IBAMA introduz ignitor aerotransportado na estratégia de combate a incêndios florestais

Anúncio

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realiza um amplo e abrangente programa anual de Treinamento de Combate a Incêndios Florestais realizado em Brasília, no Parque Nacional, e inclui elementos teóricos e práticos.

O programa de treinamento deste ano apresentou a utilização de um novo equipamento, chamado de “Sling Dragon” da empresa americana SEI, um importante dispositivo para o gerenciamento integrado de queimadas controladas. O Sling Dragon passou por extensos testes e recebeu liberação técnica a tempo de treinar os pilotos do IBAMA com o novo equipamento de ignição aérea. As três unidades Sling Dragon do IBAMA são as primeiras a serem utilizadas na América do Sul.

SLING-DRAGON-into-Aerial-Firefighting-Strategy

A SEI Industries desenvolveu o Sling Dragon para aumentar a segurança e o desempenho, possibilitando o equipamento ser transportado pendurado no gancho de carga do helicóptero com um conjunto de cabos de suspensão. Operado com segurança pelo piloto com um interruptor de controle manual, a ignição ocorre fora da aeronave e separada da cabine de comando do helicóptero, eliminando a necessidade de um operador na tripulação. Com uma capacidade de 5.000 esferas e sete configurações de velocidade, o Sling Dragon é equipado com um rastreador GPS que registra as coordenadas de queda em um cartão MicroSD, permitindo que os usuários visualizem facilmente um mapa de sua área de queima.

“O Sling Dragon aumentará exponencialmente nossa capacidade de queima prescrita, que é um elemento fundamental do programa preventivo do IBAMA para reduzir a gravidade dos incêndios florestais – especialmente em grandes áreas protegidas, como terras indígenas e de conservação. A inclusão do Sling Dragon ao nosso portifólio de opções trará mais eficiência e segurança às operações de ignição aérea permitindo acesso rápido a áreas inacessíveis e de risco para as equipes de terra”, explica Everton Almada Pimentel, Analista de Meio Ambiente – Operações Aéreas do IBAMA .

O Programa Anual de Capacitação em Combate a Incêndios Florestais (evento de uma semana, repetido duas vezes durante o mês de julho) é coordenado pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais), divisão do IBAMA responsável pela política, prevenção e combate a incêndios florestais. no Brasil, e COAER, Coordenação de Operações Aéreas do Instituto. A estratégia de treinamento da COAER incluiu instrução para operações terrestres, queimadas controladas e treinamento com Bambi Bucket. O operador de combate aéreo mais experiente do Brasil, a HELISUL Táxi Aéreo, oferece aos pilotos a oportunidade de treinar repetidamente com os Bambi Buckets em diferentes fontes de água e extinguir incêndios provocados por equipes terrestres e aéreas em campos de grama designados.

“Todos os anos o IBAMA realiza várias operações no Brasil para combater e prevenir incêndios florestais. Devido à exigência da multi missão da aeronave, o Bambi Bucket é a ferramenta ideal de combate a incêndios. É flexível, leve e fácil de instalar e remover do helicóptero, proporcionando flexibilidade para o piloto apoiar outras operações e retornar rapidamente ao combate a incêndios sem desligar os motores .” comenta Comandante Robinson Bordin, Diretor de Operações, HELISUL.

Para obter informações adicionais sobre as muitas linhas de produtos oferecidas pela Divisão de Combate a Incêndios Aéreos da SEI Industries, visite www.sei-ind.com.

Sobre as Indústrias SEI

A SEI Industries Ltd projeta e fábrica soluções de inovação usando tecido industrial exclusivo e é mais conhecida por sua invenção do mundialmente famoso Bambi Bucket. Para mais informações, visite www.sei-ind.com

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários