II Curso de Operações Aéreas-COA inicia treinamento prático

Anúncio

Iniciou na manhã do dia 20/09, nas dependências do Grupo de Radiopatrulha Aérea – GRAER de Goiás, o Módulo Aéreo,  para o II Curso de Operações Aéreas – COA. Tal módulo caracteriza-se pela prática das atividades helitransportadas, sendo finalmente o momento em que os alunos em contato direto com a aeronave colocarão em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Para o cumprimento desta etapa o GRAER contou com o apoio incondicional do Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas do Estado do Mato Grosso – CIOPAER-MT, o qual sob o comando do tenente coronel Heverton Mourett de Oliveira (piloto) cedeu o helicóptero e tripulantes para que as instruções fossem realizadas.

No treinamento os alunos praticaram: movimentação e estacionamento de aeronave, embarque e desembarque a baixa altura, técnicas de evacuação rápida de terreno (preguiça e mata leão), rapel policial e resgate aeromédico com utilização de macas rígidas e macas de ribanceiras.

O Comando do GRAER agradece o profissionalismo e dedicação dos tripulantes do CIOPAER-MT: tenente coronel Heverton Mourett de Oliveira (comandante e piloto),  capitã  Jussara Cristina Novacki (piloto), sargento do corpo de Bombeiros Maurício André Ely de Mattos(tripulante operacional), soldado  Aislan Braga Moura (tripulante operacional ) e soldado Rodrigo Souza Lelis (tripulante operacional).


Fonte: Polícia Militar de Goiás.


15 COMENTÁRIOS

  1. MOMENTO MUITO ESPERADO PELOS ALUNOS DOS CURSOS DE TRIPULANTES.

    MOMENTO DE AUMENTO DA CARGA DE TRABALHO DO PESSOAL DA SEGURANÇA DE VOO.

    AGORA AS CONDIÇÕES, OS FATORES PESSOAIS E OS ATOS INSEGUROS SERÃO COLOCADOS EM CHEQUE.

    VALE SE CONCENTRAR NO AUMENTO DA CONSCIENCIA SITUACIONAL DE TODA EQUIPE ENVOLVIDA NO CURSO,

    AOS AMIGOS DO GOIAS,

    BOA SORTE.

  2. Bom ……..Treinamento pra que serve esta manobra em que o homem fica totalmente exposto ao deslocamento e bem como não é proibido estes tipo de deslocamento junto aos òrgãos ficalizador???

    Rodrigo Guedes

  3. Parabéns a toda a equipe do CIOPAER MT. Um bizu, aos alunos do II COA, suguem o máximo de conhecimento que conseguirem, vcs tem muito a ganhar com esses guerreiros do MT. ( de volta aos ares em lex lutor…hehe )”OPERAÇÕES AÉREAS É O QUE SOMOS”

  4. Caro amigo Rodrigo Guedes, informo a Vossa senhoria que tal manobra realmente e proibida, “”para os convencionais””, no entanto este é um Curso de Operações Aéreas multi-missão, sobre em que circunstância tal manobra é realizada, colocamo-nos a disposição ou ate mesmo aguardando sua matricula no III- Curso de Operações Aéreas….Nunca Será….Falcão – Goiás -Brasil.

  5. Bem… Homem não é de aço pode ser falso sensação(fadiga)…………….já que o Top consegue chegar até o skid . pq ele não embarca na aeronave?????cade a Seg de Voo.

  6. Em determinadas situações de emergência ou urgência necessário se faz a extração do policial/bombeiro (combatente) de forma rápida e sendo tal procedimento não utilizado para longas distancias, no que tange a segurança de voo, deve ser observado a validade do risco, pois em varias situações quem atua na área de segurança publica acaba passando por situações não convencionais, desta forma atire a primeira pedra o profissional desta área que nunca fez um voo na curva do homem morto!!! Maiores detalhas no III -Curso de Operações Aéreas 2013.

  7. Caro amigo Sandro Luiz, a previsão é que o GRAer-Go, fará um novo curso, de acordo com suas necessidades de efetivo, no entanto nosso planejamento é para que ocorra em todos os anos impares, 2011, 2013, 2015 …….e sempre oferecemos vagas, para co-irmãs.
    Abraços GRAer, FALCÃO….

  8. Na curva do homem morto……todos estão dentro da cabine da anv……….já o TOp fora!!!!!!!!e pq ele não entra na Anv. Creio que vossa pessoa já pensou como Cmt de Anv……..e não como caveira!!!!!!!!e sobre o POP do grupamento preve estas manobras fora do padrão da Aviação de Seg. Pública????

  9. Parabéns aos amigos do GRAER-GO pelo profissionalismo e abnegação. Somente os forjados no calor do combate poderão compreender a filosofia de arriscar a própria vida em prol de salvar a do cidadão de bem.

  10. Caro amigo, Rodrigo Guedes, no meu entendimento o carro chefe da Segurança Operacional, chama se CRM, e dentro deste principio, o principal é respeitar as opiniões e diferenças, gerenciar a validade do risco tomando decisões de liderança e confiança….quem não sabe respeitar as diferenças e necessidades de cada região, de cada unidade aérea, com certeza não tem conhecimento suficiente de Segurança Operacional (Antiga Segurança de Voo), ou esta desatualizado, ou esta fazendo criticas somente por fazer ou se acha o ovo das marmitas (Quentinhas)….Compre seu ingresso no III – Curso de Operações Aéreas – Falcão – Goiás – Brasil ( Nunca Será!!)

  11. Outra coisa senhor Rodrigo Guedes, sobre estar dentro ou fora da ACFT, só tenho uma coisa a dizer ninguém faz rapel, sexto, etc ou qualquer resgate sem sair da cabine, há não ser que disponha de um guincho, realidade ainda muito difícil nas forças de segurança no Brasil, treinamos nossos tripulantes para salvar, combater e prevenir….não treinamos passageiros de helicópteros, treinamos guerreiros, treinamos homens diferenciados e não convencionais……o que não podemos é utilizar de artifícios, como Segurança Operacional para nos acovardar…..digo respeite o limite da maquina, trabalhe em equipe o resto é desculpa pra covardes. Não estou aqui defendendo irresponsabilidade, pois coragem de mais mata e covardia mata muito mais. Dessa forma não formamos gatinhos pra passear de macacão verde com óculos escuros, formamos Tripulantes Aéreos Multi-Missão. FALCÃO/GOIAS/BRASIL.

  12. Sr. Cap Arantes
    Ainda bem que existe este tipo de pensamento. Creio que “nunca serei…” e existe estes grupos místicos. Ao olhar as forças armadas e as policias ao redor do mundo vejo que e muito grande a tecnologia apresentada. coisa que estamos em falta. já que o homem vai pendurado. Faça pesquisa com Cmt de aeronaves (creio que não seja sua situação)sobre estas manobras e os próprios Top ver o que eles acham. NUNCA SEREI………….

  13. Mas gente, será que é difícil de entender!!!!! Falta Qi será? já disse: ‘’ não formamos comissária de bordo não’’, formamos tripulantes operacionais e não aeromoças!!!!

    Isso aí, misticos mesmo….procure o Aeroclube la tem cursos pra pessoas como vc!!!!
    Fuiiii, fuii…

  14. Bom dia, Parabéns a todos por este processo de aprendizagem – complexo – e que precisa de pessoas assim – determinadas, corajosas, criativas, e com amor no coração para fazer o melhor objetivando o bem de outros. Por favor para este curso, haverá oportunidade para Bombeiro Comunitário, caso não poderia informar onde poderia encontrar o Curso ou outro que seja com enfase – Atendimento pré hospitalar – Salvamento – ou para intregar a equipes de ajuda humanitária?? Muito obrigada

    Bernadete

    “A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.” Marcel Proust

Deixe uma resposta para sandro luiz copla Cancelar resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários