BAPM/SC efetua remoção aeromédica de policial militar atropelado em serviço

Após 60 horas de buscas, homem que atropelou policial é preso

Anúncio

Santa Catarina – “Não é mera força de expressão quando algum policial diz que ao ir trabalhar não sabe se voltará para casa! – Felizmente, nesse caso, o nosso guerreiro, cabo Marcelo, voltará…”

A ocorrência que movimentou a segurança pública se deu no município de Itaiópolis por volta das 2h da madrugada de sábado (18/03), durante atendimento de ocorrência em frente a uma loja de conveniência localizada no centro da cidade, onde estavam reunidas diversas pessoas que faziam algazarra e perturbavam a tranquilidade pública.

O Atropelamento

Durante a presença policial, um dos policiais militares tentou abordar um veículo VW Gol da cor vermelha, conduzido por um homem de 21 anos, o qual não obedeceu a ordem de parada e atropelou o policial militar, cabo Marcelo, que acabou sobre o capô do veículo, conseguindo-se segurar no limpador de para-brisa por aproximadamente 200 metros, quando caiu e ficou sob o veículo, que passou por cima do mesmo e fugiu sem prestar nenhum tipo de ajuda.

O policial ficou gravemente ferido e foi imediatamente levado para atendimento no hospital de Mafra.

Policial segundos antes de ser atropelado | Print de vídeo/redes sociais
Policial segundos antes de ser atropelado | Print de vídeo/redes sociais

Missão: localizar e prender

Daquele momento em diante a missão principal das guarnições policiais era localizar e prender o homem responsável pelo atropelamento, ou melhor dizendo, tentativa de homicídio.

Policiais militares de folga foram voluntários, dando corpo e agregando forças na Operação que tomou aspectos em nível regional, sendo apoiado por policiais militares de Mafra, Canoinhas, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Joinville, de diversas modalidades, como Radiopatrulha, Canil, Rocam, Tático e Águia.

A cirurgia e a localização do veículo

Na manhã de sábado, enquanto os policiais buscavam informações e cercavam uma área de mata, o cabo Marcelo passava por uma cirurgia de emergência para fixação provisória das fraturas da pelve e estabilização do quadro hemodinâmico.

Próximo do meio-dia, a comandante do 12º Comando Regional, Coronel Arlene Sousa da Silva Villela, juntamente com o comandante do 38º Batalhão, tenente-coronel Givanildo Rodrigues, bem como seus oficiais, iniciaram as tratativas sobre cabo Marcelo, que estava em cirurgia, e a busca pelo autor dos fatos.

Os oficiais e praças em Mafra, em buscas localizaram o veículo gol abandonado na localidade de Rio da Areia.

Já no quarto, pode-se perceber que o cabo Marcelo estava lúcido e bem, considerando a recém cirurgia realizada e as diversas escoriações que apresentava pelo corpo.

A esposa ao seu lado. Ela com semblante de seriedade e de preocupação, mas que transpareceu felicidade ao contar para a coronel que a família iria ficar maior, pois estava grávida, e que junto a família iria superar a situação até a recuperação da saúde do marido.

38º BPM/divulgação
38º BPM/divulgação

A esperança e a força de vontade

No destacamento policial de Itaiópolis, próximo das 15h, alguns policiais chegavam para almoçar.

Coturnos embarreados, fardas suadas, semblantes cansados, mas, sobretudo, municiados com a força de vontade de continuar a busca ao infrator. “Estamos quase”, falou um soldado. “Estamos no caminho, vai dar certo”, dizia um sargento, enquanto se alimentava com a comida já fria de sua marmita.

Mas a noite chegou, e com ela novos policiais entraram na Operação, outros foram para o merecido descanso.

Domingo

A busca continuava incansável, coleta de informações, averiguações, a ansiedade que tomava conta pelo passar do tempo…

Viaturas em local das buscas | 38º BPM/divulgação
Viaturas em local das buscas | 38º BPM/divulgação

Segunda-feira e a missão finalizada

Águia sobrevoando a área, canil na mata, policiais militares em pontos estratégicos no terreno e atividade de inteligência sendo primordial para o terceiro dia de Operação.

O subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, acompanhando in loco as movimentações, enquanto forças oriundas do Comando Regional e Formação Sanitária buscavam providenciar as melhores condições para a transferência do cabo Marcelo para a segunda cirurgia de quadril pela qual teria de passar.

Por volta das 17h30min, depois de mais de 60 horas de intensas buscas, o homem de 21 anos recebeu voz de prisão ao se entregar para os policiais. Ele estava escondido em área de mata, próximo a casa de parentes.

O comboio de viaturas, com sirenes ligadas, passou pelo centro de Itaiópolis em direção à delegacia e depois para o Presídio Regional de Mafra.

Comboio conduzindo suspeito à delegacia | Print de vídeo redes sociais
Comboio conduzindo suspeito à delegacia | Print de vídeo redes sociais

Terça-feira e o translado pelo Águia

Na terça-feira (21/03), próximo do meio-dia, o helicóptero Águia da Polícia Militar pousou em Mafra, acomodou o policial e seguiu em direção a Joinville, onde foi internado e passará por nova cirurgia.

O que restou, agora, é toda a caminhada pela qual o cabo Marcelo e sua família terá de percorrer para que a sua saúde seja novamente restabelecida.

Por um lado, todas as orações para esse irmão de farda, que tudo ocorra bem, por outro, a espera da justiça, para que o preso responda devidamente pelo crime que cometeu.

Policial sendo embarcado na aeronave | print de vídeo/38º BPM/divulgação
Policial sendo embarcado na aeronave | print de vídeo/38º BPM/divulgação

Assim, mais uma vez, evidencia-se o espírito de união que tangencia a instituição policial militar nos momentos mais difíceis, quando um dos seus membros é vítima de uma ação criminosa.

Quando a missão é concluída, quando alguém que fez mal a outro é localizado e preso e levado à justiça, um turbilhão de pensamentos passa pela mente; sendo que alguns o esboçam, assim como fez o cabo Furtado, do 38º Batalhão de Polícia Militar, de Mafra:

“Escolher derramar suor ou sangue por pessoas que você nem conhece. Escolher passar momentos de sede ou fome por quem nem o nome sabemos. Escolhemos abdicar momentaneamente de nossos lares e famílias pelo outro. Escolhas, assim vivemos, constantemente fazendo-as. Ao modelo do Pai, que escolheu amar o próximo, seguiremos na luta onde muitos jamais escolherão estar. Estaremos onde muitos desejam que não estivéssemos. Estaremos juntos e fortes, a vitória é uma questão pessoal e relativa onde um pequeno ponto pode ser uma grande conquista. HOJE VENCEMOS, HOJE CONQUISTAMOS. Obrigado aos que fazem minha escolha valer a pena. Seguimos na fé que a próxima conquista seja a recuperação do Cb Marcelo.”

Gratidão

Por fim, a família policial militar agradece a todos que contribuíram (e estão contribuindo) para que seja dado todo o atendimento ao cabo Marcelo, funcionários e corpo clínico dos hospitais, forças de segurança, meios de comunicação que auxiliaram na divulgação das informações, pessoas de bem da comunidade que repassaram informações… A todos, a nossa eterna gratidão!

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários