Polícia Federal ministra Ground School do AS 355

Anúncio

A Coordenação de Aviação Operacional do Departamento de Polícia Federal – CAOP/DPF, com o apoio e homologação da Academia Nacional de Polícia – ANP e Agência Nacional de Aviação – ANAC, ministrou mais um Ground School para pilotos da aviação de segurança pública.

???????????????????????????????

Desta vez foi ministrado o Ground School da aeronave AS 355 – Esquilo Biturbina, operado pela Coordenação de Aviação Operacional. Esta turma contou com integrantes das seguintes corporações:

– Polícia Federal – CAOP
– Detran – DF
– Gabinete da Casa Militar do Estado da Bahia
– Corpo de Bombeiros – DF

O curso desenvolveu-se no período de 25 a 29 de maio de 2015 nas instalações da Coordenação de Aviação Operacional tendo como instrutores pilotos lotados na CAOP/DIREX/DPF, contabilizando 46 horas aula onde foram abordados os diversos sistemas da aeronave, tais como:

– Grupo Motopropulsor;
– Sistema elétrico;
– Sistema Hidráulico;
– Sistema de Combustível;
– Emergências;
– Peso e Balanceamento.

O curso serviu também como intercâmbio de informações e experiências entre as instituições de Aviação de Segurança Pública envolvidas.

4 COMENTÁRIOS

  1. Tive a oportunidade e o desafio de trabalhar e operar com o AS355F2 por 8 anos, em SJcampos – DCTA-Grupo Especial de Ensaios em Voo, atual IPEV.
    Essa aeronave era a plataforma dos testes e servia de suporte para o curso de Piloto e Engenheiro de Prova-categoria Helicópteros.
    Posso dizer o seguinte sobre a máquina: muito carinho e amor. respeite seus limites e faça com seus motores trabalhem sempre frios e equalizados.
    Aqui, a máxima escrita pelo James T. McKenna, na antiga resvista Rotor & Wing de 2006: “All helicopters should be picked up like an old lady,”
    E, coloco-me aqui à inteira disposição para ajudá-los, caso precisem!
    Abçs a todos e sucessos!
    Luis A Martins – SO R1 Inspetor/Técnico Sênior – CANAC 121530

    • Caro Luis,

      Como um dos pilotos dos 355 que possuímos (ambos AS355 N), ratifico a frase de James T. McKenna: “All helicopters should be picked up like an old lady”. E veja que muitos pilotos tratam as máquinas como garotos insanos.

      Importante salientar que, se queremos voar, temos que adaptar a missão à maquina, haja vista que a primeira é fruto do homem e a segunda da natureza (leis da física, um pouco de química, etc), não nos sendo dado o direito de subestimar a máquina e superestimar nossas habilidades. Comum empresas ou unidades aéreas comprarem uma máquina para então adaptá-la às missões (comum escutarmos “ah… a gente compra qualquer uma para fazer esse serviço!”, ao invés de comprar uma máquina que seja adequada ao tipo de trabalho que prestamos.

      Bons voos e excelentes pousos!!

  2. Olá Senhores!! Sou CCT em GMP e CELULAS recém formado em um curso de mecânica de manutenção aeronáutica, e gostaria de saber como devo proceder para que um dia eu possa atuar na área de manutenção das aeronaves da PF ? Desde já agradeço!

    • Caro Elton, para trabalhar na atividade aérea da Polícia Federal, antes de qualquer coisa, você deve passar no concurso e cumprir seu tempo de lotação inicial na fronteira. Após, ser candidato nos recrutamentos que ocorrem ocasionalmente.

Deixe uma resposta para Luis A Martins Cancelar resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários