasil, depois seguido pela Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, e outros, mostra-se como caminho natural e adequado ao desenvolvimento da aviação de segurança pública no Brasil, que ainda deverá enfrentar várias barreiras de implantação, como os custos e a normatização (ANAC), que deverão ser amparados pelo Governo Federal conforme compromisso da então candidata à presidência, além de contemplar estudos específicos para o correto desenvolvimento das ações.
É o início de uma reflexão…. Bons voos a todos…

]]>