Programa de Manutenção de Helicópteros de Segurança Pública

Anúncio

WILLIAN DE BARROS MOYSÉS
Capitão PMESP

Nos últimos anos, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GRPAe) apresentou um aumento substancial em suas operações, número de aeronaves e Bases destacadas, com uma grande tendência de operar com 02 (duas) aeronaves em cada Base, tendo em vista o atendimento aeromédico.

Diante desse cenário, este trabalho procurou apresentar, por meio de pesquisa em campo e nas empresas de manutenção, um modelo adequado de um programa de manutenção, voltado às aeronaves de segurança pública, com o objetivo principal de, durante o período diurno, aumentar a disponibilidade da frota de helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e, por conseguinte, a oferta de serviços à população paulista.

Para tanto, foram analisados os principais conceitos na área de manutenção aeronáutica, destacando as características de uma oficina de manutenção, bem como o erro humano, a fadiga e o perigo que representam a falha humana no ambiente de manutenção de aeronaves.

Foram citados alguns requisitos legais para se homologar uma oficina de manutenção, assim como foram exploradas as principais práticas e rotinas de uma oficina desse tipo, no intuito de melhorar e organizar as atividades, por meio de uma proposta de organograma, balizada na qualidade dos serviços prestados, garantindo a segurança de voo.

Para a comprovação científica da proposta inicial, foram realizados os itens mais demorados do roteiro de inspeção, dentro de um período aceitável, culminando, assim, na apresentação de uma proposta para se executar a inspeção de 100 (cem) horas, progressivamente, no período noturno, dividindo o roteiro expedido pelo fabricante em, no mínimo, 04 (quatro) noites, dependendo dos itens suplementares a serem executados.

Palavras-chave: Polícia Militar. Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão. Programa de manutenção de aeronaves. Programa de manutenção da aviação.

Autor: WILLIAN DE BARROS MOYSÉS, é Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo. É piloto de helicóptero e asa fixa do GRPAe da PMESP.

7 COMENTÁRIOS

    • Reitero o que você disse. É time de primeiro mundo. Deve ser o padrão a ser seguido aqui no Brasil. Tanto em doutrina de uso, quanto em índices operacionais. Parabéns, vocês são ótimos.

  1. Moysés….lembro quando esse assunto era só um sonho há mais de dez anos atrás. Tema objeto de muitas dúvidas que foram sendo extintas a medida que o então Tenente Moysés aprofundava seus estudos e demonstrava com fatos um caminho mais sólido para melhorar a gestão da manutenção dos nossos helicópteros. Sei que foram muitas horas de estudo, revisando os processos produtivos e rotinas que levaram você ao sucesso.
    É um exemplo de quem acredita em si mesmo, e não desiste. Não se pode esquecer que toda a iniciativa na defesa do interesse público é muito bem vinda. Parabéns por compartilhar esse trabalho com a Aviação de Segurança Pública, dando mais opções aos gestores de OASP pelo Brasil, em um assunto muito importante como a manutenção de aeronaves de Segurança Pública e que compromete a operacionalidade se não for observado.
    Abraço
    Cap Baracho

  2. Não há dúvidas que esse trabalho de bastidores, que é o de manutenção de aeronaves, deve ter atenção especial nos dias atuais. Casos exemplares nos mostram como um trabalho ou inspeção realizado em desconformidade com o que preconiza os manuais dos fabricantes trouxeram consequencias desastrosas.
    Diante da peculiaridade das operações envolvidas com as OASP, tal estudo certamente será o alicerce de um novo conceito e modo de atuação dos profissionais que aplicam as atividades de manutenção nos helicópteros das OASP, proporcionando aos gestores decisões técnicas e adequadas para a operacionalidade da frota.
    Parabéns pela conclusão do Trabalho, Cap PM Moyses!!!!

  3. Caso alguns dos leitores deste artigo ainda não saibam, o GRPAe é a maior unidade do gênero na América Latina, no Hemisfério Sul e uma das 15 maiores de todo o mundo. Este fato está sendo citado somente para mostrar que o trabalho desenvolvido pelos profissionais desta “instituição” são responsáveis pelo grande sucesso obtido ao longo dos anos e certamente serão responsáveis pelo sucesso que virá desta iniciativa pioneira de efetuar as manutenções pelo Grupamento, garantindo maior controle dos prazos, flexibilidade no planejamento e consequentemente resultando em uma maior disponibilidade.
    Parabéns caro Amigo Cap. Moyses pelo excelente e detalhado trabalho nesta monografia. Tenho certeza que servirá como fonte de consulta à todos que queiram implementar mudanças de filosofia e buscam engrandecer suas atividades, seja na aviação pública ou privada.
    Grande Abraço, Ari (Turbomeca)

  4. Sr Cap, parabéns. Terminei a leitura de vossa monografia e tenho a certeza que ela é um Norte para qualquer integrante de aviação de defesa social. Fonte riquissima de conceitos, doutrina, cultura, informações, direcionamento e orientações. Parabéns pelo trabalho Técnico e Científico de altíssima qualidade. Aos demais: leiam. Vale a pena! Rtt Tenente Tassinari – Comandante de Operações Aéreas – BTLRPAER/3 CORPAER/PMMG

  5. Parabéns ao Cap Willian pela excelente monografia. Espero que as diversas unidades de Aviação de Segurança Pública a utilizem como modelo para a manutenção das nossas aeronaves, pois hoje em dia, nós dependemos muito das empresas de manutenção pelo fato de não termos servidores especializados nesta área, com excessão da nossa gloriosa PMESP. Este modelo de manutenção dividida em blocos é excelente para a disponibilização da frota, não é a toa que é utilizada pelas oficinas que prestam serviços Offshore para a Petrobrás.
    Parabéns aos colegas da PMESP pela excelência nos serviços.

Deixe uma resposta para EDERSON LUIZ FALCADE Cancelar resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários