Resgate 01 do GRAESP/PA faz pouso forçado e tripulantes passam bem – Confira o Vídeo

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Um helicóptero da Coordenadoria de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros do Pará, integrada recentemente ao Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), modelo AS350 BA, realizou na manhã desta quarta-feira um pouso de emergência no pátio do antigo Inca, no km 12 da BR-316, na região metropolitana de Belém. A aeronave era tripulada pelo major Zell (Comandante da Aeronave), delegado da Polícia Civil Éder Mauro (Copiloto), um médico e uma enfermeira.

Os quatro ocupantes da aeronave sofreram ferimentos leves devido ao impacto com o solo e o helicóptero sofreu avarias. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, o helicóptero decolou por volta das 10h20 do aeroporto de Belém, mas após sete minutos de voo o piloto detectou uma forte vibração na aeronave que obrigou o pouso de emergência, causando lesões leves nos tripulantes em razão do forte impacto no solo e consequente avaria na aeronave. O que se observa no vídeo abaixo é que a aeronave entra em processo de ressonância no solo.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vai investigar o caso para descobrir as causas do acidente.

Confira o vídeo:

Confira as fotos:

Fotos: Carlos Sodré / Agência PARÁ e Tarso Sarraf/AE.

26 COMENTÁRIOS

  1. E LAMENTAVEL VER UMA IMAGEM DESSA, UMA AERONAVE A SERVICO DA POPULACAO, QUE LEVARA RAPIDEZ E AGILIDADE NO ATENDIMENTO DE PESSOAS EM CRISE DE ACIDENTES, ELA SE ENVOLVER EM UM, MAS GRACAS A DEUS, ELE ESTEVE JUNTO COM A TRIPULACAO E A PERICIA TECNICA E PSICOLOGICA QUE OS PILOTOS ADQUIREM NO TREINAMENTO DE EMERGENCIA COM ACFT, CONSEGUIRAM POUSAR EM EMERGENCIA, GARANTINDO O MAIOR BEM DO SER HUMANO, QUE E A VIDA DE TODOS OS PASSAGEIROS. MUITA SAUDE E FELICIDADE AS FAMILIAS DESSES PROFISSIONAIS QUE CONSEGUIRAM VOLTAR AOS LARES DE SUAS EM VIDA.

  2. LAMENTÁVEL O ACONTECIDO COM OS IRMÃOS PARAENSES. GRAÇAS AO BOM PAI E A DESTREZA E PERÍCIA DO MAJ ZELL, APENAS DANOS MATERIAIS.

    DEIXO MINHA SOLIDARIEDADE E UM FORTE ABRAÇO FRATERNAL AOS AMIGOS DO GRAESP.

    FIQUEM COM DEUS.

  3. Infelizmente, mais um clássico exemplo de ressonância com o solo.
    Felizmente, sem vítimas!!
    Processo de implantação de um esquadrão é muito complicado e difícil.
    Desejo que o esquadrão supere esse obstáculo e siga em frente.
    Lições aprendidas e apreendidas!
    Luis Martins – Insp. mnt.

  4. Um acontecimento lamentável e não desejado a ninguém que trabalha com a aviação de segurança pública. Aos companheiros do Pará: Força, Fé em Deus e Coragem para continuarem nessa indispensável e valorosa missão que todos os integrantes da aviação de segurança pública no Pará vem desempenhando e assim continuarão em prol da população desse importante Estado do país.

  5. Aos amigos do GRAER do Estado do Pará, manifesto minha tristeza e ao mesmo tempo minha alegria,tristeza por ver o dano causado ao equipamento usado para garantir a seguraça e salvar vidas do povo paraense,e alegria por ver que todos os heroicos tripulantes nada sofreram.
    Rogo a Deus em nome do Senhor Jesus, que ele continue a guardar os nobres amigos.
    Bola pra frente…….!!!!
    A maquina se substitui, mais vossas vidas não.

    Forte Abraço.

    Respeitosamente.

    Sub Ten Henrique.

  6. Parabéns para os tripulantes, tomara que consigam rapido outra aeronave para continuarem prestando serviços para a população. Um grande abraço.

  7. Realmente um imagem muito forte, mas na aviação temos que ser fortes e continuar nossa missão.
    Procuremos tirar ensinamentos desse fato, atraves de um estudo de caso, para evitar novos acontecimentos e estarmos preparados para essas situações de crise.
    Um abraços a meus amigos do Pará e que Deus continue iluminando suas operações.

  8. Deixo meu abraço de solidariedade ao ver esta imagem, na maestria de conduzir vidas e apreço na condução do Resgate 01, ao amigo Major Zell e Delegado Eder Mauro, que o nosso bom pai continue abençoando aos nossos amigos Paraenses no lema de vidas alheiAs e riquezas salvar, aumentando, após o levantamento dos fatores contribuites desse acidente para todos que fazem segurança publica no Brasil, o nível de alerta em nossas novas operações.

    att

    CAP BM DANILO
    GTA-SERGIPE

  9. As imagens são fortes, mas graças a Deus a tripulação está bem. O importante que o piloto conseguiu trazer a todos, máquinas e homens, em voo controlado até o pouso. O resto é dano material, nada mais. Bola para frente que a população precisa de vocês. Saúde e Força. TC PMMT Mourett

  10. Aos amigos do PARÁ toda a solidariedade que podermos oferecer nesse momento.
    Tudo é aprendizado.
    Infelizmente tivemos a perda material, mas como diz a minha avó : “vão-se os anéis, ficam-se os dedos”.
    A vida é o bem mais precioso que temos.
    Estudemos o fenômeno para que nao aconteça outra vez.
    Que Deus ilumine os passos de vcs.
    Um fraterno abraço.

  11. Queridos e eternos amigos do GRAESP-PA, contemporâneos de formação ou companheiros da FN,

    Que Deus possa estar iluminando o Grupamento dos senhores neste momento tão difícil.
    Muita força, paz, luz e discernimento!
    Contem sempre com este amigo “paraíba”!

    Força! Brasil!

    Forte abraço!

    Cap PMPB Pimenta

  12. Faremos desse limão um a limonada. Que sejam extraídas lições desse evento para toda nossa aviaçao. VAMOS AUMENTAR O NÍVEL DE ALERTA. TA TODO MUNDO COM AS PÁS BALANCEADAS??? QUANTO TEMPO QUE NÃO PASSAMOS O VIBREX?? Aos irmãos do PARÁ força e fé e que com as cautelas de praxe voltem logo ao vôo.

  13. Aos amigos do GRAESP/PA, parabéns pela técnica e habilidade. Já passei por situação similar. Forte abraço a todos. Novamente, meus parabéns. Carlos Vítor – Piloto de Esquilo / Carcará PCMG

  14. Já sofri uma “quase” queda de helicóptero – e é aterrorizante.
    Duas semanas depois o mesmo aparelho caiu mantando toda tripulação e passageiros.
    Me esquivo de falar o ano – in memorian.
    Petrobrás

  15. Aos amigos do PARÁ, sabemos que é angustiante um ocorrido como este… Demos graças ao Senhor pela vida de toda tripulação, sabendo que tudo não passará de mais um aprendizado! Forte abraço a todos!

    Cap Farley – CBMMG
    Batalhão de Operações Aéreas

  16. E lamentavél ver esta semanas paginas de jornais e nas reportagens de comunicações, mais graças a Deus tudo deu certo e também contar com a experiência do piloto ok.

  17. ESSA MALDITA LETRA ”K” NO FINAL DO PREFIXO É UMA PRAGA QUE ASSOLA NOSSA AVIAÇÃO. ESPERO QUE A PROXIMA AERONAVE NAO VENHA COM ESSA LETRA NOVAMENTE NO FINAL DO PREFIXO. ESSA LETRA É A PRÓPRIA PANE ESTAMPADA NAS AERONAVES. SAI AZAR!

  18. É muito lamentável ocorrido com nossos irmãos do GRAesp, infelizmente nós estamos sujeitos a essas situações, mas não pude deixar de observar que o 2P estava operando uma aeronave de segurança pública sem um EPI importantíssimo, que é o macacão de voo, e olha como faz falta o tripulante operacional pois se observarem os passageiros desembarcam antes da parada dos rotores. graças a Deus tudo terminou bem sem gravidade mais poderia ter sido pior. É só uma observação que deve ser analizada com cautela.

  19. A todos os integrantes do GRAESP presto minha solidariedade, pelo acidente ocorrido,mas graças a Deus que não houve vitimas fatais, e que seja logo superado esse momento difícil, grande abraço a todos Pilotos e Tripulantes.
    César Bonetti Tom-M Floripa-SC

  20. AOS AMIGOS DO PARÁ SAUDE E PAZ…PARABÉNS AO CMT DA ANV POR TRAZER TODOS AO SOLO COM SAÚDE E QUE EM BREVE AJUDARÃO A SALVAR MAIS VIDAS..
    UM FORTE ABRAÇO AOS AMIGOS CAP MACHADO SGT RENATO

  21. Precisamos estarmos cientes que acidentes podem acontecer com qualquer grupamento aéreo.

    É necessario que os Chefes destes grupamentos levarem a sério treinamentos e procedimentos de emergência, com uma periodicidade constante.

    Qual a periodicidade para realizar treinamentos de rappel, carga externa..etc?

    Qual a periodicidade para realizar treinamentos no fabricante do equipamento?

    Qual o procedimento que deve ser aplicado quando uma aeronave entrar em ressonância ( freqüência natural de vibração de um sistema (massamola,
    por exemplo) for igual à freqüência da força externa que lhe é aplicada)?

    Acidente como este poderia ser evitado com um bom treinamento?

    Vamos aguardar o laudo do CENIPA e ficarmos felizes que desta vez não houve mortes.

  22. Caros amigos, como membro do GRAER do Pará agradeço a todos pelas palavras amigas e considerações feitas. Tenho certeza que todas as observações aqui descritas serão devidamente trabalhadas.
    Obrigado.
    Cmte Freitas

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