Socorristas fazem treinamento para otimizar o serviço aeromédico em Cianorte

Paraná – Dezenas de socorristas do Samu e do Corpo de Bombeiros de Cianorte participaram, na manhã de sábado (29), de um treinamento integrado para o acionamento da equipe aeromédica, da base de Maringá. Na ocasião, o médico da Equipe Saúde 3, da unidade de Maringá, Maurício Lemos, esteve em Cianorte para orientar os socorristas.

Foto: Elisa Bertoncello/Tribuna de Cianorte
Foto: Elisa Bertoncello/Tribuna de Cianorte

“O uso do helicóptero está cada vez mais comum na região devido à gravidade dos acidentes. Em virtude disso optamos em trazer a aeronave para cá, fazer o treinamento, visando aproximação, segurança, e mais ainda, priorizando que as equipes saibam como se comportar na chegada da aeronave, tendo em vista que existem critérios rigorosíssimos de segurança. É essencial essa integração com os socorristas para otimizar o atendimento e colocar a vítima com condições para transportá-la ao hospital referência o mais rápido possível”, explicou o médico Maurício Lemos.

Dentre os assuntos abordados no treinamento, foi falado sobre quando o serviço aeromédico deve ser acionado. “Estamos aqui para sermos acionados. Todos os doentes merecem o que há de melhor. Temos essa aeronave aqui, à disposição, para atender as ocorrências com 20 km da referência hospitalar, vítimas graves, que precisem de atendimentos urgentes. O Corpo de Bombeiros e o Samu têm liberdade para ligar para a Central de Regulamentação do Samu de Maringá e acionar a aeronave. Levamos, em média, 12 minutos para chegar na região de Cianorte”, completou Lemos.

Para o tenente César Perdoncini, do Corpo de Bombeiros de Cianorte, quem ganha com isso são as vítimas. “Fizemos esse treinamento exatamente para integrar as equipes de atendimento do Corpo de Bombeiros e Samu aqui de Cianorte com o serviço aeromédico de Maringá e, com isso, quem ganha é a vítima. O objetivo é reduzir o tempo de chegada do socorro no local do acidente e o transporte da vítima até o hospital de referência. Quem ganha com o serviço é a vítima que precisar desse atendimento de urgência e emergência”, disse.

Fonte: Tribuna de Cianorte.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários