Iniciou-se dia 30 de agosto de 2010 o curso de manutenção de helicóptero EC145 na Helibras de Itajubá.
Este curso tem por finalidade formar os mecânicos de diversos setores da aviação de helicópteros para atuarem na recém-chegada aeronave da Eurocopter, o EC145.
Já existem duas aeronaves deste tipo no Brasil e previsão de entrega de mais duas dentro dos próximos seis meses, sendo uma para a Helibarra do Rio de Janeiro, que já opera um modelo como táxi aéreo e outra para o GTA do Maranhão.
Este tipo de aeronave, ainda desconhecida de boa parcela da Aviação Policial, tem como principais características:
– Dupla motorização: Motor Turbomeca Arriel 1E2;
– Aeronave multimissão na categoria de 3-4 toneladas;
– Capacidade de transporte de passageiros de até 12 pessoas, sendo 2 pilotos+10;
– Baixo nível de ruído: 6.7 dBA, abaixo dos limites da ICAO;
– Tempo de voo de 3 horas e 35 minutos com tanque standard.
Duas novas aeronaves deverão ser entregues nos próximos seis meses. Uma para o GTA do Maranhão e uma para uma empresa que opera “off shore” no Rio de Janeiro.
Este moderno helicóptero será a primeira aeronave própria do GTA maranhense. O curso de mecânico de manutenção de EC145 tem duração de três semanas, sendo esta turma formada por funcionários da Helibras (Noronha, Luciano, Marcelo e Dênis), Helibarra (Rony) e GTA do Maranhão (Lorenzo e Carlos Eduardo).
Dentro da grade de matérias ministradas no curso estão informações gerais da aeronave, diversos sistemas, controles de voo, motorização, equipamentos standard e opcionais e as inspeções que deverão ser efetuadas neste modelo.
O Maranhão vai operar 2 aeronaves deste modelo?
Não, somente uma, haverá um pregão da SENASP para a Força Nacional, com seis categorias de aeronaves, e o EC 145 está concorrendo, com o 412, e o Gran da Agusta.
Parabéns ao GTA pela iniciativa de aquisição de uma aeronave multimissão com características essenciais para a operação policial, socorro e defesa civil. Aeronave com possibilidade de transportar carga paga de até 1750kg e possibilidade de transportar também 1500kg no gancho. A quantidade de pax (incuindo dois pilotos) pode ir de 10 a 12 passageiros, dependendo da configuração. Monitorização de diversos parâmetros, piloto automático, farol de busca etc auxiliam e apoiam toda a tripulação para que se tenha voos seguros.
Que seja utilizada de forma a melhorar não só o serviço de segurança pública, mas também de apoio às atividades diversas de socorro e defesa civil.
Parabéns GTA!
Parabéns Brasil!
Olá..sou mecânica de manutenção de aeronaves..e gostaria de saber onde posso fazer um curso especializado em manutenção de helicópteros?e quanto custa?e quanto tempo dura?
obrigada!
Luma leal
Luma, dê uma olhada nesse sítio :
http://www.helibras.com/servicos_treinamento.php
Olá!!
Eu sou Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras, e gostaria de saber a opinião dos profissionais em manutenção de aeronaves, se é viável eu realizar um TCC(monografia) sobre: Manutenção preditiva de helicópteros. É possível eu conseguir fontes de consulta sobre o assunto?
Desde já agradeço pela atenção.
Um abraço.
Sou acadêmico de engenharia de produção , e gostaria de saber a opinião dos profissionais em manutenção de aeronaves, se é viável eu realizar um TCC(monografia) sobre: na confiabilidade da manutenção , falhas, MTBF, qualidade, É se possível eu conseguir fontes de consulta sobre o assunto?