USHST cria projeto para enfrentar IIMC e desorientação espacial do piloto

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Entrada inadvertida em condições meteorológicas por instrumentos que levam à desorientação espacial do piloto continua a ser uma das principais causas de acidentes de helicópteros com vítimas fatais. De 2000 a 2019 nos Estados Unidos, ocorreram 130 acidentes fatais diretamente relacionados à questão da desorientação espacial. Esses acidentes ocorreram independentemente da experiência do piloto e afetaram todos os segmentos, incluindo serviços aeromédicos, aviação policial, voo panorâmico, voos corporativos e voos pessoais/privados.

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“Durante décadas, estudos, artigos, trabalhos de pesquisa e discussões foram publicados teorizando por que acidentes relacionados a ambientes visuais degradados ocorrem de forma consistente e tem sido difícil encontrar respostas claras que possam mitigar ou interromper esses trágicos acidentes”, explica Nick Mayhew, da indústria co-presidente da Equipe de Segurança de Helicópteros dos EUA.

“Em parte, os acidentes resultam de falha de planejamento, falta de compreensão ou má tomada de decisão. Todos os pilotos têm a opção de interromper um voo antes da decolagem, dar meia-volta, prosseguir para um alternativo ou pousar em um local seguro se o tempo piorar abaixo dos mínimos da empresa ou pessoais, mas continuamos a ver esses tipos de acidentes. ”

Em resposta a essa situação, a Equipe de Segurança de Helicópteros dos EUA desenvolveu um novo documento de Práticas Recomendadas com foco em “Desorientação Espacial Induzida por um Ambiente Visual Degradado” e oferece soluções de treinamento e tomada de decisão.

“Estamos propondo uma mudança na forma como discutimos, treinamos e reagimos à deterioração ou às condições climáticas não planejadas”, acrescenta Mayhew.
O documento de Práticas Recomendadas (https://ushst.org/56secs/) concentra-se nestas ações de treinamento e tomada de decisão:

  • Evitar IIMC
  • Planejamento de pré-voo que inclui processos de decisão em rota
  • Treinamento na aeronave que simula falta de visibilidade
  • Treinamento de técnicas de recuperação e comprometimento com instrumentos

Evitar IIMC

Evitar é a melhor defesa. Existem várias ferramentas à disposição do piloto para garantir que ele, a tripulação e a segurança de seus passageiros permaneçam seguros em um voo. Freqüentemente, pode-se optar por atrasar ou cancelar a decolagem com base nas condições presentes ou previstas durante o voo. Essas decisões podem ser difíceis de tomar, mas quando um piloto conduz uma análise completa de pré-voo, a preponderância de evidências pode tornar essa decisão de gerenciamento de risco direta e baseada em dados.

Planejamento de pré-voo que inclui processos de decisão em rota

Os gatilhos de decisão em rota podem ser definidos como um conjunto predeterminado de condições que “acionam” um ponto de decisão no voo. Quando um gatilho de decisão predefinido é alcançado, o piloto executa uma ação predeterminada que foi planejada, informada e revisada enquanto estava na mesa de planejamento.

Os gatilhos de decisão em rota devem ser planejados no início do processo de planejamento de pré-voo para evitar que outros fatores os afetem. Essas decisões devem ser planejadas e discutidas para cada voo – não apenas para os voos em que você prevê que o clima será um problema.

Treinamento em aeronave que simula falta de visibilidade

Para estar melhor preparado para um ambiente visual degradado, o USHST recomenda a estruturação de um programa de treinamento abrangente. Isso inclui uma simulação de uma situação sem visibilidade em simuladores que oferecem treinamento de ilusão visual e simulações que expõem os pilotos a ilusões visuais e afetam seu sistema vestibular.

Treinamento de Técnicas de Recuperação e Comprometimento com Instrumentos 

As melhores técnicas para sobrevivência em eventos de desorientação espacial é evitá-los. No entanto, com o treinamento adequado, os pilotos podem ter mais sucesso em confiar nos instrumentos.

Para que os pilotos confiem em seus instrumentos, eles precisam treinar o cérebro para desconsiderar as ilusões vestibulares experimentadas durante a desorientação espacial. Isso é realizado expondo simultaneamente um piloto a ilusões visuais e vestibulares durante o treinamento. Essa exposição fornecerá ao cérebro o treinamento necessário para funcionar em um “cérebro rápido” e ignorar com êxito as ilusões conflitantes e se concentrar nos instrumentos.

O documento do USHST também discute técnicas como potência estabilizada, treinamento AHTTA do Exército dos EUA e o método PAB.

Este documento de Práticas Recomendadas do USHST (encontrado em https://ushst.org/56secs/) tem como objetivo fornecer uma estrutura inicial para futuros programas de treinamento com o objetivo de reduzir acidentes de helicópteros decorrentes de desorientação espacial.

 

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