Comentários sobre: O valor estratégico da Escola de Aviação para a Aviação de Segurança Pública https://www.pilotopolicial.com.br/o-valor-estrategico-da-escola-de-aviacao-para-aviacao-de-seguranca-publica/ Notícias sobre Aviação de Segurança Pública Wed, 17 Jan 2018 02:42:51 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.3 Por: Baracho https://www.pilotopolicial.com.br/o-valor-estrategico-da-escola-de-aviacao-para-aviacao-de-seguranca-publica/#comment-13493 Wed, 17 Jan 2018 02:42:51 +0000 https://www.pilotopolicial.com.br/?p=113395#comment-13493 Boa noite Cmt Samuel! Importantes colocações o Sr fez. Acredito que uma ESAV perfeita e completa, ainda será uma busca de todas as OASP. Entendo que a homologação de uma ESAV e sua inclusão na estrutura das nossas Organizações Aéreas, pode ser o primeiro passo a frente, para se chegar ao ideal….começando pequeno, mas sedimentando rotinas e doutrina, crescendo forte e promovendo a busca pela excelência na formação de pessoas.
Grande abraço

]]>
Por: Samuel https://www.pilotopolicial.com.br/o-valor-estrategico-da-escola-de-aviacao-para-aviacao-de-seguranca-publica/#comment-13490 Mon, 15 Jan 2018 19:01:20 +0000 https://www.pilotopolicial.com.br/?p=113395#comment-13490 Bom texto, Baracho, para uma boa reflexão.
Acredito também que uma escola de aviação em cada organização seria o ideal; mas, na maioria dos casos, como você falou, talvez a estratégia ainda não comporte, principalmente por não existir a necessidade de uma rotina no plano de formação.
Acredito que estejamos falando de uma escola totalmente estruturada, inclusive com aeronaves menores e destinadas ao processo básico.
Algumas organizações mais recentes possuem, também, um quadro enxuto de pessoal que não comportaria claros na escala operacional para destinação aos processos de instrução prática.
Uma das soluções, você bem disse, é a cooperação entre os estados da Federação.
Agora, podemos também falar da EsAv, em cada OASP, como responsável e doutrinadora em todo o processo de formação e de manutenção da cultura de Aviação Policial.
Seria um departamento verdadeiramente estratégico, como o RH deve ser em qualquer empresa.
Mesmo na contratação de escolas civis, deve-se estabelecer requisitos que atendam às necessidades institucionais e manter a regulação aos moldes das grandes Agências.
A possibilidade de aliar a instrução técnica ao treinamento doutrinário pode ser o melhor; mas, como sabemos que o processo não é estanque ao cheque inicial, valorizo, como primária, a proficiência técnica na preparação inicial.
Desde que regulado, coordenado e auditado, o treinamento em uma escola civil, que mantenha a qualidade requerida, pode suprir a necessidade de formação nas organizações até que se alcance o ideal da EsAv autossuficiente.
De um modo geral e em qualquer área de atividade, poucas instituições, públicas e privadas, possuem ou coordenam os processos básicos de formação, mas um bom número delas se responsabiliza, direta ou indiretamente, pelos processos de especialização, de atualização, de doutrinação e de manutenção da cultura organizacional.
As carreiras jurídicas públicas são um exemplo.
Assim, ter a EsAv atuando de forma estratégica já é um bom começo.

]]>